Descrição
IARA CAIERÃO
Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestrado em Educação (PUC/RS). Formação em Psicopedagogia Clínica pela Escola Psicopedagógica de Buenos Aires (EPsiBA). Graduação em Pedagogia; Docente em Cursos de Pós-Graduação em Universidades (RS/SC). Membro de bancas de qualificação/defesa em mestrados na área da Educação e Envelhecimento Humano (RS/SC). Presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia – Seção RS, Gestões de 2011 a 2013 e 2014 a 2016. Membro do Comitê Científico da ABPp Nacional (2014-2016).
E-mail: iarac@terra.com.br
DENISE COSTA CERONI
Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia Clínica com abordagem Terapêutica e Institucional (UniRitter). Mestre e doutora em Educação na linha de Pesquisa: Trabalho, Movimentos Sociais e Educação (UFRGS). Professora universitária em cursos de Graduação e Pós-Graduação. Coordenou cursos de pós-graduação na área da Educação, entre eles o de Psicopedagogia (UniRitter). Atualmente compõe a Gestão de 2020 a 2022 da ABPpRS como coordenadora do Conselho Científico.
E-mail: deceroni@yahoo.com.br
Sumário
PREFÁCIO
Agostinho Both……………………………………………………………… 21
APRESENTAÇÃO
Johannes Doll……………………………………………………………….. 25
PARTE I – PERCURSOS TEÓRICOS E REFLEXÕES
ANDRAGOGIA: REFLEXÕES SOBRE A APRENDIZAGEM
NA TERCEIRA IDADE
Neide de Aquino Noffs
Paulo Roberto Barbosa
Claudia Xavier da Costa Souza……………………………………….. 33
A FORÇA DA APRENDIZAGEM PARA VIVER MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Denise Costa Ceroni
Bianca Costa Ceroni……………………………………………………… 47
AGOSTINHO DE HIPONA E A VELHICE
Renan Paloschi Zanandréa
Nadir Antônio Pichler…………………………………………………… 55
VELHICE – UMA CONSTRUÇÃO SOCIAL, FRUTO DE APRENDIZAGENS
Eliana Santos Moura…………………………………………………….. 75
NOÇÕES SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO: OS ESTÁGIOS DE ERIK ERIKSON
Thiago Radünz da Silva
Nadir Antonio Pichler…………………………………………………… 85
FATORES DE PERSONALIDADE E APRENDIZAGEM
NA TERCEIRA IDADE
Rosane de Fátima Ferrari
Luis Henrique Paloski……………………………………………………. 105
VIVENDO E APRENDENDO: O DESAFIO DA
ADAPTAÇÃO EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA
Michelle Bertoglio Clos…………………………………………………… 115
A APRENDIZAGEM E O ADULTO IDOSO
Débora Silva de Castro Pereira………………………………………… 125
CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA A APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE
Ivana de Oliveira Carvalho
Merie Bitar Moukachar
Regina Rosa dos Santos Leal…………………………………………….. 135
PARTE II – COMPARTILHANDO PRÁTICAS
APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE SEM LIMITES
Denise Aparecida Martins Sponchiado
Vania Maria Barboza……………………………………………………. 151
UNIVERSIDADE DA MATURIDADE:
UMA EXPERIÊNCIA PSICOPEDAGÓGICA
COM IDOSOS NO SUL DE MINAS GERAIS
Júlia Eugênia Gonçalves…………………………………………………. 163
A INCLUSÃO DIGITAL DE IDOSOS:
UMA PRÁTICA POSSÍVEL E NECESSÁRIA
Monica Pagel Eidelwein
Susana Londero…………………………………………………………….. 171
ENVELHECIMENTO COMO TEMA DE ENSINO
NAS SÉRIES INICIAIS
Nara Nachtigall
Johannes Doll……………………………………………………………….. 181
O VIVER-APRENDER DE CLEMENTINA
Iara Caierão
Helenice Scortegagna
Solange Maria Scariot……………………………………………………. 189
A SOCIOPSICOMOTRICIDADE E A QUALIDADE
DE VIDA: A ARTE DE SABER ENVELHECER
Hortência Vital de Castro………………………………………………. 203
A HISTÓRIA DE VIDA COMO MEIO SIGNIFICATIVO
PARA O IDOSO NO ENFRENTAMENTO COM O NOVO
Dirce Encarnacion Tavares…………………………………………….. 217
UM POSFÁCIO – CORPOS ENCARNADOS
Neusa Kern Hickel 231
Avaliações
Não há avaliações ainda.