Descrição
Lígia Silva Leite
Doutora em Educação pela TempleUniversity. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-Doutorado em Tecnologia Educacional pela Universidade de Pittsburgh. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado da Arte da Avaliação na Faculdade Cesgranrio.
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ligialeite@terra.com.br
Sandra Maria Martins Redovalio Ferreira
Mestre em Avaliação pelo Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (Centro Universitário da Cidade). Especialista em Avaliação a Distância (Universidade de Brasília, UnB). Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense – UFF e Universidade Aberta do Brasil – UAB). Psicóloga (Universidade Gama Filho). Professora da Escola de Administração Judiciária (Tribunal de Justiça – RJ) e da Faculdade Cesgranrio. Assistente de Pesquisa do grupo de pesquisa Estado da Arte da Avaliação do Mestrado em Avaliação da Faculdade Cesgranrio.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928378322641468
sandramartins36@gmail.com
Sonia Regina Natal de Freitas
Licenciatura em Matemática pela UERJ. Especialização em Informática Educativa pela Fahupe. Mestre em Avaliação pelo Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Ex-professora de Educação Básica do Colégio Pedro II. Assistente de Pesquisa do grupo de pesquisa Estado da Arte da Avaliação do Mestrado em Avaliação da Faculdade Cesgranrio.
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9134287486022354
sonianatal@hotmail.com
Sumário
A GUISA DE PREFÁCIO ……………………………………………………………………………………… 15
Profa. Dra. Ligia Gomes Elliot
APRESENTAÇÃO ……………………………………………………………………………………………….. 17
Profa. Dra. Lucia Regina Goulart Vilarinho
ABORDAGENS AVALIATIVAS ……………………………………………………………………………. 19
A GÊNESE DO LIVRO ……………………………………………………………………………. 19
INICIANDO A CONVERSA ……………………………………………………………………. 19
CONTINUANDO A CONVERSA ……………………………………………………………. 23
ESTRUTURA DAS INFORMAÇÕES COLETADAS …………………………………… 24
CLASSIFICAÇÃO DAS ABORDAGENS …………………………………………………… 26
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS ……………………………… 26
AS ABORDAGENS AVALIATIVAS ………………………………………………………………………. 29
- ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS
NA PRÁTICA DOS GESTORES ………………………………………………………………. 29
Avaliação da revisão de melhores práticas ………………………………………….. 29
Modelo CIPP ………………………………………………………………………………………… 32
Modelo UCLA ……………………………………………………………………………………….. 36
- ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NO
IMPACTO DE PROGRAMAS E/OU PROJETOS ……………………………………… 40
Análise de contribuição ………………………………………………………………… ……. 40
Avaliação baseada no consumidor ……………………………………………………… 44
Avaliação baseada no valor agregado …………………………………………………. 47
Avaliação de impacto …………………………………………………………………………… 49
Modelo lógico do programa ou Desenvolvimento
lógico de programas…………………………………………………………………………….. 53
Avaliação de impacto ambiental (AIA) ………………………………………………… 57
Avaliação de impacto social …………………………………………………………………. 60
Avaliação de tecnologias ……………………………………………………………………… 63
Avaliação para o desenvolvimento ……………………………………………………… 64
Avaliação por parte do beneficiário …………………………………………………….. 67
Avaliação realista ………………………………………………………………………………….. 70
Colheita de resultados …………………………………………………………………………. 72
Desvio positivo …………………………………………………………………………………….. 76
Ensaios clínicos randomizados (ECR) …………………………………………………… 80
Mapeamento de resultados …………………………………………………………………. 83
Mudança transformacional ………………………………………………………………….. 86
Pegada ecológica …………………………………………………………………………………. 89
Retorno social do investimento …………………………………………………………… 91
- ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NA PARTICIPAÇÃO
DOS INDIVÍDUOS E/OU GRUPOS ENVOLVIDOS …………………………………. 95
Avaliação participativa …………………………………………………………………………. 95
Avaliação blue marble ………………………………………………………………………….. 98
Avaliação de desenvolvimento ………………………………………………………….. 102
Avaliação democrática ……………………………………………………………………….. 104
Avaliação focada na utilização …………………………………………………………… 106
Avaliação horizontal …………………………………………………………………………… 109
Avaliação iluminativa …………………………………………………………………………. 113
Avaliação naturalista ………………………………………………………………………….. 116
Avaliação qualitativa ………………………………………………………………………….. 119
Avaliação rápida de sistemas de conhecimento agrícola …………………. 121
Avaliação responsiva ………………………………………………………………………….. 125
Avaliação rural participativa ou
Aprendizagem e ação participativa …………………………………………………… 127
Diagnóstico rural participativo (DRP)
e Diagnóstico rural rápido (DRR) ……………………………………………………….. 131
