Descrição
Profª Dra. Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle
Psicóloga. Bacharel, licenciada e mestre em Psicologia Escolar e Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Doutora em Ciência pelo Instituto de Psicologia Social e do Trabalho da Universidade de São Paulo. Especialização em Psicologia Clínica e Psicopedagogia. Especialização em Psicologia do Sono por Notório Saber, pela Associação Brasileira de Medicina do Sono. MBA em Gestão Executiva em Psicologia do Trabalho, AVM. Extensão em Competências Gerenciais pela Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Educação Especial. Presidente de honra do Instituto de Neurociência e Tecnologia MRValle. Pesquisadora, escritora e autora de livros e artigos científicos.
Prof. Dr. Fernando César Capovilla
Psicólogo. Bacharel, licenciado e mestre em Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento (Universidade de Brasília, 1984). PhD em Psicologia Experimental (Temple University of Philadelphia, USA, 1989). Livre-docente em Neuropsicologia Clínica (Universidade de São Paulo, 2001). Professor titular da Universidade de São Paulo. Coordenador do Centro de Atendimento em Distúrbios de Comunicação e Linguagem Oral, Escrita e de Sinais da USP, do Laboratório de Neurociências Cognitivas da USP de 1989 até o presente. Já orientou cerca de 60 teses e dissertações e publicou o mesmo número de livros nessa área.
Profª Dra. Ângela Mathylde Soares
Professora. Pedagoga. Psicopedagoga. Psicanalista. Doutora Honoris Causa Dr.h.c. em Neurociências pela Emil Brunner World University – Flórida, USA. Mestre e doutora em estudos psicanalíticos (RJ). Doutora em Neurociências (Flórida, USA). Pôs-doutoramento em Neurociências (Flórida, USA). CEO da clínica Aprendizagem e Companhia-Saúde integral e Instituto. Conselheira Nacional da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPP). Presidente do Congresso Internacional Brain Connection Brasil. Diretora do Grupo de Investigação Clínica em Saúde e Educação da União Europeia /G3TES. Vice-diretora acadêmica da Associação Mineira de Psicanálise (AMAP).
Prof. Dr. Francisco B. Assumpção Jr.
Professor livre-docente pela Faculdade de Medicina da USP. Professor associado do Instituto de Psicologia da USP. Membro das Academias Paulista de Medicina e de Psicologia (Cad. 103 e cad. 17)
SUMÁRIO
PREFÁCIO …………………………………………………………………………………………………………. 11
Prof. Dr. Jaime Zorzi
APRESENTAÇÃO ………………………………………………………………………………………………. 15
1 – OS PARADOXOS DA INCLUSÃO: inclusão e autismo ……………………… 19
Claudia Aguiar
Francisco B. Assumpção Jr.
2 – EDUCAÇÃO INCLUSIVA: da prancha
do conhecimento à transumanidade …………………………………………………….. 29
Ângela Mathylde Soares
Luciana Cordeiro Felipetto
Otacílio José Ribeiro
3 – APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA DIGITAL INCLUSIVA:
revolução das letras com a turma do futuro verde ………………………………. 43
Luiza Elena L. Ribeiro do Valle
4 – A contribuição da neurobiologia na aprendizagem
ambiental e ecológica …………………………………………………………………….. 57
Marta Relvas
Luiza Elena L. Ribeiro do Valle
5 – O direito à matrícula das pessoas com deficiência no ensino regular e suas implicações jurídicas ………………………………………………………………. 69
Tânia Márcia de Carvalho
6 – PROCESSOS DE IMAGINAÇÃO VISUAL DA ARTICULAÇÃO NA LEITURA E ESCRITA EM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E SURDEZ ORALIZADA, COMO SE REVELAM NAS PARALEXIAS E PARAGRAFIAS; E O QUE AUTISTAS E NATICEGOS TÊM EM COMUM 81
Fernando César Capovilla
7 – O diagnóstico como norteador para práticas de inclusão no transtorno específico de leitura e transtorno do deficit de atenção 99
Simone Aparecida Capellini
Alexandra Beatriz Portes de Cerqueira César
Thaís Contiero Chiaramonte
Bianca dos Santos
8 – GAGUEIRA E TAQUIFEMIA: implicações educacionais ………………….. 111
Talissa Almeida Palharini,
Luana Altran Picoloto,
Cristiane Moço Canhetti de Oliveira
9 – INCLUSÃO EDUCACIONAL E AUTISMO: análise da literatura
sobre as melhores práticas de alta intensidade escolar e seus
resultados para linguagem …………………………………………………………………… 123
Amanda de Carvalho Pedra
Renata Monteiro Teixeira
Luciana Mendonça Alves
Letícia Corrêa Celeste
10 – Sistematização da assistência de enfermagem em pacientes com diagnóstico de paralisia cerebral …………………………………………….. 141
Gustavo Custódio Silva
Luiz Fernando Fogaça
Cristiane Aparecida Silveira-Monteiro
11 – SÍNDROME DE DOWN: da detecção à intervenção ……………………. 155
Donalda Baeta
12 – Fatores cognitivos, psicossociais e educacionais de crianças com a síndrome de Apert …………………………………………………………………………….. 173
Maria de Lourdes Merighi Tabaquim
13 – SONO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: orientação
para pais, professores e demais profissionais que interferem nesse
período de desenvolvimento ………………………………………………………………… 187
Luiza Elena Leite Ribeiro do Valle
Eduardo Leite Ribeiro do Valle
14 – A EDUCAÇÃO EM SAÚDE OCUPACIONAL PARA AS
PROFISSÕES LIGADAS À TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO:
debates possíveis …………………………………………………………………………………… 199
Madeline Silva Pereira
Eduani de Cássia Souza Teodoro
Isabel Ribeiro do Valle Teixeira
15 – AFETIVIDADE, INCLUSÃO E APRENDIZAGEM …………………………….. 215
Eugênio Cunha
16 – A nova empresa e a pessoa com
deficiência intelectual …………………………………………………………………… 231
Eduardo Barbosa
Sérgio Sampaio
17 – Famílias versus queixas recorrentes consideradas de risco para problemas de aprendizagem em escolares do 1º ano do ensino fundamental …………………………………………………………………………………………………………….. 237
Rosana Mendes Ribeiro
Ana Cristina Franco Roia
Camila Maia Pontes
Rosangela de Lima Yarshell
Rosani Molina de Carvalho
Avaliações
Não há avaliações ainda.