Descrição
Maria Cândida Moraes
Doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP. Mestre pelo Instituto de Pesquisa Espaciais – INPE/CNPq, título revalidado pela UNICAMP. Professora de Pós-Graduação em Educação na UCB/DF, no período de 2007 a 2017. Foi professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Currículo) da PUC/SP, de 1997 a 2008. Foi também pesquisadora do CNPq, da CAPES/MEC e do grupo GIAD/DOE/Un. Barcelona. Coordenadora adjunta da Rede Internacional de Ecologia dos Saberes/UBarcelona. Consultora e conferencista nacional e internacional. Foi pesquisadora-visitante da OEA, em Washington, e consultora do Banco Mundial. Autora de vários livros, entre eles, O Paradigma Educacional Emergente (Editora Papirus) 17. ed.; Pensamento Ecossistêmico (Editora Vozes), 2. ed.; Sentipensar (Editora Vozes/Wak Editora), 3. ed., com a chancela da UNESCO; Ecologia dos Saberes: Complexidade, transdisciplinaridade e educação (Ed. Antakarana); Transdisciplinaridade, criatividade e educação (Editora Papirus), um dos dez finalistas do Prêmio Jabuti na área de Pedagogia; Os sete saberes para uma educação do presente (Wak Editora). Coordenadora do grupo de pesquisa ECOTRANSD/CNPq.
Sumário
Prefácio …………………………………………………………………………………………………………… 9
Introdução ………………………………………………………………………………………………….. 17
Cidadania planetária: primeiras perguntas …………………………………………… 29
Saberes docentes para uma nova cidadania planetária ………………………. 35
Os processos de ensino e aprendizagem
na educação contemporânea ………………………………………………………………… 53
Escolas criativas e transformadoras para a construção de
uma nova cidadania planetária ……………………………………………………………… 79
Ecopedagogia, ecoformação e consciência planetária ………………………… 97
Reforma do pensamento e reforma da educação para
se aprender a viver em uma nova cidadania planetária ……………………. 129
Edgar Morin: humanista e educador planetário ………………………………… 153
Carta de Fortaleza II – Saberes para uma cidadania planetária 185
Avaliações
Não há avaliações ainda.