Se Você Finge Que Ensina, Eu Finjo Que Aprendo

R$58,00

ISBN 978-85-7854-659-5

Autor: Hamilton Werneck

Formato: 14x21cm

136 páginas

Ano de publicação: 30º edição – 2024

 

Resumo

Educar é tarefa difícil, especialmente a partir da constatação de sermos um país sem “memória”. Enfrentamos, naturalmente, condições adversas para um trabalho contínuo, tranquilo e seguro e para as transformações indispensáveis à criação e renovação de caminhos e ação.

Torna-se, então, desnecessário enfatizar o cuidado e a necessidade de uma “revisão” e avaliação urgentes do processo de aprendizagem que vem se desenvolvendo no país.

Como levar o educando à compreensão de que tal processo não se restringe apenas a fornecer informações mas também a propiciar uma base cultural e gerar elementos para uma posição crítica perante os problemas do mundo? Como vincular este processo intimamente ao momento histórico, filosófico, social e cultural?

É importante observar que tais questões possibilitam interpretações várias e pessoais, e que a ausência de registro e documentação tem como consequência o desgaste e desaproveitamento de experiências e tentativas que aprofundariam cada nova atividade empreendida, permitindo um trabalho mais produtivo.

Hoje, contudo, o nome de Hamilton Werneck permite-me vislumbrar uma nova trilha aberta a desafiar, inverter e executar com competência tal processo. Mais de 50 anos de vida multiplicados por incalculáveis anos de dedicação, inquietação e estímulo, buscando adaptar necessidades e interesses, na ânsia de tornar o processo de aprendizagem mais rico, agradável e eficaz.

Durante muitos anos, tive o privilégio de fazer parte da sua “prole”, sempre dividindo ansiedades e expectativas no dia a dia dos corredores, salas de aula e de coordenação.

Deparo-me com seu livro Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo, do qual tenho a pretensão e prazer de ter participado em dois momentos: no passado, com os colegas, como elemento de pesquisa e experiência de ensino; hoje, como colaboradora e amiga.

Boa leitura!

Elizabeth Accioly Vieira

Licenciada em Letras

Categorias: ,

Descrição

 

Professor Hamilton Werneck é pedagogo. Administrador escolar. Orientador educacional. Professor para o Ensino Superior. Doutor em Educação pela Wester Christian University, USA. Autor de 29 livros e nove DVDs educativos. Ex-secretário de Educação do Município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Ex-conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Reúne experiências em educação desde as classes multisseriadas até a pós-graduação. Já proferiu mais de 2.300 palestras em todo o Brasil

 

Sumário

Prefácio …………………………………………… 11
Introdução ……………………………………. 15

  1. Fingindo ensinar, aprender, trabalhar e pagar ……………………. 17
    a) Se você finge que ensina, Eu finjo que aprendo – I …………………….. 17
    b) Se você finge que ensina, Eu finjo que aprendo – II …………………… 20
    c) Você finge que paga… Eu finjo que trabalho – I …………………….. 22
    d) Você finge que paga… Eu finjo que trabalho – II …………………… 25
  2. Fingindo educar os filhos, ………………….. 29
    a) A escravidão da classe média – I ……….. 29
    b) A escravidão da classe média – II ……… 31
  3. Fingido ser imparcial ………………………… 35
    a) Toda escola faz política – I ………………. 35
    b) Toda escola faz política – II …………….. 37
  4. O fingimento sociopolítico de “fazer a cabeça” dos alunos ………………… 41
    a) Responsabilidade social …………………… 41
    b) Educação – escola e ideologias …………. 43
    c) O profissional na fronteira da ideologia …………………………. 46
    d) Administração e ideologia em educação ……………………….. 49
  5. Fingindo ser político sério …………………. 53
    Falta de vergonha ou de responsabilidade? ………………………….. 53
  6. O conteúdo fingido …………………………… 57
    O que é o conteúdo oculto? ………………… 57
  7. Avaliação fingida ………………………………. 61
    a) Como corrigir provas de alunos? ………. 61
    b) As diferenças entre provas e concursos …………………………….. 63
  8. Fingindo sanidade …………………………….. 67
    a) As neuroses da imbecilândia …………….. 67
    b) Imaginando loucuras ……………………… 70
  9. Fingindo ser “mestre” ……………………….. 73
    Urubus e garimpeiros …………………………. 73
  10. Fingindo ser pedagogo …………………….. 75
    a) Do absolutismo pedagógico à anarcopedagogia ……………………………… 75
    b) Tapiagogia – ou um novo enfoque educacional ………………………….. 78
    c) O dever de responder ……………………… 80
    d) A história da maçã podre ………………… 82
    e) A suspensão das atividades para o aluno ….. 85
    f ) O escolar e o suicídio ……………………… 88
  11. Dicionário, o que não finge ………………. 93
    De pai dos burros a fiel companheiro ……. 93
  12. Ideologia fingida …………………………….. 97
    a) O perfil do socialista brasileiro – I …….. 97
    b) O perfil do socialista brasileiro – II …… 100
  13. Fingindo ser forte ……………………………. 105
    Por quem torcemos nas olimpíadas ………. 105
  14. Fingindo não ver …………………………….. 109
    A maior escola do Brasil ……………………… 109
  15. Fingindo ter peso ……………………………. 113
    O invejoso, o incompetente e o balão …… 113
  16. Ocupação fingida do espaço ……………… 117
    A função social da carteira escolar ………… 117
  17. Fingindo ter confiança …………………….. 121
    Da decisão da escola à interpretação das famílias ……………………. 121
  18. Consequências do fingimento …………… 125
    Quem não come não aprende na escola … 125
  19. Pelo sinal do professor …………………….. 129

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 2 × 14 × 21 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?