Descrição
Currículo do autor:
Miguel Antonio Higuera Cancino é fonoaudiólogo titulado na Universidade de Chile (Santiago de Chile) e tem um mestrado em Educação Superior (Universidade Mayor). Tem publicado artigos em revistas científicas e de educação, sendo assessor de revistas universitárias e programas do Governo do Chile em temas de linguagem, pesquisa e educação. Possui uma experiência de mais de 30 anos de clínica em transtornos do desenvolvimento (Síndrome de Down, Autismo, TDAH, Transtornos da Linguagem) e de inclusão escolar, mostrando seu trabalho como expositor em mais de 20 congressos internacionais. Foi professor das escolas de Fonoaudiologia da Universidade de Chile e da Universidade Mayor nas matérias de Clínica Infantil, Bioética e Ética Profissional, Transtornos do Desenvolvimento e Pragmática da Linguagem. Atualmente está desenvolvendo uma série de cursos e palestras pela América Latina, centradas nas áreas de linguagem, comunicação, cognição e inclusão.
Atualmente mora em Blumenau, Brasil, com sua família.
Site: www.centrodynamis.com.br
e-mail: dynamiscapacita@gmail.com
Sumário:
INTRODUÇÃO
CAPÍTULO 1 – A LINGUAGEM, A COMUNICAÇÃO E A MENTE DO SEU FILHO
A comunicação das crianças
A linguagem humana oral
Os níveis da linguagem
Os processos cognitivos básicos
Sensação e percepção
Atenção
Memória
A motivação do seu filho
Processos cognitivos e linguagem
CAPÍTULO 2 – O DESENVOLVIMENTO NORMAL DA LINGUAGEM
Etapa pré-linguística ou pré-verbal
A etapa linguística
As primeiras cem palavras – dos 12 aos 24 meses
Dos 18 aos 24 meses
Intenções comunicativas
CAPÍTULO 3 – COMO ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO NOS PRIMEIROS ANOS?
Vínculos, apego, emoções e comunicação
Madresía e comunicação
A dança da comunicação
CAPÍTULO 4 – SINAIS DE ALERTA
CAPÍTULO 5 – O QUE SÃO OS TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO?
Conceito de desenvolvimento e transtorno
Quando nos preocupar?
CAPÍTULO 6 – AS CAUSAS DOS TDD
Por que tantos exames e tantos especialistas?
CAPÍTULO 7 – ESTIMULANDO A COMUNICAÇÃO E A GOGNIÇÃO DE NOSSOS FILHOS COM TDD
Fazendo coisas em conjunto
O modelo ACME
ACME e as origens da linguagem
Desenvolvendo a atuação compartilhada
Estimulação da comunicação no modelo ACME
O caminho a seguir
A escolha de materiais e brinquedos
CAPÍTULO 8 – ASPECTOS BÁSICOS DA MODULAÇÃO EMOCIONAL E DO CONTROLE DA CONDUTA
Fazendo e emocionando juntos
Considerações importantes para o controle de condutas inadequadas
Controlando condutas negativas no TDD
O que fazer para ajudar a desenvolver a modulação emocional?
Considerações para a aplicação dos procedimentos não invasivos de controle da conduta
CAPÍTULO 9 – TRABALHO COGNITIVO BÁSICO
Avaliação dos progressos
Padrão de avaliação da atuação compartilhada e atenção conjunta – PEEC-AC
Avaliação das condutas negativas
Pauta de valoração da conduta negativa
Avaliação das condutas positivas
Pauta de valoração da conduta colaborativa
CAPÍTULO 10 – AS PRIMEIRAS PALAVRAS
Quando a criança não fala
Sugestões para brincar com crianças com transtorno severo da linguagem
A brincadeira e a modulação emocional
ÚLTIMAS PALAVRAS
REFERÊNCIAS
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