Descrição
Currículo das organizadoras:
Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
Psicóloga. Mestre em Educação Especial (UFSCar, 1984). Doutora em Psicologia Experimental (IP/USP/SP, 1995). Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP, 2009). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É bolsista de Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2). Atualmente participa do REDEFOR (Rede São Paulo de Formação Docente).
Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
Graduada em Pedagogia (UNIMEP). Mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na Universidade de Alacalá – Espanha. Professora do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação. Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e em Docência para a Educação Básica, da FC/UNESP – Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores e inclusão escolar. Membro do Observatório Nacional de Educação Especial. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Educação Especial do REDEFOR-SEE/SP.
Sumário:
APRESENTAÇÃO
PREFÁCIO
DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ESCOLA INCLUSIVA: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO COM PROFESSORES
Vanda de Fátima Frasson Morelli e Tânia Gracy Martins do Valle
O PROCESSO COLABORATIVO ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO COMUM NA INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA
Neyde Maria de Andrade Felippe e Vera Lucia Messias Fialho Capellini
ESTRATÉGIA DE ALFABETIZAÇÃO PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN
Beatriz Alencar Brasil da Rua e Ana Cláudia Bortolozzi Maia
ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA PARA UMA ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Tatiana Vieira Pleti e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues
PRÁTICA COLABORATIVA PARA ALUNOS COM SURDEZ
Eliana Marques Zanata
TECNOLOGIA DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA CONSULTORIA COLABORATIVA
Ana Claudia Moreira Almeida Verdu
CONSULTORIA COLABORATIVA DO PSICÓLOGO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR
Veronica Aparecida Pereira e Enicéia Gonçalves Mendes
PLANO DE EDUCAÇÃO INDIVIDUAL (PEI) E O ENSINO COLABORATIVO EM DOIS CONTEXTOS
Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues e Vera Lúcia Messias Fialho Capellini
Avaliações
Não há avaliações ainda.