A Pedagogia e a Psicomotricidade – Um diálogo possível e necessário

R$54,00

ISBN 978-85-7854-590-1

autora: Marise Miranda Gomes

Formato: 14x21cm

120 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2023

Resumo:

Um dos objetivos deste livro é despertar no pedagogo o gosto por absorver conhecimentos de outras ciências, mostrando o quanto isso torna plural sua práxis como docente, principalmente de uma faixa etária tão promissora como é a infância. À medida que se explicita a dependência do desenvolvimento cognitivo e motor da criança em relação aos processos educativos, exige-se coerência na análise das relações entre as atividades propostas pela escola e as demandas do desenvolvimento infantil. Dessa forma, o pedagogo encarará a aquisição de novos saberes e habilidades como algo que só ocorrerá, satisfatoriamente, com uma intervenção adequada, com experiências distintas em todas as dimensões do desenvolvimento, sendo elas motora, sensorial, afetiva e cognitiva.

Nesse contexto, faz-se desejável, possível e até necessário que os pedagogos tenham uma formação inicial mais consistente e acompanhadas de permanente atualizações com o apoio de outras ciências.

 

Descrição

Marise Miranda Gomes é mineira de Juiz de Fora. Formada em Orientação Educacional pela UFRJ depois de ter passado pela UFJF e pela UnB. Pós-graduada em Supervisão Escolar pela UERJ, em Administração Escolar pela UGF, em Psicopedagogia Clínica e Institucional de base Psicanalítica pela UNESA, em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes. Mestre em Ciências Pedagógicas. Terapeuta floral. Atualmente cursa Psicanálise Clínica no IBPC. Orientadora educacional do Centro de Educação e Cultura, na Clínica Psicopedagógica/Psicomotricidade. Palestrante. Tem dois livros publicados pela Wak Editora e inúmeros artigos em sites e revistas de educação.

 

Sumário

SOMOS APRENDIZES ……………………….     13

APRESENTAÇÃO ………………………………     15

INTRODUÇÃO …………………………………     21

          CAPÍTULO I

Pequeno histórico sobre a Psicomotricidade ….     25

          CAPÍTULO II

A relação entre a Psicomotricidade
e o desenvolvimento infantil …………………….     31

          CAPÍTULO III

O diálogo entre alguns elementos
psicomotores preditivos para o
desenvolvimento infantil e a consequência
de sua defasagem para a aprendizagem …………     39

          3.1 – Tonicidade …………………………..     41

          3.2 – Equilíbrio …………………………….     46

          3.3 – Esquema corporal e

          Imagem Corporal ………………………….     52

          3.4 – Esquema espaço-temporal …………     64

          3.5 – Lateralidade ………………………….     70

          3.6 – Ritmo …………………………………     76

          3.7 – Motricidade fina …………………….     85

          CAPÍTULO IV

Analisando dados da pesquisa de campo ……….     97

CONCLUSÃO ……………………………………   103

REFERÊNCIAS               115

Informação adicional

Peso 200 g
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?