Descrição
Tiago Ribeiro
Doutor em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Professor e orientador pedagógico dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Noturno do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Atualmente, também é professor do Doutorado em Investigação Narrativa e (Auto)biográfica da Universidade de Rosário (UNR), na Argentina.
Osilene Cruz
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Coordenadora da Pós-graduação e professora do Curso de Pedagogia Bilíngue do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), da disciplina de Língua Portuguesa como L1 e L2. Atua, também, como professora permanente do curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), da Universidade Federal Fluminense (UFF).
Sumário
Prefácio ………………………………………………… 17
Patrícia Luiza Ferreira Rezende-Curione
Apresentação …………………………………………. 21
Tiago Ribeiro e Osilene Cruz
Capítulo 1: O processo de produção de uma
campanha social como prática de letramentos em
Língua Portuguesa para graduandos surdos ……… 25
Fernanda Caricari e Valéria Campos Muniz
Capítulo 2: Produção de sentidos para surdos:
as nuances dos sistemas sígnicos …………………… 47
Celeste Azulay Kelman e Mônica Astuto Lopes Martins
Capítulo 3: Português para surdos usuários de
Libras: Por que chamá-lo de língua adicional? ….. 71
Danielle Coelho Lins e Wilma Favorito
Capítulo 4: Desafios e experiências no ensino
de Português como L2 a surdos ……………………. 105
Maria Cristina da Cunha Pereira e Elidéa Lúcia Almeida Bernardino
Capítulo 5: Descompassos entre práticas
escolares e comunicativas envolvendo estudantes
surdos: Onde constam os recursos semióticos
na educação (?) ………………………………………… 131
Juliana Maria da Silva Lima e Reinaldo dos Santos
Capítulo 6: “Mas no meu livro eu quero
escrever!”: considerações sobre o protagonismo
surdo e infantil para a apropriação da Língua
Portuguesa escrita por crianças surdas ……………. 169
Janaina Cabello
Capítulo 7: A mulher surda como protagonista
em textos vivos ………………………………………… 187
Vanderléa de Oliveira Franca, Selma de Oliveira Ramos,
Tiago Ribiero e Alessandra Gomes da Silva
Capítulo 8: Ensino de Língua Portuguesa
para alunos surdos: reflexões sobre a formação
do professor ……………………………………………. 203
José Carlos de Oliveira
Capítulo 9: Ensino de Língua Portuguesa
escrita a graduandos surdos e a criação de
um jornal – importância da perspectiva
bilíngue para o sujeito surdo ……………………….. 221
Osilene Maria de Sá e Silva da Cruz e Tiago da Silva Ribeiro
…
Avaliações
Não há avaliações ainda.