Abordagens Avaliativas – Alternativas para o avaliador

R$96,00

ISBN 978-85-7854-562-8

Autoras: Ligia Silva Leite, Sandra Maria Martins Redovalio Ferreira e Sonia Regina Natal de Freitas

Formato: 17x24cm

286 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2023

Resumo

Este livro apresenta 96 abordagens avaliativas, organizadas em 12 categorias, sendo conteúdo de interesse para todos os profissionais que realizam atividades relacionadas à avaliação desenvolvida de forma competente e criteriosa. Estudiosos, professores e alunos de cursos que abordam o tema avaliação também podem se beneficiar deste material.

A avaliação competente exige do avaliador o domínio de diversos aspectos metodológicos, incluindo as abordagens avaliativas, que é assunto amplo, complexo e está em permanente reconstrução. Espera-se que o conteúdo apresentado sirva de apoio ao planejamento e desenvolvimento de processos avaliativos de qualidade.

Descrição

Lígia Silva Leite

Doutora em Educação pela TempleUniversity. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora do Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Fundação Cesgranrio e da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pós-Doutorado em Tecnologia Educacional pela Universidade de Pittsburgh. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estado da Arte da Avaliação na Faculdade Cesgranrio.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7255232148754522

ligialeite@terra.com.br

 

 

Sandra Maria Martins Redovalio Ferreira

Mestre em Avaliação pelo Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior (Centro Universitário da Cidade). Especialista em Avaliação a Distância (Universidade de Brasília, UnB). Especialista em Planejamento, Implantação e Gestão da Educação a Distância (Universidade Federal Fluminense – UFF e Universidade Aberta do Brasil – UAB). Psicóloga (Universidade Gama Filho). Professora da Escola de Administração Judiciária (Tribunal de Justiça – RJ) e da Faculdade Cesgranrio. Assistente de Pesquisa do grupo de pesquisa Estado da Arte da Avaliação do Mestrado em Avaliação da Faculdade Cesgranrio.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7928378322641468

sandramartins36@gmail.com

 

 

Sonia Regina Natal de Freitas

Licenciatura em Matemática pela UERJ. Especialização em Informática Educativa pela Fahupe. Mestre em Avaliação pelo Curso de Mestrado Profissional em Avaliação da Faculdade Cesgranrio. Ex-professora de Educação Básica do Colégio Pedro II. Assistente de Pesquisa do grupo de pesquisa Estado da Arte da Avaliação do Mestrado em Avaliação da Faculdade Cesgranrio.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9134287486022354

sonianatal@hotmail.com

 

Sumário

A GUISA DE PREFÁCIO ……………………………………………………………………………………… 15

           Profa. Dra. Ligia Gomes Elliot

APRESENTAÇÃO ……………………………………………………………………………………………….. 17

           Profa. Dra. Lucia Regina Goulart Vilarinho

ABORDAGENS AVALIATIVAS ……………………………………………………………………………. 19

           A GÊNESE DO LIVRO ……………………………………………………………………………. 19

           INICIANDO A CONVERSA ……………………………………………………………………. 19

           CONTINUANDO A CONVERSA ……………………………………………………………. 23

           ESTRUTURA DAS INFORMAÇÕES COLETADAS …………………………………… 24

           CLASSIFICAÇÃO DAS ABORDAGENS …………………………………………………… 26

           METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS ……………………………… 26

AS ABORDAGENS AVALIATIVAS ………………………………………………………………………. 29

  1. ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS
    NA PRÁTICA DOS GESTORES ………………………………………………………………. 29

           Avaliação da revisão de melhores práticas ………………………………………….. 29

           Modelo CIPP ………………………………………………………………………………………… 32

           Modelo UCLA ……………………………………………………………………………………….. 36

  1. ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NO
    IMPACTO DE PROGRAMAS E/OU PROJETOS ……………………………………… 40

           Análise de contribuição ………………………………………………………………… ……. 40

           Avaliação baseada no consumidor ……………………………………………………… 44

           Avaliação baseada no valor agregado …………………………………………………. 47

           Avaliação de impacto …………………………………………………………………………… 49

           Modelo lógico do programa ou Desenvolvimento

           lógico de programas…………………………………………………………………………….. 53

           Avaliação de impacto ambiental (AIA) ………………………………………………… 57

           Avaliação de impacto social …………………………………………………………………. 60

           Avaliação de tecnologias ……………………………………………………………………… 63

           Avaliação para o desenvolvimento ……………………………………………………… 64

           Avaliação por parte do beneficiário …………………………………………………….. 67

           Avaliação realista ………………………………………………………………………………….. 70

           Colheita de resultados …………………………………………………………………………. 72

           Desvio positivo …………………………………………………………………………………….. 76

           Ensaios clínicos randomizados (ECR) …………………………………………………… 80

           Mapeamento de resultados …………………………………………………………………. 83

           Mudança transformacional ………………………………………………………………….. 86

           Pegada ecológica …………………………………………………………………………………. 89

           Retorno social do investimento …………………………………………………………… 91

  1. ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NA PARTICIPAÇÃO
    DOS INDIVÍDUOS E/OU GRUPOS ENVOLVIDOS …………………………………. 95

           Avaliação participativa …………………………………………………………………………. 95

           Avaliação blue marble ………………………………………………………………………….. 98

           Avaliação de desenvolvimento ………………………………………………………….. 102

           Avaliação democrática ……………………………………………………………………….. 104

           Avaliação focada na utilização …………………………………………………………… 106

           Avaliação horizontal …………………………………………………………………………… 109

           Avaliação iluminativa …………………………………………………………………………. 113

           Avaliação naturalista ………………………………………………………………………….. 116

           Avaliação qualitativa ………………………………………………………………………….. 119

           Avaliação rápida de sistemas de conhecimento agrícola …………………. 121

           Avaliação responsiva ………………………………………………………………………….. 125

           Avaliação rural participativa ou
Aprendizagem e ação participativa …………………………………………………… 127

