Descrição
Marise Miranda Gomes é mineira de Juiz de Fora. Formada em Orientação Educacional pela UFRJ depois de ter passado pela UFJF e pela UnB. Pós-graduada em Supervisão Escolar pela UERJ, em Administração Escolar pela UGF, em Psicopedagogia Clínica e Institucional de base Psicanalítica pela UNESA, em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ciências Pedagógicas. Terapeuta floral. Atualmente cursa Psicanálise Clínica no IBPC. Orientadora educacional do Centro de Educação e Cultura, na Clínica Psicopedagógica/Psicomotricidade. Palestrante. Tem dois livros publicados pela Wak Editora e inúmeros artigos em sites e revistas de educação.
Sumário
SOMOS APRENDIZES ………………………. 13
APRESENTAÇÃO ……………………………… 15
INTRODUÇÃO ………………………………… 21
CAPÍTULO I
Pequeno histórico sobre a Psicomotricidade …. 25
CAPÍTULO II
A relação entre a Psicomotricidade
e o desenvolvimento infantil ……………………. 31
CAPÍTULO III
O diálogo entre alguns elementos
psicomotores preditivos para o
desenvolvimento infantil e a consequência
de sua defasagem para a aprendizagem ………… 39
3.1 – Tonicidade ………………………….. 41
3.2 – Equilíbrio ……………………………. 46
3.3 – Esquema corporal e
Imagem Corporal …………………………. 52
3.4 – Esquema espaço-temporal ………… 64
3.5 – Lateralidade …………………………. 70
3.6 – Ritmo ………………………………… 76
3.7 – Motricidade fina ……………………. 85
CAPÍTULO IV
Analisando dados da pesquisa de campo ………. 97
CONCLUSÃO …………………………………… 103
REFERÊNCIAS 115
Avaliações
Não há avaliações ainda.