Descrição
CLAUDIA DINIZ DA SILVA
Fonoaudióloga (UVA). Graduanda em Pedagogia (Universidade Estácio de Sá). Mestre em Saúde Mental pelo Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório-Motora – IPUB/UFRJ. Pós-graduada em Fonoaudiologia Clínica (UNESA), Neurofisiologia (IBMR), Neurologia da Motricidade (IBMR), Fonoaudiologia Hospitalar (IBMR), Pedagogia da Infância (UNESA) e Neurociência aplicada à Aprendizagem (UFRJ). Coordenadora e docente do curso de pós-graduação em Neurociências Aplicadas (Lato Sensu) – UFRJ. Professora pesquisadora do Núcleo de Estudos em Neurociências e Educação (NeuroEduc) do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento, área predominante: Neurociências; Educação, Comunicação, Ensino, Fisiologia; Comunicação em Ciências; Divulgação Científica (UFRJ). Docente nos cursos de Pós-Graduação da CENSUPEG (Neuropsicopedagogia Clínica e Neuropsicopedagogia e Educação Especial Inclusiva). Diretora e coordenadora pedagógica do Núcleo de Capacitação Profissional em Neurociências Claudia Diniz. Docente do curso de pós-graduação em Neurociência Pedagógica e Psicopedagogia na AVM Educacional/UCAM. Docente do curso de pós-graduação em Neurociência, Desenvolvimento Infantil e Aprendizagem na UNISAUDE.
SUMÁRIO
Prefácio 9
Capítulo 1
Entre as sinapses e o aprendizado, existe
um docente – Jainne Martins Ferreira 13
Capítulo 2
Neurociência na sala de aula – Clarissa Schitine 31
Capítulo 3
A contribuição da Neurociência para a prática
da alfabetização e letramento – Glauciê Gleyds 39
Capítulo 4
Funções Executivas e
aprendizagem – Jane Corrêa 49
Capítulo 5
Neurociência, aprendizagem e currículo escolar:
fatores biológicos e sociais que influenciam na
prática pedagógica – Washington Adolfo Batista 61
Capítulo 6
A importância da coerência na banda alfa para
o processamento da atenção no aprendizado
escolar – Claudia Diniz da Silva 75
Capítulo 7
Dificuldades cognitivas em adolescentes em
medida socioeducativa: um desafio – Flavio
Roberto de Carvalho Santos 85
Capítulo 8
A Neurociências e o uso da maconha no processo
de aprendizagem de adolescentes – Rafael Regis
da Costa Rodrigues 95
Capítulo 9
Neurofeedback – Alex Santos Rocha 109
Avaliações
Não há avaliações ainda.