Neuroeducação e Ações Pedagógicas

R$64,00

ISBN 978-85-7854-157-6

Organizador: Heber Maia

Volume 4 da Coleção Neuroeducação

Formato: 16x23cm

132 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2011 / 2º edição – 2014

Resumo

Aprender é uma capacidade que nasce com todo ser humano e que é desenvolvida ao longo de toda a sua vida. O aprendizado escolar é uma etapa essencial ao desenvolvimento intelectual da criança. O fracasso escolar nas civilizações industrializadas representa o fracasso social, devendo ser combatido por todos aqueles interessados na construção de uma juventude saudável. É um problema não só da Educação mas também da Saúde. O livro procura trazer uma reflexão sobre os aspectos do desenvolvimento cognitivo e da aprendizagem escolar da criança que promovam a capacitação dos professores e dos profissionais afins para o desafio da inclusão escolar.

A criança que nasce e se desenvolve com uma necessidade especial necessita de nosso cuidado para que desenvolva plenamente seu potencial acadêmico. Precisamos confrontar com coragem este momento importante em que, já admitindo que a escola seja para todos, é necessário construir uma escola onde todos realmente aprendam.

COLEÇÃO NEUROEDUCAÇÃO

VOLUME 1 – NEUROEDUCAÇÃO – A RELAÇAO ENTRE SAÚDE E EDUCAÇÃO

VOLUME 2 – NEUROCIÊNCIAS E DESENVOLVIMENTO COGNITIVO

VOLUME 3 – NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

VOLUME 4 – NEUROEDUCAÇÃO E AÇÕES PEDAGÓGICAS

Descrição

Currículo do organizador:

Heber de Souza Maia Filho
Médico especialista em Neurologia Pediátrica (Graduação e Residência Médica na Universidade Federal do Rio de Janeiro). Mestre em Medicina (área Neurologia). Doutor em Psiquiatria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor adjunto de Pediatria da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Neurologia/Neurociências e Pós-Graduação em Saúde Materno Infantil da UFF. Pesquisador da Unidade de Pesquisa Clínica (UFF).

Sumário:

Uma escola para todos…………………………………………….. 11

1 – A autoestima da criança e as necessidades educacionais especiais

Heber Maia e Marcia Cristina de Mendonça Tavares………………………………………….. 19

 2 – Resgatando o prazer pelos estudos da criança com dificuldade escolar

Ana Teresa Perdomo Molter……………………………… 27

 3 – O Registro das Ações Pedagógicas na Inclusão Escolar: a validade permanente do registro

Glória Maria Barros Vargas………………………………. 35

 4 – Intervenções pedagógicas para alunos com deficiência intelectual

Glória Maria Barros Vargas e Heber Maia…………… 45

5 – Estratégias pedagógicas para alunos com Autismo

Gisele de Freitas Chaffin Campagna e Nelma Alves Marques Pintor……………………………. 59

 6 – Inclusão escolar do aluno com deficiências múltiplas

Lúcia Helena da Cunha Lima Maia…………………… 73

 7 – Abordagem educacional dos portadores e deficiências sensoriais

Heber Maia e Ursula Thomé Costa……………………. 81

 8 – Estratégias para a inclusão de crianças com altas habilidades/superdotação

Cristina Maria Carvalho Delou………………………… 89

9 – Intervenções Pedagógicas com alunos portadores de Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade

Glória Maria Barros Vargas, Heber Maia e Rita Thompson………………………………………………. 103

 10 – Estratégias para a inclusão de crianças com Dislexia

Glória Maria Barros Vargas e Heber Maia…………… 121

Informação adicional

Peso 250 g
Dimensões 16 × 23 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?