Práticas Pedagógicas no Ensino da Língua Portuguesa Escrita Para Surdos – Desafios, experiências e aprendizagens

R$98,00

ISBN 978-65-86095-92-0

Organizadores: Tiago Ribeiro e Osilene Cruz

Formato: 14x21cm

256 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2022

Resumo:

O livro “Práticas pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa escrita para surdos: desafios, experiências e aprendizagens” reúne educadores e pesquisadores da área de todo o Brasil, buscando contribuir com a necessária reflexão sobre possibilidades didáticas para o ensino do Português escrito para alunos surdos, pautadas em perspectivas que apostam no sentido, na autoria e na interlocução.

A obra que os leitores têm em mãos, apesar de não trazer receitas, contribui com a urgente conexão entre prática e teoria, compartilhando exemplos e experiências reais de ensino vividas no chão da escola básica e da universidade. Essas experiências, todas elas, reforçam o compromisso com a educação bilíngue de surdos, na qual a Libras e o Português estão presentes como direito e como línguas que contribuem para o exercício da autonomia e da cidadania das pessoas surdas.

Categoria:

Descrição

Tiago Ribeiro

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor e orientador pedagógico dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Noturno do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Atualmente, também é professor do Doutorado em Investigação Narrativa e (Auto)biográfica da Universidade de Rosário (UNR), na Argentina.

Osilene Cruz

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora da Pós-graduação e professora do Curso de Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), da disciplina de Língua Portuguesa como L1 e L2. Atua, também, como professora permanente do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), da Universidade Federal Fluminense (UFF).

 

Sumário

Prefácio …………………………………………………       17

Patrícia Luiza Ferreira Rezende-Curione

 

Apresentação ………………………………………….       21

Tiago Ribeiro e Osilene Cruz

 

Capítulo 1: O processo de produção de uma
campanha social como prática de letramentos em
Língua Portuguesa para graduandos surdos ………       25

Fernanda Caricari e Valéria Campos Muniz

 

Capítulo 2: Produção de sentidos para surdos:
as nuances dos sistemas sígnicos ……………………       47

Celeste Azulay Kelman e Mônica Astuto Lopes Martins

 

Capítulo 3: Português para surdos usuários de
Libras: Por que chamá-lo de língua adicional? …..       71

Danielle Coelho Lins e Wilma Favorito

 

Capítulo 4: Desafios e experiências no ensino
de Português como L2 a surdos …………………….     105

Maria Cristina da Cunha Pereira e Elidéa Lúcia Almeida Bernardino

Capítulo 5: Descompassos entre práticas
escolares e comunicativas envolvendo estudantes
surdos: Onde constam os recursos semióticos
na educação (?) …………………………………………     131

Juliana Maria da Silva Lima e Reinaldo dos Santos

 

Capítulo 6: “Mas no meu livro eu quero
escrever!”: considerações sobre o protagonismo
surdo e infantil para a apropriação da Língua
Portuguesa escrita por crianças surdas …………….     169

Janaina Cabello

 

Capítulo 7: A mulher surda como protagonista
em textos vivos …………………………………………     187

Vanderléa de Oliveira Franca, Selma de Oliveira Ramos,
Tiago Ribiero e Alessandra Gomes da Silva

 

Capítulo 8: Ensino de Língua Portuguesa
para alunos surdos: reflexões sobre a formação
do professor …………………………………………….     203

José Carlos de Oliveira

 

Capítulo 9: Ensino de Língua Portuguesa
escrita a graduandos surdos e a criação de
um jornal – importância da perspectiva
bilíngue para o sujeito surdo ………………………..     221

Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz e Tiago da Silva Ribeiro

Informação adicional

Peso 0,400 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?