O Que Todo Pedagogo Precisa Saber Sobre Comunicação Inclusiva

R$62,00

ISBN 978-85-7854-471-3

Autor: Eduardo de Campos Garcia

Formato: 14x21cm

128 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2019

Resumo

Este livro fala sobre os possíveis meios e modos de comunicação existentes para um trabalho efetivo e significativo a ser realizado com todo e qualquer ser humano, seja ele ouvinte, surdo, cego etc. Tem como objetivo colocar na mesa assuntos que, até então, tornavam o tema tabu que, talvez, por insegurança, afastavam pessoas que deveriam estar próximas. Seus capítulos, embora não definam problemas, procuram amenizar a dúvida e apresentam as possibilidades para a prática da comunicação assistiva e inclusiva

 

O livro “O que todo pedagogo precisa saber sobre Comunicação Inclusiva – saberes necessários para trabalhar a diversidade” tem como proposta elucidar possíveis dúvidas de como algumas pessoas com deficiências desenvolvem sua comunicação. Em função disso, torna-se essencial para pedagogos, professores e famílias porque explica as possibilidades de acesso à comunicação, os modos e meios como ela se desenvolve e se efetiva e os auxílios tecnológicos existentes. Seja na sala de aula, na família, no trabalho, o importante é descobrir que cada pessoa, em sua diversidade, tem suas potencialidades comunicativas e, quando se sabe como desenvolvê-la, todos crescem juntos.

 

Categoria:

Descrição

Eduardo de Campos Garcia

Pós-Doutorado em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela UNIFESP. Doutor e mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especialista em LIBRAS pela FIJ. Especialista em Magistério do Ensino Superior pela PUC-SP. Graduado em Pedagogia pela UNIG. Graduado em Letras pela UBC. Formação livre em Artes Cênicas. Dramaturgo. Site oficial: www.eduardocg.com

Sumário

Capítulo I
COMUNICAÇÃO: conceito e história ……………………………      9

  1. Comunicação ……………………………………………………..     11

1.1. Entendendo um pouco mais …………………………    13

1.2. O conceito ……………………………………………………….    16

1.3. Ainda algumas explicações ……………………………    21

  1. História da comunicação ………………………………….    29

Atividades ………………………………………………………………    37

 

Capítulo II
CUIDADO! Nem tudo, embora pareça,
é comunicação alternativa e suplementar …………………..    41

  1. Nota explicativa …………………………………………………   44
  2. Comunicação convencional ……………………………..    51
  3. O Brasil, duas línguas, e um engano ……………….    57

3.1. Como funciona a Libras …………………………………    60

3.2. Fala pelas mãos ………………………………………………    63

3.3. Um engano terrível …………………………………………    66

Atividades ………………………………………………………………    68

 

Capítulo III
Comunicação alternativa e suplementar ………    71

  1. Todo ser humano é um ser de linguagem ………    74

1.1. Hellen Keller e outras possibilidades …………….    75

  1. O cego e o sistema braile …………………………………    78

Curiosidade …………………………………………………………….    82

2.1. O SURDO-CEGO: Tadoma e outros meios ……    83

2.2. Mas, se o surdo ou
o surdo-cego for amputado? ……………………………….    91

  1. Áreas de abrangência da comunicação:
    A quem e como direcionar o trabalho? ………………    92

Atividade ………………………………………………………………..   94

 

Capitulo IV
Tecnologia assistiva: usabilidade
por meio de outros recursos …………………………………………    97

  1. Introdução à usabilidade …………………………………..    98
  2. Tecnologia assistiva ………………………………………….. 109
  3. Um tema à parte: a deficiência auditiva ………….   111
  4. A bengala e o piso tátil: outra tecnologia
    para a comunicação com o meio …………………………   115
  5. Pessoa com paralisia cerebral …………………………..   118

Atividades ……………………………………………………………… 122

 

Referências               123

Informação adicional

Peso 250 g
Dimensões 14 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?