Descrição
Currículo das autoras:
Beatriz Acampora
Jornalista. Psicóloga. Arteterapeuta. Docente de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá. Palestrante e escritora. Especialista em Psicologia Clínica; Arteterapia em Educação e Saúde; Cultura, Comunicação e Linguagem. Mestre em Cognição e Linguagem. Doutora em Saúde Pública.
Bianca Acampora
Pedagoga. Psicopedagoga. Arteterapeuta. Ludoterapeuta. Coach. Docente de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá e do Grupo Censupeg. Palestrante e escritora. Especialista em Neurociências e Educação. Mestre em Cognição e Linguagem. Doutora em Ciências da Educação.
Sumário
Prefácio
Introdução
Cap 1 – A Psicopedagogia Institucional e o processo de Desenvolvimento Humano segundo Piaget, Wallon e Vigotsky
1.1 – Piaget
1.2 – Wallon
1.3 – Vigostky
Cap 2 – A Psicopedagogia Institucional e o Processo de Aprendizagem
2.1 – A Psicopedagogia e as bases da aprendizagem
2.2 – O papel da afetividade na aprendizagem e a função do psicopedagogo
2.3 – Como estimular a memória e aprendizagem
Cap 3 – A Psicopedagogia e os Aspectos Psiconeurológicos
3.1 – O cérebro humano e os aspectos da cognição
3.1.1 – Inteligência
3.1.2– Atenção
3.1.3 – Funções executivas
3.1.4 – Linguagem
3.2 – Transtornos de aprendizagem
Cap 4 – Constituição Subjetiva e Construção Cognitiva Psicopedagógica por meio do Jogo Simbólico, de Construção, de Regras e Cooperativo
4.1 – A construção cognitiva
4.2 – O trabalho do psicopedagogo institucional por meio do Jogo Simbólico, de Construção, de Regras e Cooperativo.
Cap 5 – A Psicopedagogia e o desenvolvimento da Linguagem: Lacan, Saussure, Chomsky e Lenneberg
5.1 – A linguística de Ferdinand Saussure
5.2 – Lacan e a relação entre psicanálise e linguagem
5.3 – Chomsky e a gramática transformacional
5.4 – Lenneberg
5.5 – Abordagens teóricas em aquisição da linguagem
Cap 6 – A Construção da Escrita e o Desenvolvimento da Personalidade Moral por Meio da Literatura: o trabalho psicopedagógico na instituição
6.1 – A construção da escrita nas crianças
6.2 – O trabalho psicopedagógico e a importância da leitura para a criança
6.3 – O desenvolvimento da personalidade moral
6.4 – A literatura e a moralidade: a contribuição para o desenvolvimento da autonomia
Cap 7 – Intervenção Psicopedagógica no Raciocínio Lógico Matemático
Cap 8 – Psicopedagogia Comunitária, Violência e Sociedade
Cap 9 – Psicopedagogia no Trabalho: Diagnóstico e Intervenção Institucional
9.1 – Ética profissional
9.2 – O psicopedagogo na instituição escolar
9.3 – Fundamentos de um diagnóstico escolar
9.4 – Intervenção psicopedagógica escolar
Cap 10 – Orientação Familiar e Escolar
10.1 – Motivação
10.2 – Autoestima
10.3 – Afetividade
Considerações Finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.