Descrição
Currículo da autora:
Palestrante, conferencista e consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Escolar.
Professora. Bióloga. Neurobióloga. Psicopedagoga. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Doutora e mestre em Psicanálise. Pós-Graduada em Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem.
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM, ministrando as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional.
Autora dos livros: Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem; Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem; Neurociência e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula; e Neurociência na Prática Pedagógica, todos publicados pela Wak Editora.
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
CAPÍTULO 1
COMO O CÉREBRO FUNCIONA PARA APRENDER?
1.1 Anatomia da aprendizagem
CAPÍTULO 2
ANATOMIA DA APRENDIZAGEM NO CÉREBRO HUMANO
2.1 A Bioquímica dos hemisférios
CAPÍTULO 3
GÊNEROS VERSUS CÉREBRO VERSUS APRENDIZAGEM
3.1 Os hormônios e o intelecto
3.2 Hormônios e comportamentos
CAPÍTULO 4
ASPECTOS MOTIVACIONAIS DA APRENDIZAGEM, DA INTELIGÊNCIA E DAS HABILIDADES
4.1 Dicas para melhorar a memória – usando mapa mental
4.2 O que os professores podem fazer diante da inteligência e das habilidades predominantes reveladas nos estudantes?
CAPÍTULO 5
EDUCAÇÃO EMOCIONAL E AS “DIFERENÇAS SUSPEITAS” ENTRE MENINOS E MENINAS NO RENDIMENTO ESCOLAR
5.1 Qual a diferença entre pensamentos e sentimentos de meninos e meninas?
5.2 Educação Emocional, os hemisférios cerebrais e a escola
5.3 Educação Emocional e as diferentes suspeitas
5.4 Padrão menina
5.5 Padrão menino
5.6 O agir em sala de aula
5.7 Gêneros, sexualidades e comportamentos na escola – um desafio a superar
CAPÍTULO 6
O IMPORTANTE É O AFETO
6.1 Algumas experiências obtidas em conversas com os estudantes
6.2 Conversas com professores. O que pensam sobre tudo isso?
6.3 Paixão e razão, eis a questão! Com muito prazer!
PARA CONCLUIR
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.