O Bebê com Síndrome de Down – Inclusão e práticas na educação infantil

R$60,00

ISBN 978-85-7854-453-9

Autores: Israel Rocha Dias e Rogério Drago

Formato: 14x21cm

176 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2019

Resumo:

Esse livro apresenta um denso relato do cotidiano vivido por um bebê com síndrome de Down na educação infantil, mostrando que este sujeito pode aprender e se desenvolver quando a ele são dadas oportunidades de se expressar e de ser sujeito histórico e social. A partir da contribuição histórico-cultural, dialogando essencialmente com Vigotski e seus seguidores, este livro entende e mostra o ser humano como um ser que, independente de características físicas, mentais ou sensoriais, produz conhecimento e cultura ao mesmo tempo em que se apropria da cultura e do conhecimento dos outros sujeitos de seu grupo social, independente da idade e da condição biológica.

O propósito desse livro não é levantar um único dado e, sim, descrever e compreender como o processo de inclusão de Lucas, bebê com síndrome de Down, acontece, a partir do envolvimento com o contexto in loco, relatando detalhadamente seu cotidiano na escola de educação infantil. Em suma, o estudo que deu origem ao livro possibilitou entender, descrever e compreender o cotidiano inclusivo desse bebê. Além disso, o estudo revelou que quando a escola de educação infantil e seus profissionais entendem que o sujeito com ou sem deficiência é sujeito produtor de história e cultura, tendem a trabalhar no sentido de que esse sujeito pode e deve fazer parte de todo o cotidiano como membro ativo do processo de ensino-aprendizagem.

Descrição

Currículo dos autores:

ISRAEL ROCHA DIAS Doutorando e Mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES, na linha de Pesquisa de Diversidade e Práticas Educacionais Inclusivas. Graduado em Pedagogia pela Faculdade São Geraldo – FSG. Tem interesse em áreas que tratem da Educação Especial numa perspectiva inclusiva de alunos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na escola comum e questões correlatas. Membro efetivo do GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão. Possui vários artigos em livros e periódicos sobre a temática. Professor dos anos iniciais do ensino fundamental e do Atendimento Educacional Especializado na área da Deficiência Intelectual.

ROGÉRIO DRAGO Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), doutorado em Ciências Humanas – Educação pela PUC-Rio (2005) e Pós-Doutorado em Educação pelo PPGE-UFES (2013). Foi professor da Prefeitura Municipal de Vitória, atuando na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. É professor Associado do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, onde coordena o GEPEI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Inclusão, desenvolvendo estudos principalmente nas áreas de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva de sujeitos com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento na educação infantil e ensino fundamental. Orientador de Mestrado e Doutorado. Possui vários livros e artigos publicados, dentre eles se destacam: Inclusão na Educação Infantil; Transtornos do desenvolvimento e deficiência: inclusão e escolarização; Estudos e Pesquisas sobre Síndromes: relatos de casos; Síndromes: conhecer, planejar e incluir, todos pela Editora WAK.

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO ……………………………….     11

INTRODUÇÃO ………………………………….     15

1 SÍNDROME DE DOWN: O QUE É? …….      19

2 EDUCAÇÃO INFANTIL,
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ALGUNS CONCEITOS BÁSICOS                 27

2.1 EDUCAÇÃO INFANTIL ……………     27

2.2 DA EDUCAÇÃO ESPECIAL À
EDUCAÇÃO INCLUSIVA ……………….     40

2.2.1 Educação Especial e Educação
Inclusiva: um breve olhar histórico e
contemporâneo……………………………….     40

2.2.2 Educação Especial e Educação
Inclusiva: um breve olhar sobre a
legislação ………………………………………     52

3 O BEBÊ COM SÍNDROME DE DOWN E O OLHAR A PARTIR DE VIGOTSKI …………………………………………      65

4 O BEBÊ COM SÍNDROME DE DOWN NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁRIO DO COTIDIANO ………………………………..      77

4.1 O DIA A DIA DO BEBÊ
COM SÍNDROME DE DOWN
NA EDUCAÇÃO INFANTIL ……………     80

4.1.1 Lucas no Grupo 1 ……………………     80

4.1.2 Lucas no Grupo 2 ……………………   124

4.2 SOBRE INCLUSÃO E PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS COM O BEBÊ COM
SÍNDROME DE DOWN ………………..   149

CONSIDERAÇÕES FINAIS …………………..   163

REFERÊNCIAS                   169

Informação adicional

Peso 310 g
Dimensões 2 × 14 × 21 cm

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