Transtornos do desenvolvimento e da comunicação

R$90,00

ISBN 978-85-7854-213-9

Autor: Miguel Higuera Cancino

Formato: 16x23cm

264 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2013 / 2º edição – 2015

Resumo:

Este livro orienta o leitor, de modo simples e ilustrativo, nos temas referentes à linguagem e à comunicação e à sua importância para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social em crianças normais ou com transtorno do desenvolvimento.

Com muitos elementos práticos para orientar a estimulação da linguagem, a comunicação e o pensamento, são entregues os elementos básico do método ACME centrado em desenvolver a capacidade da família para estimular a linguagem e a modulação emocional das crianças normais pequenas ou com transtornos do desenvolvimento que apresentam dificuldades da comunicação. O livro não é dirigido somente aos clínicos e terapeutas, mas principalmente às famílias, para ajudar a responder às perguntas que surgem em relação aos seguintes temas de interesse:

_ Quais são e como surgem a linguagem e a comunicação infantil?

_ Quais são os transtornos do desenvolvimento?

_ Quais são os fundamentos cognitivos da linguagem e da comunicação?

_ Como estimular a linguagem e a comunicação nas rotinas cotidianas?

_ Como compreender e controlar condutas inadequadas?

_ Quais são as relações entre a afetividade e a linguagem e a comunicação?

_ Que papel cabe à família no processo de estimulação comunicativa em crianças com transtorno do desenvolvimento?

Todos estes temas são abordados sob o olhar de um terapeuta da linguagem que também é pai de um menino autista não verbal com mais de 30 anos de experiência clínica e de pesquisas e mais de uma década como professor de escolas de Fonoaudiologia de importantes universidades em Chile (Universidade de Chile, Universidade Mayor).

Descrição

Currículo do autor:

Miguel Antonio Higuera Cancino é fonoaudiólogo titulado na Universidade de Chile (Santiago de Chile) e tem um mestrado em Educação Superior (Universidade Mayor). Tem publicado artigos em revistas científicas e de educação, sendo assessor de revistas universitárias e programas do Governo do Chile em temas de linguagem, pesquisa e educação. Possui uma experiência de mais de 30 anos de clínica em transtornos do desenvolvimento (Síndrome de Down, Autismo, TDAH, Transtornos da Linguagem) e de inclusão escolar, mostrando seu trabalho como expositor em mais de 20 congressos internacionais. Foi professor das escolas de Fonoaudiologia da Universidade de Chile e da Universidade Mayor nas matérias de Clínica Infantil, Bioética e Ética Profissional, Transtornos do Desenvolvimento e Pragmática da Linguagem. Atualmente está desenvolvendo uma série de cursos e palestras pela América Latina, centradas nas áreas de linguagem, comunicação, cognição e inclusão.

Atualmente mora em Blumenau, Brasil, com sua família.

Site: www.centrodynamis.com.br

e-mail: dynamiscapacita@gmail.com

Sumário:

INTRODUÇÃO

CAPÍTULO 1 – A LINGUAGEM, A COMUNICAÇÃO E A MENTE DO SEU FILHO

A comunicação das crianças

A linguagem humana oral

Os níveis da linguagem

Os processos cognitivos básicos

Sensação e percepção

Atenção

Memória

A motivação do seu filho

Processos cognitivos e linguagem

CAPÍTULO 2 – O DESENVOLVIMENTO NORMAL DA LINGUAGEM

Etapa pré-linguística ou pré-verbal

A etapa linguística

As primeiras cem palavras – dos 12 aos 24 meses

Dos 18 aos 24 meses

Intenções comunicativas

CAPÍTULO 3 – COMO ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO COMUNICATIVO NOS PRIMEIROS ANOS?

Vínculos, apego, emoções e comunicação

Madresía e comunicação

A dança da comunicação

CAPÍTULO 4 – SINAIS DE ALERTA

CAPÍTULO 5 – O QUE SÃO OS TRANSTORNOS DO DESENVOLVIMENTO?

Conceito de desenvolvimento e transtorno

Quando nos preocupar?

CAPÍTULO 6 – AS CAUSAS DOS TDD

Por que tantos exames e tantos especialistas?

CAPÍTULO 7 – ESTIMULANDO A COMUNICAÇÃO E A GOGNIÇÃO DE NOSSOS FILHOS COM TDD

Fazendo coisas em conjunto

O modelo ACME

ACME e as origens da linguagem

Desenvolvendo a atuação compartilhada

Estimulação da comunicação no modelo ACME

O caminho a seguir

A escolha de materiais e brinquedos

CAPÍTULO 8 – ASPECTOS BÁSICOS DA MODULAÇÃO EMOCIONAL E DO CONTROLE DA CONDUTA

Fazendo e emocionando juntos

Considerações importantes para o controle de condutas inadequadas

Controlando condutas negativas no TDD

O que fazer para ajudar a desenvolver a modulação emocional?

Considerações para a aplicação dos procedimentos não invasivos de controle da conduta

CAPÍTULO 9 – TRABALHO COGNITIVO BÁSICO

Avaliação dos progressos

Padrão de avaliação da atuação compartilhada e atenção conjunta – PEEC-AC

Avaliação das condutas negativas

Pauta de valoração da conduta negativa

Avaliação das condutas positivas

Pauta de valoração da conduta colaborativa

CAPÍTULO 10 – AS PRIMEIRAS PALAVRAS

Quando a criança não fala

Sugestões para brincar com crianças com transtorno severo da linguagem

A brincadeira e a modulação emocional

ÚLTIMAS PALAVRAS

REFERÊNCIAS

Informação adicional

Peso 410 g
Dimensões 16 × 23 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?