Descrição
Currículo do autor:
GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.
Sumário:
A construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços
Questões importantes acerca da construção de ambientes educativos
Lidando com a divisão de crianças por faixas etárias
O mercado da educação e os desafios para os profissionais nos trâmites dos espaços
A avaliação inicial e a avaliação final aplicadas para a melhoria dos ambientes educativos
A depuração dos ambientes educativos contaminados
A concepção de ambiente educativo informal
As visitas monitoradas, os passeios, as excursões com alunos e o aproveitamento desses ambientes educativos informais
Os ambientes educativos por excelência: a biblioteca, a brinquedoteca, as salas ambientadas e outros
As condutas típicas e os conflitos afeto-emocionais nos ambientes educativos
Fronteiras, periferias e justaposições na construção dos ambientes educativos
Saúde em educação: desafios para os profissionais de saúde e esperança para os usuários
Últimos desafios para construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços
Práticas inclusivas a partir de atividades, brincadeiras e dinâmicas para grupos de convivência
Referências
Anexos
Resolução CNE / CEB N.º 2, 11 de setembro de 2001
– A Declaração de Salamanca Sobre Princípios, Política e Prática em Educação Especial
– Declaração de Direitos das Pessoas Deficientes
Avaliações
Não há avaliações ainda.