Psicopedagogia e Subjetividade no Diálogo com a Escola – Ciência, amor e poesia

R$96,00

ISBN 978-85-7854-708-0

Organizadora: Beatriz Scoz

Formato: 17x24cm

188 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2025

Resumo:

Este livro que apresentamos ao leitor constitui uma mostra da produção do
grupo “Ações Cooperativas: conhecimentos da Psicopedagogia para
professores nas escolas”. Este grupo, desde 2020, estuda, pesquisa e trabalha,
em vários Estados do Brasil, com o processo de ensino e aprendizagem
compreendido em uma teia de elementos subjetivos constitutivos de quem
ensina e aprende. Desse modo, transcende a dimensão apenas técnica do
processo de ensinar e aprender e o compreende permeado por uma visão
integradora que considera a dimensão amorosa e poética do ser ou existir
humano em toda a sua amplitude, em toda a sua dimensão. Esta obra
apresenta, ainda, aspectos inovadores: sem desconsiderar referenciais
científicos consistentes, evidencia, por meio de seus textos, a importância das
relações humanizadoras entre educadores e alunos nas escolas.
Os conhecimentos deste livro são úteis e abrem um campo fértil para os
conhecimentos e a atuação de professores, em geral; coordenadores
pedagógicos; supervisores e diretores de escolas; psicopedagogos clínicos e
institucionais; psicólogos; fonoaudiólogos; e todos aqueles que se interessam
por questões de ensino e aprendizagem. É, também, uma obra importante para
os especialistas que trabalham com a formação em nível superior, incluindo-se
a formação de mestres e doutores; cursos de Pós-graduação lato sensu em
Psicopedagogia; cursos de Pedagogia e Licenciatura; programas de Formação
Continuada de professores e de Pós-graduação em Educação; e áreas afins.

Categorias: ,

Descrição

Beatriz Judith Lima Scoz
Pós-doutorado pela UnB. Doutorado e mestrado em Psicologia
da Educação pela PUC-SP. Psicanalista pelo CEP-SP.

Psicopedagoga. Membro do Departamento de Psicopedagogia no Instituto
Sedes Sapientiae – SP. Sócia-fundadora, ex-presidente e membro do
Conselho Nato da Associação Brasileira de Psicopedagogia-ABPp. Diretora do
Departamento de Educação Infantil na SME/SP. Parecerista e autora de artigos
científicos em periódicos nacionais e internacionais. Organizadora e autora de
vários livros, entre eles Psicopedagogia e Realidade Escolar (2009), 18ª ed.
(Vozes).

 

Sumário

Prefácio ………………………………………………………………………………………………………… 21
Albertina Mitjáns Martínez

INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………………………………… 27
Beatriz Judith Lima Scoz

Século XXI – novos olhares… novos saberes… novas conexões ……. 31
Pollyanna Oliveira Cipriano Cardoso

Contribuições da Psicopedagogia para a formação do professor no século XXI … 41
Eliane Calheiros Cansanção

O ressoar do diálogo em Formação de Professores sob os acordes da Psicopedagogia … 57
Iara Maria Campelo Lima e Sheila Ludugero

Tecedura psicopedagógica com professores em tempos de formação on-line: uma experimentação ……………………………………… 71
Maria do Carmo Ribeiro Abreu

A pessoa do professor educador: um percurso autoformativo ……. 89
Gilca Lucena Kortmann

“Escrevivências” de uma educadora semente-flor …………………………… 99
Maria Dolores dos Santos Vieira

Escuta empática: uma composição de nós ……………………………………….. 115
Priscila Sollito

Escuta, acolhimento e movimento do aprender na formação docente…………….. 127
Jojemima Estevão de Mesquita Lucena

Do ato de observar a aprendizagem – e suas dificuldades na escola – à ação de encaminhar o aluno para a clínica ………………. 139
Giselle de Paula Teixeira Vairo

A Psicopedagogia mediadora de Ações Cooperativas: escola pública multisseriada na região do Rio Grande do Sul ……… 159
Clarissa F. Candiota e Sandra Regina Giannoccaro

A Psicopedagogia Institucional, como política pública: apoio aos professores da rede municipal de ensino em São Paulo ………… 173
Vilma Nardes Silva Rodrigues

Informação adicional

Peso 0,320 kg
Dimensões 17 × 24 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes conectados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.