Descrição
Currículo dos autores:
Saturnino de la Torre
Professor emérito da Universidade de Barcelona. Coordenador do Grupo de Investigação e Assessoramento Didático (GIAD) (1992-2009). Impulsor do Seminário de Cinema Formativo. Promotor da Rede Internacional de Escolas criativas, da Associação para a Criatividade e presidente da mesma no período inicial de 2001 a 2006. Impulsor do seminário de Transdisciplinaridade e Educação. Inspirador e impulsor da Rede Internacional de Ecologias dos Saberes, Rede de Escolas criativas e de Projetos de pesquisa, como EDIFID, REDFUT, ADESTE, RIEC e da Comunidade Ciências com Consciência para a Mudança. Tem pesquisado temas que envolvem a inovação educativa, criatividade, estimulação; avaliação; estratégias didáticas inovadoras e criativas e o processo de Sentipensar e a adversidade criadora desde um olhar complexo e transdisciplinar. Publicou mais de 40 livros de conteúdo criativo e didático.
Maria Cândida Moraes
Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP. Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisas Espaciais, INPE/CNPq. Professora da Pós-Graduação em Educação na UCB/DF. Professora visitante e pesquisadora do Programa Master em Educação da Universidade de Barcelona. Pesquisadora do CNPq, da CAPES e do grupo GIAD/DOE/UB. Coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes, da Universidade de Barcelona. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP, de 1997 a 2008. Consultora e conferencista nacional e internacional. Foi pesquisadora-visitante da OEA, em Washington, e consultora do Banco Mundial. Autora de vários livros, entre eles:
– O Paradigma Educacional Emergente, 16ª edição.
– Pensamentos Ecossistêmicos, 2ª edição, com chancela da UNESCO.
– Sentirpensar, com chancela da UNESCO.
– Ecologia dos Saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação, (2008).
– Como pesquisar em educação a partir da Complexidade?
E-mail: mcmoraes@terra.com.br
Sumário:
INTRODUÇÃO
Diálogo Sentir-pensar
I – ALÉM DA APRENDIZAGEM: um paradigma para a vida
(Maria Cândida Moraes)
- Por que um novo paradigma?
- As novas visões da realidade
- Paradigma ecossistêmico
Referências
II – OS FUNDAMENTOS DO SENTIPENSAR
(Maria Cândida Moraes e Saturnino de la Torre)
- Fundamentação teórica do sentipensar
- O sentipensar em fluxo
- Educar em e para sentipensar
Referências
III – APRENDIZAGEM INTEGRADA: uma aprendizagem para a vida
(Saturnino de la Torre)
- Cenário para Sentipensar: O festival dos sentidos
- Os pressupostos interdisciplinares de uma aprendizagem integrada e para a vida
- Sentipensar: aprender com todo o cérebro
- Ambientes multissensoriais
Referências
IV – CENÁRIOS FORMATIVOS PARA SENTIPENSAR A EDUCAÇÃO: estratégias de educação para a vida
(Maria Cândida Moraes e Saturnino de la Torre)
- Situação didática: a vida
- Situação didática: o meio ambiente
Referências
- Situação didática: a paz
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.