Descrição
Currículo do autor:
GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.
Sumário:
APRESENTAÇÃO
O PROCESSO DE ESCOLHAS DE TÉCNICAS PARA AVALIAÇÃO ESCOLAR
Primeira sugestão de avaliação bimestral e composição de média final
Segunda sugestão de avaliação bimestral e composição de média final
Terceira sugestão de avaliação bimestral e composição de média final
ATIVIDADES PARA AVALIAR LEITURA E ESCRITA EM TURMAS DE ALFABETIZAÇÃO: Primeiros anos do ensino fundamental de nove anos
Gêneros textuais em cada uma das séries – divisão para o trabalho de leitura
Gêneros textuais em cada uma das séries – divisão para o trabalho de escrita
EXEMPLO DE PROVAS USANDO GÊNEROS DO DISCURSO – anos iniciais
Provas para alunos de primeiro ano do ensino fundamental de nove anos – final do primeiro semestre
Provas para alunos de segundo ano do ensino fundamental de nove anos – final do primeiro semestre
Provas para alunos de terceiro ano do ensino fundamental de nove anos – final do primeiro semestre
Provas para alunos de quarto ano do ensino fundamental de nove anos – final do primeiro semestre
EXEMPLOS DE ATIVIDADE PARA AVALIAR LEITURA EM VOZ ALTA, DO MÉTODO FONÉTICO
Tabela para reestruturação textual
PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO DE PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA CÉLULA ESCOLAR
O que é bom e o que não é bom para a carreira de um profissional de educação?
Modelo de ficha para avaliação institucional do trabalho do professor
EXEMPLO DE PARECER DESCRITIVO QUE APRESENTA TODO O DESENVOLVIMENTO DO ALUNO
Programa de apoio e de intervenção aos critérios avaliativos não atingidos pelo aluno
REFERÊNCIAS ACADÊMICAS PARA CONSULTA SOBRE O ASSUNTO
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SOBRE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Avaliações
Não há avaliações ainda.