Minha escola recebeu alunos para a inclusão. Que faço agora?

R$62,00

ISBN 978-85-7854-152-1

Autor: Geraldo Peçanha de Almeida

Formato: 16x23cm

164 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2011

Resumo:

Nesta obra, o autor oferece sugestões para transformar a escola num ambiente inclusivo. Segundo ele, é preciso que as escolas sejam preparadas para receber e ambientar os alunos em processo de inclusão, e isto envolve práticas bem pensadas, discussão com pais e alunos, preparação das famílias dos portadores de deficiências e/ou limitações no processo de socialização.

Categoria:

Descrição

Currículo do autor:

GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.

Sumário:

A construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços

Questões importantes acerca da construção de ambientes educativos

Lidando com a divisão de crianças por faixas etárias

O mercado da educação e os desafios para os profissionais nos trâmites dos espaços

A avaliação inicial e a avaliação final aplicadas para a melhoria dos ambientes educativos

A depuração dos ambientes educativos contaminados

A concepção de ambiente educativo informal

As visitas monitoradas, os passeios, as excursões com alunos e o aproveitamento desses ambientes educativos informais

Os ambientes educativos por excelência: a biblioteca, a brinquedoteca, as salas ambientadas e outros

As condutas típicas e os conflitos afeto-emocionais nos ambientes educativos

Fronteiras, periferias e justaposições na construção dos ambientes educativos

Saúde em educação: desafios para os profissionais de saúde e esperança para os usuários

Últimos desafios para construção de ambientes educativos na multiplicidade dos espaços

Práticas inclusivas a partir de atividades, brincadeiras e dinâmicas para grupos de convivência

Referências

Anexos

Resolução CNE / CEB N.º 2, 11 de setembro de 2001

– A Declaração de Salamanca Sobre Princípios, Política e Prática em Educação Especial

– Declaração de Direitos das Pessoas Deficientes

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 16 × 23 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?