Educação Inclusiva na Prática – Estimulação cognitiva, conexão e ressignificação da vida

R$132,00

ISBN 978-85-7854-635-9

Autoras: Luciana Mendonça Alves, Tânia Afonso Chaves e Ângela Mathylde Soares

Formato: 14x21cm

316 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2024

 

Resumo:

O tema central desta obra é a inclusão educacional nos diversos ciclos de vida, tema muito importante na sociedade atual. Infelizmente, ainda existem muitas barreiras a serem superadas em relação à inclusão. As principais dificuldades e obstáculos sob diversas perspectivas são desenvolvidas de forma crítica e com apresentações de abordagens e formas de minimizar o impacto para os diferentes quadros.

Diferentes capítulos destacam, por exemplo, que a inclusão de escolares deve ser feita de forma planejada e estruturada, com o apoio de profissionais capacitados e recursos adequados. Assim, é possível ampliar as possibilidades e potencialidades de nossos escolares, importante medida para garantir que todas as crianças e os jovens tenham acesso à educação.

Descrição

 

Luciana Mendonça Alves

Fonoaudióloga. Doutora e mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-doutora em Linguística pelo Laboratoire Parole et Langage (LPL) – Aix-Marseille Université – França. Professora adjunta do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da UFMG.

Tânia Afonso Chaves

Fonoaudiologa pela Faculdades Metodistas Integradas Isabela Hendrix (1995). Pedagoga (UERJ). Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009).

Ângela Mathylde Soares

Neuropsicológa. Pedagoga. Psicopedagoga. Mestre, doutora e pós-doutora em Estudos psicanalíticos (Brasil – Estados Unidos – França). Mestre, doutora e pós-doutora em Neurociências (EUA). Diretora do Grupo de Investigação Internacional em Saúde e Educação (GI3TES – UE). Conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP). Conselheira Estadual da Associação Brasileira de Psicopedagogia – seção Minas Gerais (ABPP – Minas). Diretora Acadêmica da Associação Mineira de Psicanálise (AMAP). Coordenadora de pesquisa e relações Nacionais e Internacionais da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatra e áreas afins de Cariri – Juazeiro do Norte (ABENEPI – Cariri). Geo do Instituto Profa. Ângela Mathylde (IPAM.EDUCATION). GEO da Clínica Aprendizagem e Companhia – Saúde Integral.

Sumário

Sumário

 

Prefácio 23

Ana Luiza Navas

 

Apresentação 27

  1. Como o cérebro humano aprende e como guarda saberes? 29

Marta Relvas

 

  1. Educação para todos? O que diz a legislação? – conquistas e desafios 45

Tania Afonso Chaves, Daniela Afonso Chaves Alencar de Carvalho e Ana Claudia Herdy Torres Teixeira

 

  1. Alfabetização para todos: requisitos básicos 61

Rita de Cássia Duarte Leite

 

  1. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde no contexto educacional 85

Stela Maris Aguiar Lemos e Graziela Nunes Alfenas Fernandes

 

  1. Modelo de Resposta à Intervenção (RTI) como proposta de um sistema de apoio às dificuldades de aprendizagem e de comportamento 99

Simone Aparecida Capellini, Melissa Pinoti

Margutti, Graziele Kerges Alcantara, Giseli

Donadon Germano e Catia Giaconi

 

  1. Monitoramento e atividade consciente em escrita 115

Jaime Zorzi

 

  1. Monitoramento da fluência de leitura na escola 135

Luciana Mendonça Alves, Luiz Felipe dos Santos, Edlaine Souza Pereira e Letícia Correa Celeste

 

  1. Compreensão leitora 155

Andrea W. Dias Gattoni

 

  1. Reflexões sobre a aprendizagem matemática: precariedade, vulnerabilidade e Transtorno Específico de Aprendizagem 177

Angélica Polvani Trassi, Eder Ricardo Silva e

Flávia Heloísa Santos

 

  1. Vulnerabilidade social e o projeto “Um Salto para o futuro” 203

Flaviana Gomes da Silva, Danielle Diniz de Paula, Luciana Mendonça Alves e Letícia Correa Celeste

 

  1. A terapia ocupacional e as adaptações do contexto escolar: ambiente, atividades e estudantes 219

Juliana Flores Mendonça Alves

 

  1. Avaliação adaptada: muito além de uma nota 235

Rosana Mendes Ribeiro, Thaís Braga e Ângela Mathylde Soares

  1. Inclusão no Ensino Superior, um processo em construção: a experiência do Núcleo de

Acessibilidade e Inclusão da UFMG 253

Rosana Passos, Regina Céli Fonseca Ribeiro e Adriana M. Valladão Novais Van Petten

 

  1. Efeitos da implementação das cotas raciais para acesso de pessoas negras à educação superior no Brasil 277

Rosy Mary dos Santos Isaias, Suzana Maria dos Santos Costa, Nina de Castro Jorge, Phabliny Martins Silva Bomfim e Annelise Frazão

 

  1. A leitura e o envelhecimento: estimulação cognitiva, conexão e ressignificação da vida 295

Carolina Godoy, Rachel Loiola e Renata Valias

Informação adicional

Peso 400 g
Dimensões 14 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?