Sala de aula

R$60,00

ISBN 978-85-7854-395-2

Autores: Cleide do Amaral Terzi, João Carlos Martins e Lucilla da Silveira Leite Pimentel

Formato: 14x21cm

160 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2018

Resumo:

O conteúdo de “Sala de aula – Quando entro e fecho a porta – Quando entro e abro a porta” trata das dimensões do educador que são facilitadoras para o êxito da aprendizagem dos educandos e desta interação: o olhar, a escuta e o vínculo. Acolheu a voz de um grupo de professores – Socorro, Waldir, Valéria, Roosevelt e Uriel – para que, ao narrar suas experiências de sala de aula, evidenciasse um saber fazer a diferença no espaço que ocupa.

Considera-se a obra de grande importância para aquele que se preocupa com a sua autoformação, oferecendo a ele possibilidades de refletir sobre sua prática profissional, a função social de seu trabalho e a da Instituição escolar. Serve a educadores e gestores (diretores, coordenadores pedagógicos, orientadores educacionais, professores, assessores), estudantes de curso universitário e pós-graduandos, especialmente pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, e para todo aquele que tem interesse na área de Educação.

Categorias: ,

Descrição

Currículo dos autores: 

CLEIDE DO AMARAL TERZI

Especialista em Educação. Assessora e consultora Educacional de Ronca e Terzi Serviços e Treinamentos. Coordena grupo de Formação de Educadores de Escolas particulares e públicas. Palestrante. Autora dos livros: “A Prova Operatória”, “A Aula Operatória” e “O Pensamento parece uma coisa à toa”. Coautora dos livros: “Aprendizagem do adulto professor” e “Narrativas de educadores: mistérios, metáforas e sentidos”.
roncaeterzi@uol.com.br

JOÃO CARLOS MARTINS

Doutor em Psicologia da Educação. Mestre em Educação. Sociólogo. Historiador. Administrador Escolar. Psicopedagogo. Educador e gestor com experiência em Docência, Coordenação e Direção Escolar. Consultor e palestrante educacional em todo território nacional. Professor de Ensino Superior e de Cursos de Formação de Educadores e Gestores. Autor de livros didáticos e paradidáticos. Coautor de “O Fazer Pedagógico – (re)significando o olhar do educador”, e de artigos referentes a temas de educação. Pesquisador na área de Formação de Educadores.
jc.mtins@uol.com.br

LUCILLA DA SILVEIRA LEITE PIMENTEL

Filósofa educadora. Mestre em Filosofia da Educação. Mestre em Comunicação Social. Psicopedagoga. Palestrante. Professora de Ensino Superior e de Cursos de Formação de Educadores. Assessora e consultora em Educação. Autora de Projetos de Formação Humana. Autora do livro “Educação e Cinema – dialogando para a formação de poetas”. Coautora de livros e artigos referentes às temáticas de Ciências Humanas, Comunicação/Cinema e Educação.

lucill@uol.com.br

Sumário:

Apresentação……………………………………………………      9

Introdução………………………………………………………..    11

Capítulo I – “Quando eu entro e fecho a porta” – Escutas e Olhares …………………………………………..    19

  1. A Escuta – é escutando que aprendemos a falar…………………………………………………………    21
  1. Olhar que olha – o que se vê e o que se deseja ver ……………………………………………..    33

Capítulo II – Vínculo significativo – a melodia e seu acompanhamento……………………………………    51

Capítulo III – “Quando eu entro e fecho a porta” – nós, professores, ressignificamos esse espaço..    69

Capítulo IV – “Quando eu entro e fecho a porta” – o lugar e a voz do professor……………………………    95

Capítulo V – As portas da sala de aula. …………….. 123

Quando fecho e abro a porta, é possível ensinar a pensar?…………………………………………………………. 145

Referências                157

 

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?