Música e Filosofia – Por uma educação ética-estética

R$62,00

ISBN 978-85-7854-447-8

Autora: Marcia Victorio

Formato: 14x21cm

176 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2018

Resumo:

O livro apoia-se na pesquisa de doutorado em Ciências da Educação, realizado pela autora na Universidad Americana, em Assunção, Paraguai, cujo título foi revalidado pelo Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UNIRIO e nos 30 anos de experiência dela como educadora musical em escola pública (Colégio Pedro II) e particular (Externato Coração Eucarístico).

Apresenta alguns conceitos sobre ética-estética, destacando pensadores que se debruçaram sobre esta ideia para, em seguida, fundamentar o diálogo como a base do conhecimento. Prossegue analisando as relações entre a construção de um sujeito autônomo (ético), segundo a Psicogênese de Jean Piaget, e a de um indivíduo criativo e crítico (ético/estético), segundo a Psicopedagogia Musical de Violeta de Gainza.

Por fim, considerando os três níveis da educação básica, demonstra por meio de propostas de atividades musicais, pautadas nos princípios apresentados, como a Educação Musical estará comprometida com a construção de um indivíduo autônomo capaz de fazer escolhas positivas (biófilas) para o seu viver de modo a contribuir, por ressonância, para o bem-estar coletivo e, por consequência, para um viver em paz e harmonia.

 

Categoria:

Descrição

Currículo da autora:

Marcia Victorio

Doutora em Ciências da Educação/Música. Mestre em Música. Psicóloga. Arteterapeuta. Terapeuta floral. Palestrante, conferencista e facilitadora de oficinas de música e de Arteterapia em eventos nacionais e internacionais. Professora aposentada do Colégio Pedro II, disciplina Educação Musical. Professora convidada do curso de Pós-Graduação em Arteterapia e Processos de Criação na Universidade Veiga de Almeida, do curso de Formação em Arteterapia Lígia Diniz, do curso de Formação em Arteterapia Caminhos do Self e do Temenos Arteterapia – Centro de Estudos. Orientadora de dissertações e teses na Universidad Americana, Assunção, Paraguai. Componente de Bancas de Qualificação e de Defesa na Escola de Música da UFRJ/RJ. Membro fundador da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro (AARJ 007) e membro do Conselho de Honra da União Brasileira de Arteterapia.

Autora do livro “Impressões Sonoras – música em Arteterapia” (2008), do livro “O Bê-a-bá do Dó-ré-mi – reflexões e práticas sobre a educação musical em escolas de ensino básico” (2011) e do livro “Um Jardim Musical – a Música na Educação Infantil Pré-Escolar” (2015), todos editados pela Wak Editora, além de diversos artigos em revistas e periódicos 

 

SUMÁRIO

PREFÁCIO 9

APRESENTAÇÃO 13

  1. EDUCAÇÃO – MÚSICA – ÉTICA – ESTÉTICA: contextos e conceitos 17
  2. ÉTICA E ESTÉTICA: conceituações e principais pensadores 31

2.1 Sócrates, Platão e Aristóteles 35

2.2 São Tomás de Aquino 46

2.3 Baumgarten 49

2.4 Kant 50

2.5 Hegel 54

2.6 Schiller 56

  1. O DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO COMO BASE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ÉTICO-ESTÉTICO 69

3.1 Percursos 72

3.2 Práticas Educativas 84

3.2.1 Martin Buber 85

3.2.2 Paulo Freire 90

3.2.3 Edgar Morin 94

3.2.4 Educação Holística 99 4. A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA MORAL/ÉTICA EM JEAN PIAGET 103

4.1 A Construção do conhecimento cognitivo 105

4.2 Etapas do desenvolvimento da inteligência 110

  1. EDUCAÇÃO E PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA MORAL/ÉTICA 117

5.1 O processo de construção da moral autônoma 120

5.2 Autonomia e processos de educação 128

  1. A EDUCAÇÃO MUSICAL NA PERSPECTIVA ÉTICA/ESTÉTICA 135

6.1 Algumas metodologias do ensino de música 138

6.2 A Psicopedagogia musical de Violeta de Gainza 142

6.2.1 Etapas do desenvolvimento musical segundo Gainza 144

6.2.2 Expressão e comunicação musical 148

  1. PROPOSTAS DE ATIVIDADE ÉTICA-ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL 151

7.1 Educação Infantil: reconhecendo os seus próprios sons 159

7.2. Ensino Fundamental I: trabalhando o entorno sonoro 161

7.3 Ensino Fundamental II: a vida e sua trilha sonora 163

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS 165

REFERÊNCIAS 169

Informação adicional

Peso 0,250 kg
Dimensões 14 × 21 × 1 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?