Heurística sistêmica crítica ……………………………………………………………. ….. 135
Mudança mais significativa ………………………………………………………………… 139
Relatório de resultados colaborativos ……………………………………………….. 142
- ABORDAGEM AVALIATIVA FOCADA NOS OBJETIVOS ………………….. 145
Avaliação baseada em objetivos ………………………………………………………… 145
- ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NO DESEMPENHO …………. 149
Avaliação da aprendizagem ………………………………………………………………. 149
Avaliação de desempenho …………………………………………………………………. 152
Avaliação de desempenho clínico ……………………………………………………… 155
Avaliação de empoderamento …………………………………………………………… 156
Avaliação do administrador ……………………………………………………………….. 160
Avaliação inclusiva ……………………………………………………………………………… 161
- ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NOS PROFESSORES ……….. 164
Avaliação de professores ……………………………………………………………………. 164
Avaliação de professores baseada em deveres …………………………………. 166
- ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NA AVALIAÇÃO
DE UM MESMO OBJETO EM DIFERENTES AMBIENTES …………………….. 168
Avaliação ou análise por conglomerados ………………………………………….. 168
Avaliação multisites ……………………………………………………………………………. 170
Síntese avaliativa ………………………………………………………………………………… 171
- ABORDAGEM AVALIATIVA FOCADA NO MODELO JUDICIÁRIO …… 174
Avaliação centrada em adversários ……………………………………………………. 174
- ABORDAGENS AVALIATIVAS DESENVOLVIDAS
POR ESPECIALISTAS …………………………………………………………………………… 177
Auditoria de desempenho …………………………………………………………………. 177
Avaliação centrada em especialistas ………………………………………………….. 179
Avaliação de pesquisa ………………………………………………………………………… 181
Meta-avaliação …………………………………………………………………………………… 183
Técnica delphi …………………………………………………………………………………….. 185
- ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS
NO MOMENTO EM QUE SÃO REALIZADAS ……………………………………… 188
Avaliação diagnóstica ………………………………………………………………………… 188
Avaliação de avaliabilidade ou Avaliação de aspectos avaliáveis …………… 188
Análise de necessidades ………………………………………………………………………. 191
Avaliação de propostas ………………………………………………………………………… 193
Avaliação de riscos ……………………………………………………………………………….. 195
Avaliação estética …………………………………………………………………………………. 198
Avaliação prospectiva ou avaliação ex-ante …………………………………………. 200
Avaliação formativa ……………………………………………………………………………. 203
Avaliação formativa …………………………………………………………………………….. 203
Avaliação baseada na lógica científica ………………………………………………….. 207
Avaliação de argumentos …………………………………………………………………….. 209
Avaliação de discrepância …………………………………………………………………….. 212
Avaliação de processos ………………………………………………………………………… 214
Avaliação de profundidade …………………………………………………………………… 217
Avaliação institucional ………………………………………………………………………….. 222
Avaliação livre de objetivos ………………………………………………………………….. 224
Avaliação rápida ………………………………………………………………………………….. 226
Investigação apreciativa ……………………………………………………………………….. 228
Modelo experiencial …………………………………………………………………………….. 230
Pesquisa ação ………………………………………………………………………………………. 233
Avaliação somativa …………………………………………………………………………….. 235
Avaliação somativa ………………………………………………………………………………. 235
Avaliação de caixa preta ………………………………………………………………………. 238
Avaliação de produtos …………………………………………………………………………. 239
Avaliação de responsabilidade ……………………………………………………………… 241
Avaliação de responsabilidade social e ambiental ………………………………… 242
Prática baseada em evidência ou baseada em pesquisa ………………………. 244
- ABORDAGENS ECLÉTICAS ……………………………………………………………. 248
Análise de sistemas …………………………………………………………………………….. 248
Avaliação psicológica …………………………………………………………………………. 249
Avaliação sensorial …………………………………………………………………………….. 251
Histórias institucionais ……………………………………………………………………….. 253
- OUTRASABORDAGENS ……………………………………………………………….. 257
Análise de componentes ……………………………………………………………………. 257
Avaliação de linha de frente ………………………………………………………………. 257
Avaliação de pontos fortes ………………………………………………………………… 258
Avaliação de professores por pesquisa ……………………………………………… 258
Avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem …………………………. 259
Avaliação fiscal ……………………………………………………………………………………. 260
Avaliação fragmentária ou Avaliação não consumada ……………………… 260
Avaliação interativa ……………………………………………………………………………. 261
Avaliação perspectiva ………………………………………………………………………… 261
Avaliação ritualística ou simbólica …………………………………………………….. 262
Avaliação secundária ………………………………………………………………………….. 262
Avaliação sem custos …………………………………………………………………………. 263
Avaliação transacional ……………………………………………………………………….. 263
REFERÊNCIAS DO LIVRO 265
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