Por que as mulheres são mais inteligentes que os homens?

R$56,00

ISBN 978-85-7854-062-3

Autores: José Abrantes e Lena Abrantes

Formato: 14x21cm

144 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2009

Resumo:

Neste livro, o casal, José e Lena Abrantes, relatam que homens e mulheres pensam e agem de formas diferentes. Embora os autores não concordem com métodos que tentam medir a ‘inteligência’ de uma pessoa, aceitam e praticam o conceito das inteligências múltiplas, proposto originalmente pelo professor Howard Gardner em 1983. Baseados neste conceito e analisando o rendimento escolar de uma instituição de ensino superior, os autores constatam que as mulheres são ligeiramente mais ‘inteligentes’ do que os homens. Embora tenham chegado a este resultado, e pelo fato de ser uma diferença mínima, não ousam afirmar que as mulheres são mais inteligentes que os homens ou vice-versa. De modo geral, o grande objetivo deste livro é mostrar dados e informações, de forma que se possam reduzir tanto o machismo quanto a ideia arraigada em muitos homens (e em algumas mulheres) de que os homens sejam mais inteligentes.

Descrição

Currículo dos autores:

José Abrantes é natural do bairro do Catete, no Rio de Janeiro, onde nasceu em 7 de fevereiro de 1951. Técnico de nível médio em máquinas e motores (CEFET/RJ – 1969). Engenheiro mecânico (UERJ – 1976). Especialista em Docência do Ensino Superior (FABES/ISEP – 1995). Mestre em Tecnologia (CEFET/RJ – 1997). Licenciado em Desenho (UCAM – 2001). Doutor em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ – 2001). Pós-doutorado na área de Educação (FEAGRI/UNICAMP – 2003) e Pedagogia Empresarial (UFF – 2009). Entre 1970 e 1998, atuou como técnico e engenheiro, principalmente trabalhando em projeto, construção, operação e manutenção de indústrias. Desde 1998, atua como professor e pesquisador. Autor de vários artigos acadêmicos e, até 2013, além deste, já tinha publicado 14 livros das áreas de Educação, Engenharia e Gestão Empresarial. Professor associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ. Professor adjunto do Centro Universitário UNIABEU e da Fundação Técnico Educacional Souza Marques. Pesquisador do núcleo de inteligência em gestão e meio ambiente do programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal Fluminense – UFF.

Maria Helena Barbosa Abrantes é licenciada em Geografia e História (UFRJ), licenciada em Educação Artística (UNIBENNETT) e pós-graduada em Arteterapia (UCAM).  Além de fotógrafa, é artista plástica.

Sumário:

Introdução

      Capítulo 1: A inteligência humana.

      O teste de QI

Quadro 1: O que o teste de QI mede

As funções cerebrais e o conhecimento humano

Quadro 2: As funções de cada lado do cérebro

      Capítulo 2: As Inteligências Múltiplas

Inteligência Verbo-Linguística

Inteligência Lógico-Matemática

Inteligência Viso-Espacial

Inteligência Cinestésico-Corporal

Inteligência Musical

Inteligência Interpessoal

Inteligência Intrapessoal

Inteligência Naturalista

Inteligência Emocional

Inteligência Existencial (ou Espiritual)

Inteligência Pictórica

Inteligência Social

Outras Inteligências

      Capítulo 3: Inteligências, habilidades e diferenças, nas formas de pensar e agir entre homens e mulheres

      Capítulo 4: Entenda e estimule as suas Inteligências Múltiplas

Quais são as suas Inteligências Múltiplas fortes?

É possível avaliá-las?

Avaliação da Inteligência Verbo-Linguística

Avaliação da Inteligência Lógico-Matemática

Avaliação da Inteligência Viso-Espacial

Avaliação da Inteligência Cinestésico-Corporal

Avaliação da Inteligência Musical

Avaliação da Inteligência Interpessoal

Avaliação da Inteligência Intrapessoal

Avaliação da Inteligência Naturalista

Avaliação da Inteligência Emocional

Avaliação da Inteligência Existencial

(ou Espiritual)

Avaliação da Inteligência Pictórica

Avaliação da Inteligência Social

É possível estimular as Inteligências Múltiplas?

Estimulando a Inteligência Verbo-Linguística

Estimulando a Inteligência Lógico-Matemática

Estimulando a Inteligência Viso-Espacial

Estimulando a Inteligência Cinestésico-Corporal

Estimulando a Inteligência Musical

Estimulando as Inteligências Interpessoal,

Intrapessoal, Emocional e Social

Estimulando a Inteligência Naturalista

Estimulando a Inteligência Existencial

(ou Espiritual)

Estimulando a Inteligência Pictórica

      Capítulo 5: São as mulheres mais inteligentes que os homens? As Inteligências Múltiplas e o rendimento escolar.

A base da análise do rendimento escolar

Noções básicas de Estatística

Tabela 1: Notas escolares de duas turmas

Tabela 2: Considerações estatísticas sobre as notas das duas turmas

Gráfico 1: Distribuição das notas das duas turmas

Gráfico 2: Distribuição de notas da Turma A (Histograma)

Gráfico 3: Distribuição de notas da Turma B (Histograma)

Figura 4: Distribuição normal da altura dos brasileiros

Análises estatísticas de médias escolares comprovam maior “inteligência” feminina?

Tabela 3: Pesquisa geral de notas de homens e mulheres

Tabela 4: Pesquisa filtrada de notas de homens e mulheres

Considerações Finais

Referências

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?