Prática de Escrita – Atividades para pensar e escrever

R$60,00

ISBN 978-85-7854-500-0

Autores: Cida Simka e Sérgio Simka

Formato: 14x21cm

132 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2019

Resumo

A escrita sempre foi e sempre será fator essencial na existência de qualquer ser humano. Ela representa a porta de entrada e de saída para as oportunidades de transformação de vida, seja no aspecto intelectual, pessoal, profissional ou social, além de ser facilitadora para se conviver melhor em sociedade. E não há como dissociar a escrita da leitura, recurso igualmente primordial para que haja interação entre as pessoas.

É na escola que o aluno tem, geralmente, o primeiro contato com a escrita. Daí a importância do trabalho do professor, que pode contribuir para o aumento da autoestima textual dele, ao proporcionar-lhe atividades de escrita que, ancoradas em uma visão fraterna de ser humano, resultarão no aperfeiçoamento de sua vida do ponto de vista humano, com clara melhoria na dimensão discursivo-textual, pois o aluno passará a acreditar em si mesmo e em seu potencial para redigir textos.

Este livro é um potente detonador de novas ideias e novas posturas. É uma prova de que a sala de aula é a antecâmara da modernização do país. Ao encorajar o professor a ver o aluno com humanidade e respeito, ao incentivar a criatividade e a imaginação, o professor estará fazendo da sala de aula uma fábrica de pessoas livres, mostrando que a leitura e a escrita constituem elementos essenciais de aprendizado para a vida

Categorias: ,

Descrição

Cida Simka

Sócia-fundadora da CS – Assessoria em Língua Portuguesa. Professora e escritora. Licenciada em Letras pelas Faculdades Integradas de Ribeirão Pires (FIRP). Coautora do livro Ética como substantivo concreto (2014) e autora dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (2016) e “Nóis sabe português” (2017), todos publicados pela Wak Editora.

Sérgio Simka

Professor universitário desde 1999. Mestre e doutor em Língua Portuguesa pela PUC-SP. Organizador do livro A relação entre professor e aluno (2010), autor de Torne suas aulas de português um momento agradável (2011; 2ª. ed., 2014), organizador de A prática de produção de textos em sala de aula (2012), organizador de Ética como substantivo concreto (2014) e autor dos livros O acordo ortográfico da língua portuguesa na prática (2016) e “Nóis sabe português” (2017), todos publicados pela Wak Editora.

Sumário

Prefácio                                                                11

do jornalista Luthero Maynard

Introdução                                                                       15

Parte I: A relação entre escrita e escritores           19

  1. A autoestima textual   21
  2. Automotivação  29
  3. À procura de escritores  33
  4. Poeta  41
  5. O pensamento criador  45
  6. Grupos de escritores  53

Parte II: O professor e a leitura                                  59

  1. Respirar leitura  61
  2. Sonhos  67

Parte III: O professor, aspectos humanos

e questões metodológicas                                            71

  1. Singularidade                                                 73
  2. Mudança  79
  3. Postura humana na hora da prova  83
  4. Dimensão cognitivo-afetiva  87
  5. Pesquisa  91

Parte IV: O professor como escritor de sonhos       95

  1. Partilhar sonhos  97

Parte V: Possibilidades da prática de escrita        101

  1. Atividades para pensar e escrever  103

Notas                                                                      121

Referências                                                            129

 

 

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 14 × 21 × 02 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?