Descrição
Professor Hamilton Werneck é pedagogo. Administrador escolar. Orientador educacional. Professor para o Ensino Superior. Doutor em Educação pela Wester Christian University, USA. Autor de 29 livros e nove DVDs educativos. Ex-secretário de Educação do Município de Nova Friburgo, Rio de Janeiro. Ex-conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Reúne experiências em educação desde as classes multisseriadas até a pós-graduação. Já proferiu mais de 2.300 palestras em todo o Brasil
Sumário
Prefácio …………………………………………… 11
Introdução ……………………………………. 15
- Fingindo ensinar, aprender, trabalhar e pagar ……………………. 17
a) Se você finge que ensina, Eu finjo que aprendo – I …………………….. 17
b) Se você finge que ensina, Eu finjo que aprendo – II …………………… 20
c) Você finge que paga… Eu finjo que trabalho – I …………………….. 22
d) Você finge que paga… Eu finjo que trabalho – II …………………… 25 - Fingindo educar os filhos, ………………….. 29
a) A escravidão da classe média – I ……….. 29
b) A escravidão da classe média – II ……… 31 - Fingido ser imparcial ………………………… 35
a) Toda escola faz política – I ………………. 35
b) Toda escola faz política – II …………….. 37 - O fingimento sociopolítico de “fazer a cabeça” dos alunos ………………… 41
a) Responsabilidade social …………………… 41
b) Educação – escola e ideologias …………. 43
c) O profissional na fronteira da ideologia …………………………. 46
d) Administração e ideologia em educação ……………………….. 49 - Fingindo ser político sério …………………. 53
Falta de vergonha ou de responsabilidade? ………………………….. 53 - O conteúdo fingido …………………………… 57
O que é o conteúdo oculto? ………………… 57 - Avaliação fingida ………………………………. 61
a) Como corrigir provas de alunos? ………. 61
b) As diferenças entre provas e concursos …………………………….. 63 - Fingindo sanidade …………………………….. 67
a) As neuroses da imbecilândia …………….. 67
b) Imaginando loucuras ……………………… 70 - Fingindo ser “mestre” ……………………….. 73
Urubus e garimpeiros …………………………. 73 - Fingindo ser pedagogo …………………….. 75
a) Do absolutismo pedagógico à anarcopedagogia ……………………………… 75
b) Tapiagogia – ou um novo enfoque educacional ………………………….. 78
c) O dever de responder ……………………… 80
d) A história da maçã podre ………………… 82
e) A suspensão das atividades para o aluno ….. 85
f ) O escolar e o suicídio ……………………… 88 - Dicionário, o que não finge ………………. 93
De pai dos burros a fiel companheiro ……. 93 - Ideologia fingida …………………………….. 97
a) O perfil do socialista brasileiro – I …….. 97
b) O perfil do socialista brasileiro – II …… 100 - Fingindo ser forte ……………………………. 105
Por quem torcemos nas olimpíadas ………. 105 - Fingindo não ver …………………………….. 109
A maior escola do Brasil ……………………… 109 - Fingindo ter peso ……………………………. 113
O invejoso, o incompetente e o balão …… 113 - Ocupação fingida do espaço ……………… 117
A função social da carteira escolar ………… 117 - Fingindo ter confiança …………………….. 121
Da decisão da escola à interpretação das famílias ……………………. 121 - Consequências do fingimento …………… 125
Quem não come não aprende na escola … 125 - Pelo sinal do professor …………………….. 129
Avaliações
Não há avaliações ainda.