Descrição
Currículo da autora:
Pedagoga (PUC-MG) com especialização em Psicopedagogia (UNI-BH). Docência do Ensino Superior pela Newton Paiva. Formação em Psicanálise (Círculo Psicanalítico de Minas Gerais). Psicanálise Hospitalar (Hospital Mater Dei – MG). Atuou por mais de 22 anos em Escolas como professora, coordenadora pedagógica e diretora. Consultora Institucional. Palestrante e conferencista em Congressos de Educação, Nacional e Internacional. Uma das fundadoras do Arbórea Instituto em Belo Horizonte. Atua em Belo Horizonte como psicanalista. Por seu modo peculiar de olhar a educação, tem sido convidada a falar sobre a noção de cuidado que vem orientando sua prática. Colunista na Revista Direcional Escolas. Autora dos livros: “Educação e Psicanálise: Vazio existencial” e “O Que Quer a Escola: Novos Olhares resultam em Outras Práticas”, ambos publicados pela Wak Editora. Atualmente é Mestranda em Educação pela Universidade TUIUTI em Curitiba-PR.
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Educação: tecendo pontos e desatando nós
Educação que permite sair da fila
Todos nos ensinam como fazer educação
As novas roupagens da angústia
Novas configurações familiares
Ampliando o olhar
Dificuldade de aprendizagem vista por
um outro foco
Uma experiência pessoal
Há um mal-estar na educação
Mídia – um espetáculo in loco
Não há culpados e sim responsáveis
A importância do registro na e pela educação
Escolas que estão fazendo a diferença:
Utopia é possível
Sala de aula – espaço de reflexão e mediação
Neurociência
Indagar
Interação como instrumento
O mal-estar na educação: De quem é a culpa?
Comunidade educativa: utopia realizável
Apoena
Posfácio
Referências
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