Descrição
Currículo do autor:
Hamilton Werneck é pedagogo, escritor e conferencista, doutorando em educação, reconhecido como professor titular para o ensino superior pelo CNE e ex-secretário de Educação o Município de Nova Friburgo no Estado do Rio de Janeiro. Pertenceu ao Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Sua experiência de magistério envolve as classes rurais em escolas municipais, escolas estaduais, ensino de primeiro e segundo graus e ensino superior. Atualmente trabalha na Universidade Cândido Mendes.
Sumário:
Iniciando o século XXI
- Os paradigmas a serem superados
1.1. A segmentação
1.2. O reducionismo
1.3. O tempo absoluto
1.4. A produção em série
1.5. A homogeneidade
1.6. A separação entre os lados do cérebro
1.7. A separação entre razão e afeto
1.8. A linearidade
- Os paradigmas do profissional deste século
2.1. A unificação
2.2. A visão global
2.3. A relatividade do tempo
2.4. A personalização do produto
2.5. A atenção aos processos
2.6. A heterogeneidade
2.7. A integração entre razão e afeto
2.8. A integração entre os lados do cérebro
- As características da sociedade deste século
3.1. Crenças
3.2. Valores
3.3. Cérebro
3.4. Emoções
- As características do profissional na sociedade do conhecimento
4.1. A criatividade
4.2. A comunicação
4.3. A administração dos conflitos
4.4. A interpretação das imagens
4.5. Os códigos de modernidade
- A agenda do profissional neste século
5.1. A imaginação
5.2. A doação de si mesmo e a ética
5.3. A estética
5.4. O trabalho com as diferenças
5.5. O compromisso
5.6. O cuidado com a voz
5.7. As parcerias
- As estratégias do profissional neste século
6.1. A competência
6.2. O fazer diferente
6.3. O empreendimento e o estilo
- Os valores pessoais do profissional
7.1. A autorrealização
7.2. A espiritualidade
7.3. A simplicidade
7.4. Os valores comunitários
7.5. Os valores ecológicos
7.6. O homo sapiens, videns e cosmicus
- O profissional do magistério dentro da sala de aula
8.1. Os pecados capitais da pedagogia a serem evitados
8.2. O conceito de trabalho
8.3. O otimismo
8.4. As relações na comunidade escolar
Epílogo
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.