Psicopedagogia Institucional – Guia teórico e prático

R$64,00

ISBN 978-85-7854-389-1

Autora: Beatriz Acampora e Bianca Acampora

Formato: 14x21cm

200 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2017 / 2º edição – 2023

Resumo:

Os processos de aprendizagem são singulares porque cada pessoa tem vivências particulares e um modo peculiar de lidar com o mundo. Compreender que cada pessoa é única e tem seu jeito próprio de aprender favorece a construção do conhecimento e da autonomia.

A Psicopedagogia tem como proposta uma aprendizagem ativa, em que o sujeito é o construtor de si mesmo, utilizando seus recursos internos e suas potencialidades para o desenvolvimento cognitivo-afetivo. Recursos como diagnóstico, avaliação, tratamento, intervenção e prevenção facilitam esse olhar integrado que faz parte da Psicopedagogia Institucional.

Categoria:

Descrição

Currículo das autoras:

Beatriz Acampora
Jornalista. Psicóloga. Arteterapeuta. Docente de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá. Palestrante e escritora. Especialista em Psicologia Clínica; Arteterapia em Educação e Saúde; Cultura, Comunicação e Linguagem. Mestre em Cognição e Linguagem. Doutora em Saúde Pública.

Bianca Acampora
Pedagoga. Psicopedagoga. Arteterapeuta. Ludoterapeuta. Coach. Docente de cursos de graduação e pós-graduação da Universidade Estácio de Sá e do Grupo Censupeg. Palestrante e escritora. Especialista em Neurociências e Educação. Mestre em Cognição e Linguagem. Doutora em Ciências da Educação.

Sumário

Prefácio

Introdução

Cap 1 – A Psicopedagogia Institucional e o processo de Desenvolvimento Humano segundo Piaget, Wallon e Vigotsky

1.1 – Piaget

1.2 – Wallon

1.3 – Vigostky

Cap 2 – A Psicopedagogia Institucional e o Processo de Aprendizagem

2.1 – A Psicopedagogia e as bases da aprendizagem

2.2 – O papel da afetividade na aprendizagem e a função do psicopedagogo

2.3 – Como estimular a memória e aprendizagem

Cap 3 – A Psicopedagogia e os Aspectos Psiconeurológicos

3.1 – O cérebro humano e os aspectos da cognição

3.1.1 – Inteligência

3.1.2– Atenção

3.1.3 – Funções executivas

3.1.4 – Linguagem

3.2 – Transtornos de aprendizagem

Cap 4 – Constituição Subjetiva e Construção Cognitiva Psicopedagógica por meio do Jogo Simbólico, de Construção, de Regras e Cooperativo

4.1 – A construção cognitiva

4.2 – O trabalho do psicopedagogo institucional por meio do Jogo Simbólico, de Construção, de Regras e Cooperativo.

Cap 5 – A Psicopedagogia e o desenvolvimento da Linguagem: Lacan, Saussure, Chomsky e Lenneberg

5.1 – A linguística de Ferdinand Saussure

5.2 – Lacan e a relação entre psicanálise e linguagem

5.3 – Chomsky e a gramática transformacional

5.4 – Lenneberg

5.5 – Abordagens teóricas em aquisição da linguagem

Cap 6 – A Construção da Escrita e o Desenvolvimento da Personalidade Moral por Meio da Literatura: o trabalho psicopedagógico na instituição

6.1 – A construção da escrita nas crianças

6.2 – O trabalho psicopedagógico e a importância da leitura para a criança

6.3 – O desenvolvimento da personalidade moral

6.4 – A literatura e a moralidade: a contribuição para o desenvolvimento da autonomia

Cap 7 – Intervenção Psicopedagógica no Raciocínio Lógico Matemático

Cap 8 – Psicopedagogia Comunitária, Violência e Sociedade

Cap 9 – Psicopedagogia no Trabalho: Diagnóstico e Intervenção Institucional

9.1 – Ética profissional

9.2 – O psicopedagogo na instituição escolar

9.3 – Fundamentos de um diagnóstico escolar

9.4 – Intervenção psicopedagógica escolar

Cap 10 – Orientação Familiar e Escolar

10.1 – Motivação

10.2 – Autoestima

10.3 – Afetividade

Considerações Finais

Referências

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?