Práticas Curriculares Antirracistas – Temas em construção

R$92,00

ISBN 978-65-86095-60-9

Organizadora: Janaína de Azevedo Corenza

Formato: 17x24cm

252 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2021

Resumo:

O livro “Práticas curriculares antirracistas: temas em construção” discute a importância do debate antirracista nas práticas pedagógicas nos diversos espaços educativos. A partir da preocupação em questionar os currículos escolares que são elaborados e praticados com viés eurocêntrico, negando conhecimentos que partem de outras referências, este livro traz diversas formas de abordar a temática a partir de experiências das professoras-autoras.

O discurso de mudança curricular é evidente, e as ações são urgentes. Os conteúdos aqui apresentados buscam colaborar com profissionais da educação que desejam fazer mudanças reais em seus projetos pedagógicos, seus planejamentos de trabalho ou, até mesmo, nas reuniões de equipe. Os artigos reforçam que os currículos, as políticas educacionais e as didáticas, de uma forma geral, contêm um padrão epistemológico eurocêntrico que nega conhecimentos, formas de ser e estar no mundo, além de repudiar suas múltiplas identidades.

Os artigos também apresentam algumas pistas, ressignificações e produções de crianças, jovens e adultos neste debate.  O racismo, o (in)sucesso escolar e as movimentações curriculares possíveis são apresentados. Com este objetivo, o livro reforça pesquisas vinculadas às práticas que inspiram e promovem outros currículos, outras aprendizagens e outros encaminhamentos pedagógicos. Convidamos cada profissional da educação a propor novas ações e reflexões a partir das experiências e das pesquisas descritas. Convidamos você a engrossar nossa voz!

Descrição

Janaína de Azevedo Corenza

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Mestre em Educação pela UNIRIO. Licenciada em Pedagogia pela UFF. Professora das disciplinas pedagógicas dos Cursos de Licenciatura em Física, Matemática e Química e dos cursos de pós-graduação em Educação de Jovens e Adultos e de Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Possui experiência como professora da Educação Básica e como coordenadora pedagógica da rede pública do Rio de Janeiro. Suas produções de pesquisas versam sobre formação docente, relações étnico-raciais e educação e, também, se debruça na temática da educação de jovens e adultos.

 

Sumário

 

APRESENTAÇÃO…………………………………………….        13

      1.

“… TIA, VAMOS PINTAR ESSA BONECA DE MARROM!”: PISTAS PARA A EFETIVAÇÃO DE UM CURRÍCULO

ANTIRRACISTA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO

INFANTIL

Paula Regina Araújo de Azevedo Silva………………….        23

2.

IMAGENS-MEMÓRIAS, INFÂNCIAS E

RESSIGNIFICAÇÕES: A CONSTRUÇÃO DE UMA

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA EM ÂMBITO

INSTITUCIONAL

Daise dos Santos Pereira…………………………………..        57

3.

ALFABETIZAÇÃO ANTIRRACISTA E FORMAÇÃO COM

AS CRIANÇAS: A escrevivência DE PENSAMENTOS

E FALAS POR MEIO DAS CARTAS DE PANO

Ana Paula Venancio……………………………………….        79

4.

A ORDEM DOS FATORES NÃO ALTERA OS

EFEITOS: RACISMO, CURRÍCULO E PRODUÇÃO

DO (IN)SUCESSO ESCOLAR NA PERCEPÇÃO

DE ESTUDANTES DOS ANOS FINAIS

DO ENSINO FUNDAMENTAL

Sandra Marcelino…………………………………………..        107

5.

EDUCAÇÃO BÁSICA E PRÁTICAS ESCOLARES:

UMA JOVEM LEI DIANTE DOS VELHOS RACISMOS

Alessandra Pio………………………………………………        139

6.

OUTRAS MOVIMENTAÇÕES CURRICULARES EM

ORGANIZAÇÕES DE MULHERES NEGRAS:

TRILHAS DE UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL

Ana Beatriz da Silva………………………………………..        163

7.

O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E

ADULTOS: ONDE ESTÁ O NEGRO NESTA RELAÇÃO?

Waldinéia Teles Pereira……………………………………        187

8.

EJA, O ENSINO DE HISTÓRIA E A LEI N.º 10.639/2003

Jamiris de Sousa Silva……………………………………..        205

9.

ENSINO SUPERIOR E DISCUSSÃO RACIAL

CURRICULAR

Janaína de Azevedo Corenza……………………………..        225

 

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Dimensões 17 × 24 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?