Descrição
Currículo da autora:
Economista pela UFRJ. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes. Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental. Atualmente cursando Licenciatura em Letras Português/Literaturas na UFF. Tutora on-line da disciplina Redação de Textos Acadêmicos I pela Fundação CECIERJ. Escritora e palestrante.
Sumário:
APRESENTAÇÃO
INTRODUÇÃO
Identificação
Caracterização da clientela e da comunidade
I – PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS EDUCACIONAIS
Fundamentos do desenvolvimento da aprendizagem
Objetivos da educação infantil
Objetivos do ensino fundamental
Criança
Visão de sociedade
Cuidar e educar
Articulação com as famílias
Articulação com o ensino fundamental
II – PRINCÍPIOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS DA INSTITUIÇÃO
Educação infantil
Pressupostos teóricos da educação infantil
Objetivos da educação infantil
Conteúdos da educação infantil
Identidade e autonomia
Movimento
Artes visuais
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Música
Creche
Objetivos
Conteúdos
Metodologia
Linguagem oral e escrita
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Metodologia
Matemática para Educação Infantil
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Metodologia
Natureza e sociedade
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Metodologia
Avaliação em educação infantil
Ensino fundamental
Língua portuguesa
Pressupostos teóricos
Objetivos da língua portuguesa
Conteúdos
Metodologia
Matemática para o Ensino Fundamental
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Metodologia
História
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Geografia
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Ciências
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Metodologia
Educação física
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Educação artística
Pressupostos teóricos
Objetivos
Conteúdos
Avaliação no ensino fundamental
Temas transversais
Temas transversais – jogos operatórios
Metodologia e recursos utilizados
Encaminhamento metodológico
Jogos e música como recursos didáticos
A importância do jogo
A importância da música
Interdisciplinaridade
Avaliação e redirecionamento de ação pedagógica
Recuperação
III – ORGANIZAÇÃO DO COTIDIANO
CORPO DOCENTE E TÉCNICO ADMINISTRATIVO
Regime escolar
Corpo docente e técnico administrativo
Calendário escolar
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.