Prevenção das dificuldades de aprendizagem na Educação Infantil

R$48,00

ISBN 978-85-7854-412-6

Autores: Eny Léa Gass e Mariângela Stampa

Formato: 14x21cm

100 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2009 / 4º edição – 2012

Resumo:

A importância do presente estudo reside principalmente em dois pontos: facilitar o trabalho de observação do educador, levando-o a analisar a criança em áreas básicas do desenvolvimento que estão relacionadas diretamente com a aprendizagem da leitura e escrita. A partir da identificação de possíveis dificuldades e transtornos que podem interferir neste processo, objetiva-se possibilitar a prevenção e atuação de forma eficaz por meio de um planejamento de condutas e estimulação adequadas.

Acreditamos que esta obra contribui para a reflexão e prática sobre o desenvolvimento e a estimulação das crianças em geral, a formação dos professores e sua consequente prática na sala de aula e sobre a socialização e integração de crianças com dificuldades de aprendizagem, que são grandes desafios educacionais de nosso país.

Descrição

Currículo dos autores:

Eny Léa Gass

Fonoaudióloga. Mestre em Educação. Especialista em Psicologia Escolar. Graduada em Filosofia. Atuou como professora titular da Faculdade de Fonoaudiologia da Universidade Estácio de Sá, onde também coordenou, desde 1984, os cursos de pós-graduação em Fonoaudiologia e Psicomotricidade. Em 1993, foi eleita presidente da Junta Governativa do Sindicato dos Fonoaudiólogos do Estado do Rio de Janeiro, reerguendo a entidade, hoje atuante.

Mariângela Stampa

Fonoaudióloga pela Universidade Estácio de Sá. Psicomotricista pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade. Especialista em Linguagem e Fonoaudiologia Escolar pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Doutora em Fonoaudiologia pela Universidad Museo Social Argentino. Perita em Fonoaudiologia do Serviço de Perícias Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Palestrante e escritora nas áreas de Saúde e Educação, atua na área desde 1985 como fonoaudióloga clínica, além de ministrar cursos de capacitação profissional.

Sumário:

PREFÁCIO……………………………………………………… 11

APRESENTAÇÃO…………………………………………… 13

INTRODUÇÃO……………………………………………… 17

CAPÍTULO I

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL E SUA RELAÇÃO COM A APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA……………………………………………………… 19

CAPÍTULO II

DEFINIÇÃO E COMENTÁRIOS DOS TERMOS UTILIZADOS NA ESCALA DE AVALIAÇÃO ……………………………………………. 27

CAPITULO III

O DESENVOLVIMENTO DE PESQUISA, CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DA ESCALA……………………………………………………. 49

CAPÍTULO IV

RESULTADOS, CONCLUSÕES E RECOMENDAÇÕES……………………………………… 65

REFERÊNCIAS……………………………………………….. 74

ANEXO 1

ESCALA DE OBSERVAÇÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO QUE PODEM AFETAR A APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA EM CRIANÇAS DE QUATRO A SEIS ANOS 79

Informação adicional

Peso 0,140 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?