Práticas inclusivas – Fazendo a diferença

R$74,00

ISBN 978-85-7854-308-2

Organizadoras: Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues e Vera Lucia Messias Fialho Capellini

Formato: 14x21cm

216 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014

Resumo:

Este livro pretende promover a reflexão sobre procedimentos e estratégias de ensino com estudantes com deficiência em escola regular e especial. A Educação Inclusiva é um fato, garantida por lei, com acesso dessa população no sistema regular de ensino. Todavia, é preciso discutir sobre tecnologias de ensino que promovam seu desenvolvimento preparando um caminho profícuo para a sua autonomia, independência pessoal e, se possível, profissional.

Esforços foram despendidos para testar estratégias de ensino ancorados na premissa de que todos podem aprender. O nosso desafio é descobrir como podemos ensinar os estudantes com deficiência. Contamos com vocês nessa empreitada!

Categoria:

Descrição

Currículo das organizadoras:

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues

Psicóloga. Mestre em Educação Especial (UFSCar, 1984). Doutora em Psicologia Experimental (IP/USP/SP, 1995). Livre-Docente em Psicologia do Desenvolvimento (UNESP, 2009). Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências, campus de Bauru, da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). É bolsista de Produtividade em Pesquisa, do CNPq (Pq-2). Atualmente participa do REDEFOR (Rede São Paulo de Formação Docente).

Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

Graduada em Pedagogia (UNIMEP). Mestrado e doutorado em Educação Especial pela UFSCar. Realizou pós-doutorado na Universidade de Alacalá – Espanha. Professora do Departamento de Educação e dos Programas de Pós-Graduação. Mestrado em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e em Docência para a Educação Básica, da FC/UNESP – Bauru. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de professores e inclusão escolar. Membro do Observatório Nacional de Educação Especial. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Educação Especial do REDEFOR​-SEE/SP.

Sumário:

APRESENTAÇÃO

PREFÁCIO

DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ESCOLA INCLUSIVA: EFEITOS DE UMA INTERVENÇÃO COM PROFESSORES

Vanda de Fátima Frasson Morelli e Tânia Gracy Martins do Valle

O PROCESSO COLABORATIVO ENTRE EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO COMUM NA INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO AUTISTA

Neyde Maria de Andrade Felippe e Vera Lucia Messias Fialho Capellini

ESTRATÉGIA DE ALFABETIZAÇÃO PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN

Beatriz Alencar Brasil da Rua e Ana Cláudia Bortolozzi Maia

ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE ATIVIDADES DE VIDA DIÁRIA PARA UMA ADOLESCENTE COM DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA

Tatiana Vieira Pleti e Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues

PRÁTICA COLABORATIVA PARA ALUNOS COM SURDEZ

Eliana Marques Zanata

TECNOLOGIA DA EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA: CONTRIBUIÇÕES DA CONSULTORIA COLABORATIVA

Ana Claudia Moreira Almeida Verdu

CONSULTORIA COLABORATIVA DO PSICÓLOGO: CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS PARA A INCLUSÃO ESCOLAR

Veronica Aparecida Pereira e Enicéia Gonçalves Mendes

PLANO DE EDUCAÇÃO INDIVIDUAL (PEI) E O ENSINO COLABORATIVO EM DOIS CONTEXTOS

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues e Vera Lúcia Messias Fialho Capellini

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?