Descrição
Currículo da autora:
Marise Miranda Gomes é mineira, formada em Pedagogia com especialização em Orientação Educacional pela UFRJ. Pós-graduação em Supervisão Escolar pela UERJ. Administração Escolar pela UGF. Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNESA. Atua como orientadora educacional do Centro de Educação e Cultura e, atualmente, preside a ASFOE (Associação Fluminense de Orientadores Educacionais).
Sumário:
Colocamos a nossa pedra…………………………………. 13
Apresentação…………………………………………………… 15
Introdução……………………………………………………… 19
O sentido da inclusão………………………………………. 19
Surge a figura do mediador ou facilitador…………. 24
CAPÍTULO 1
Consolidando a inclusão…………………………………. 27
Legislação pertinente……………………………………….. 29
Leis internacionais que preconizam a inclusão….. 30
Educação Inclusiva e a Legislação Nacional………. 35
CAPÍTULO 2
Adaptações da escola às mudanças……………………. 49
A escola como instituição de aprendizagem cognitiva e social……………………………………………… 50
O docente, a formação e a inclusão…………………… 56
CAPÍTULO 3
Novo ator em cena – mediador ou facilitador escolar………………………… 63
Perfil do mediador escolar ou facilitador escolar……………………………………….. 70
Papel do mediador escolar ou facilitador escolar: uma visão da clínica…………………………………………. 71
Situações de mediação…………………………………….. 80
As entrelinhas das leis: o respaldo legal para a atuação do mediador escolar ou facilitador escolar……………………………………….. 88
CAPÍTULO 4
A contribuição do especialista em educação……… 95
O orientador educacional na instituição escolar……………………………………………. 97
O orientador educacional como parceiro da ação docente……………………………………………….. 104
SOE – Serviço de Orientação Educacional – Código de Ética do Mediador Escolar…………… 107
Processo de Educação Inclusiva……………………….. 108
CAPÍTULO 5
Considerações finais……………………………………….. 111
Referencias……………………………………………………… 115
Site pesquisado ……………………………………………….. 122
Instituições consultadasdurante a pesquisa ………. 126
Avaliações
Não há avaliações ainda.