Descrição
Currículo da autora:
Priscila Romero
Graduada em Direito (UGF) e licenciada em Pedagogia (UCM). Especialista em Orientação Educacional e Pedagógica (AVM), Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (UERJ), Educação Especial com Ênfase em Autismo (CENSUPEG), Docência no Ensino Superior (UCL) e Psicopedagogia (UERJ). Comprometida com o atendimento de crianças e adolescentes com necessidades educacionais especiais. Engajada em uma política educacional que favoreça o crescimento do indivíduo.
Sumário
PREFÁCIO 11
INTRODUÇÃO 13
I – UM POUCO DA MINHA HISTÓRIA COMO TDAH 17
II – VAMOS FALAR SOBRE TDAH? 37
2.1 – conceitos e características 38
2.2 – legislação 49
III – COMORBIDADES 51
3.1 – Transtorno Depressivo Maior 52
3.1.1 – Sintomas emocionais 52
3.2.2 – Sintomas físicos 53
3.1.3 – Sintomas cognitivos 53
3.2.4 – Sintomas motivacionais 54
3.2 – Transtornos de Ansiedade 54
3.2.1 – Síndrome do Pânico (TP) 55
3.2.2 – Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) 55
3.2.3 – Transtorno de Ansiedade de Separação (TAS) 56
3.3 – Transtornos Disruptivo, do
Controle de Impulsos e da Conduta 56
3.3.1 – Transtorno de Oposição-Desafiante (TOD) 57
3.3.2 – Transtorno de Conduta (TC) 58
3.3.3 – Transtorno Disruptivo de Desregulação
do Humor 60
3.4 – TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC)
E TRANSTORNOS RELACIONADOS 61
3.4.1 – Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) 61
3.5 – TRANSTORNO DO
NEURODESENVOLVIMENTO 61
3.5.1 – Transtorno de Tiques 62
3.5.2 – Transtorno do Espectro Autista (TEA) 62
3.6 – TRANSTORNO BIPOLAR E TRANSTORNOS
RELACIONADOS 64
3.6.1 – Transtorno Bipolar Tipo I 64
IV – CONSEQUÊNCIAS QUANDO NÃO TRATADO 65
V – CONSELHOS AOS PAIS, PROFESSORES E “TDAHs” 69
VI – TRABALHANDO COM ALUNOS: “TDAHs” OU NÃO 79
CONCLUSÃO 89
ANEXO 91
REFERÊNCIAS 95
Avaliações
Não há avaliações ainda.