           Diagnóstico rural participativo (DRP)
e Diagnóstico rural rápido (DRR) ……………………………………………………….. 131

           Heurística sistêmica crítica ……………………………………………………………. ….. 135

           Mudança mais significativa ………………………………………………………………… 139

           Relatório de resultados colaborativos ……………………………………………….. 142

  1. ABORDAGEM AVALIATIVA FOCADA NOS OBJETIVOS ………………….. 145

           Avaliação baseada em objetivos ………………………………………………………… 145

  1. ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NO DESEMPENHO …………. 149

           Avaliação da aprendizagem ………………………………………………………………. 149

           Avaliação de desempenho …………………………………………………………………. 152

           Avaliação de desempenho clínico ……………………………………………………… 155

           Avaliação de empoderamento …………………………………………………………… 156

           Avaliação do administrador ……………………………………………………………….. 160

           Avaliação inclusiva ……………………………………………………………………………… 161

  1. ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NOS PROFESSORES ……….. 164

           Avaliação de professores ……………………………………………………………………. 164

           Avaliação de professores baseada em deveres …………………………………. 166

  1. ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS NA AVALIAÇÃO
    DE UM MESMO OBJETO EM DIFERENTES AMBIENTES …………………….. 168

           Avaliação ou análise por conglomerados ………………………………………….. 168

           Avaliação multisites ……………………………………………………………………………. 170

           Síntese avaliativa ………………………………………………………………………………… 171

  1. ABORDAGEM AVALIATIVA FOCADA NO MODELO JUDICIÁRIO …… 174

           Avaliação centrada em adversários ……………………………………………………. 174

  1. ABORDAGENS AVALIATIVAS DESENVOLVIDAS
    POR ESPECIALISTAS …………………………………………………………………………… 177

           Auditoria de desempenho …………………………………………………………………. 177

           Avaliação centrada em especialistas ………………………………………………….. 179

           Avaliação de pesquisa ………………………………………………………………………… 181

           Meta-avaliação …………………………………………………………………………………… 183

           Técnica delphi …………………………………………………………………………………….. 185

  1. ABORDAGENS AVALIATIVAS FOCADAS
    NO MOMENTO EM QUE SÃO REALIZADAS ……………………………………… 188

           Avaliação diagnóstica ………………………………………………………………………… 188

           Avaliação de avaliabilidade ou Avaliação de aspectos avaliáveis …………… 188

           Análise de necessidades ………………………………………………………………………. 191

           Avaliação de propostas ………………………………………………………………………… 193

           Avaliação de riscos ……………………………………………………………………………….. 195

           Avaliação estética …………………………………………………………………………………. 198

           Avaliação prospectiva ou avaliação ex-ante …………………………………………. 200

           Avaliação formativa ……………………………………………………………………………. 203

           Avaliação formativa  …………………………………………………………………………….. 203

           Avaliação baseada na lógica científica ………………………………………………….. 207

           Avaliação de argumentos …………………………………………………………………….. 209

           Avaliação de discrepância …………………………………………………………………….. 212

           Avaliação de processos ………………………………………………………………………… 214

           Avaliação de profundidade …………………………………………………………………… 217

           Avaliação institucional ………………………………………………………………………….. 222

           Avaliação livre de objetivos ………………………………………………………………….. 224

           Avaliação rápida ………………………………………………………………………………….. 226

           Investigação apreciativa ……………………………………………………………………….. 228

           Modelo experiencial …………………………………………………………………………….. 230

           Pesquisa ação ………………………………………………………………………………………. 233

           Avaliação somativa …………………………………………………………………………….. 235

           Avaliação somativa ………………………………………………………………………………. 235

           Avaliação de caixa preta ………………………………………………………………………. 238

           Avaliação de produtos …………………………………………………………………………. 239

           Avaliação de responsabilidade ……………………………………………………………… 241

           Avaliação de responsabilidade social e ambiental ………………………………… 242

           Prática baseada em evidência ou baseada em pesquisa ………………………. 244

  1. ABORDAGENS ECLÉTICAS ……………………………………………………………. 248

           Análise de sistemas …………………………………………………………………………….. 248

           Avaliação psicológica …………………………………………………………………………. 249

           Avaliação sensorial …………………………………………………………………………….. 251

           Histórias institucionais ……………………………………………………………………….. 253

  1. OUTRASABORDAGENS ……………………………………………………………….. 257

           Análise de componentes ……………………………………………………………………. 257

           Avaliação de linha de frente ………………………………………………………………. 257

           Avaliação de pontos fortes ………………………………………………………………… 258

           Avaliação de professores por pesquisa ……………………………………………… 258

           Avaliação dinâmica do potencial de aprendizagem …………………………. 259

           Avaliação fiscal ……………………………………………………………………………………. 260

           Avaliação fragmentária ou Avaliação não consumada ……………………… 260

           Avaliação interativa ……………………………………………………………………………. 261

           Avaliação perspectiva ………………………………………………………………………… 261

           Avaliação ritualística ou simbólica …………………………………………………….. 262

           Avaliação secundária ………………………………………………………………………….. 262

           Avaliação sem custos …………………………………………………………………………. 263

           Avaliação transacional ……………………………………………………………………….. 263

REFERÊNCIAS DO LIVRO                       265

Informação adicional

Peso 500 g
Dimensões 17 × 24 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Você também pode gostar de…

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?