Neurociência e sequência didática para Educação Infantil

R$60,00

 ISBN 978-85-7854-219-1

Autor: Geraldo Peçanha de Almeida

Formato: 16x23cm

148 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2012 / 2º edição – 2015

Resumo:

O LIVRO aborda uma nova metodologia para se trabalhar com turmas de educação infantil. Trata-se de usar unidades corporativas com a finalidade de criar sequência didática na rotina pedagógica com crianças de idades entre dois a cinco anos. Além disso, este trabalho mostra como desenvolver a sequência didática utilizando as cinco linguagens próprias para a infância: linguagem pictórica, linguagem sonora, linguagem sinestésica, linguagem midiática e linguagem gráfica, sempre tendo a Neurociência como ponto de apoio e de referências. Com este livro, tem-se a intenção de ajudar o educador a fazer planejamentos semanais de conteúdos, garantindo não só a vivência lúdica da infância mas também uma aprendizagem mais estruturada, respeitando, sobretudo, o desenvolvimento neurológico e intelectual de cada um.

Descrição

Currículo do autor:

GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA  é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.

Sumário:

Apresentação

Capítulo 1 – Bases neuropsicológicas do desenvolvimento infantil e suas contribuições para a aprendizagem

Capítulo 2 – O que é e como se compõe o cérebro humano?

Capítulo 3 – Mas, afinal, o que é e como se estrutura o sistema nervoso humano?

Capítulo 4 – Como acontece a aprendizagem infantil?

Capítulo 5 – A proposta de sequencia didática para a educação infanti

Capítulo 6 – Por que precisamos atualizar a infância?

Capítulo 7 – Como se constrói a sequência didática no planejamento da rotina da educação infantil?

Capítulo 8 – Exemplo de outra unidade coorporativa

Capítulo 9 – A sequência didática e a alfabetização

Capítulo 10 – Projeto sequência didática para leitura e escrita

Capítulo 11 – A sequência didática e os jogos

Considerações Finais

Referências

Informação adicional

Peso 250 g
Dimensões 16 × 23 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?