O Brincar-Aprender da Psicopedagogia Clínica – A experiência de se tornar-se brincante

R$88,00

ISBN 978-85-7854-570-3

autora: Iara Caieirão e Neusa Kern Hickel

Formato: 17x24cm

256 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2023

Resumo:

Sara Paín e Alicia Fernández vêm orientando uma postura clínica que busca pelas
relações e circunstâncias entre as dimensões subjetivante e objetivante, sublinhando a
diversidade genealógica dos problemas de aprendizagem e a invenção da
singularidade psicopedagógica. O BRINCAR-APRENDER DA PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA:
a experiência de tornar-se brincante se faz de matérias desse mesmo magma.
Apresentamos um grupo de escribas que abrem margens, compõem alquimias
peculiares e provocam novas transições, tempo em que o jogar-brincar vai se
emaranhando a aprenderes, os mais variados, fazendo surgir cultivares, laços sociais
das aprendências e novas margens. São experiências se materializando por meio de
jogos de escrita – cada texto tem um jogo de multiplicidades, configurações e linhas
clínicas – rumo à área de atuação da Psicopedagogia Clínica, em sua
transdisciplinaridade e atualidade.

Categoria:

Descrição

IARA CAIERÃO (pegar foto no livro aprender na terceira idade)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Educação (PUC-RS). Formação em Psicopedagogia (EPsiBA). Especialista em Metodologia de Ensino (UPF). Graduação em Pedagogia (UPF). Docente e orientadora de estágios em cursos de pós-graduação em Psicopedagogia em Universidades (RS/SC/PR/GO). Atuou em gestão e docência no Ensino Básico e Ensino Médio na rede pública e privada no RS por 25 anos. Presidente da ABPpRS (2011-2013) e (2014-2016). Atua como psicopedagoga clínica de crianças, jovens e adultos e na formação continuada de professores e psicopedagogos. Membro de bancas de defesa em mestrados e doutorado nas áreas: Aprendizagem, Psicopedagogia e Educação Especial. Membro do Conselho Editorial de Revistas Psicopedagogia (ABPp). Parecerista de revistas científicas de Universidades nas seguintes áreas: Educação, Formação Docente, Educação Especial, Aprendizagem em diferentes idades. Associada titular ABPpRS. Conselheira vitalícia ABPpRS. Atuou no Conselho Científico (ABPp nacional e seção RS). Coautora de livros e periódicos com foco na aprendizagem e na Psicopedagogia. Participação em grupo de pesquisas sobre o aprender (URI/FW). Tese: “Jovens e escola: trajetórias, sentidos e significados: um estudo em escolas públicas do ensino médio”. E-mail: iarac@terra.com.br

 

NEUSA KERN HICKEL
Psicóloga (PUC-RS, 1971). Psicopedagoga e didata (EPSIBA, 1998). Psicodramatista em Psicopedagogia (EPSIBA, 2000). Mestre e doutora em Psicologia Social e Institucional (UFRGS 2001; 2015). Aposentada da docência regular e coordenação de Cursos em Pós-Graduação (SEC/RGS; UNIRITTER); das funções de assessora técnica em Educação (SMED/POA) e em Saúde (SMS/POA). Foi membra ativa da ABPp e ABPp/RS como conselheira. Docente convidada em Educação e Saúde (UFRGS, UNIFRA, URI/RS, UNOCHAPECÓ/SC, CESF/RS, UNISC/RS, CNEC/RS, UPF/RS). Coordena grupos de estudos e didático-terapêuticos em Psicopedagogia e em Filosofia contemporânea articulados a movimentos culturais. Cogestora do Movimento Falando em Alicia. Publicações e pesquisas em Psicopedagogia e Psicologia Social, traduções de obras de Alicia Fernández (1998, 2001, 2012). neusahickel@yahoo.com.br

 

 

SUMÁRIO

 

 

PREFÁCIO: Margens temporárias

…………………………………………………………………….. 21

Neusa Kern Hickel

 

O BRINCAR NO ATENDIMENTO
PSICOPEDAGÓGICO: percepções de alunas egressas
do Curso de Psicopedagogia da Faculdade de Educação
da Universidade do Estado de Minas Gerais ………………….. 33

Ana Catharina Mesquita de Noronha

 

O JOGO HORA DO RUSH E O BRINCAR
COMO “ESPAÇO PARA PENSAR” ……………………………. 47

Ana Paula de Próspero

 

O FAZER NA CLÍNICA PSICOPEDAGÓGICA:
o brincar e a Modalidade de Aprendizagem como
protagonistas nesta prática ……………………………………….. 61

Andréa Junkes Rodrigues Prazeres

 

O ESPAÇO DO BRINCAR PSICOPEDAGÓGICO:
real e on-line …………………………………………………………. 81

Beatriz Ana Zambon Ferronato e Renata Vanin da Luz

 

SINAL VERDE PARA BRINCAR:
a possibilidade de escolher(-se) ………………………………….. 95

Beatriz Pinheiro Machado Mazzolini

 

O BRINCAR E A APRENDIZAGEM …………………………… 111

Dulce Joana Weirich

 

BRINCADEIRA NÃO TEM HORA …………………………….. 123

Galeára Matos

 

O BRINCAR COMO PROPULSOR DO
DESENVOLVIMENTO HUMANO ……………………………. 135

Heloísa Monte Serrat Barbosa

 

HORA DE JOGO PSICOPEDAGÓGICA:
em busca da potência do aprender ………………………………. 149

Iara Caierão

 

A FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
E A PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA:
a hora do jogo e o tempo do brincar ……………………………. 169

Iara Abreu Wrege

 

TECER A ESCRITA POR MEIO
DO CORPO: o pensar em jogo. ………………………….. 177

Izabel Cristina Ludwig

 

A ALEGRIA DO BRINCAR NO APRENDER ……… 189

Julia Eugênia Gonçalves

 

A EXPERIÊNCIA SINGULAR DO BRINCAR NA
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA CLÍNICA 199

Juliana Silveira Mörschbächer

 

APRENDÊNCIA: um percurso brincante …………….. 215

Laura Monte Serrat Barbosa

 

A CORPOREIDADE DO BRINCAR:
entre o pedagógico e o faz de conta ……………………… 227

Manuela Barbosa

 

PSICOPEDAGOGIA INICIAL: o lúdico,
o jogar-brincar e o aprendiensinante …………………… 237

Marilene de Fátima Pacheco dos Santos

 

POSFÁCIO ……………………………………………………….. 253

Cláudia Moscarelli Corral

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Dimensões 17 × 24 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?