Descrição
Currículo da autora:
Marcia Victorio
Doutora em Ciências da Educação/Música. Mestre em Música. Psicóloga. Arteterapeuta. Terapeuta floral. Palestrante, conferencista e facilitadora de oficinas de música e de Arteterapia em eventos nacionais e internacionais. Professora aposentada do Colégio Pedro II, disciplina Educação Musical. Professora convidada do curso de Pós-Graduação em Arteterapia e Processos de Criação na Universidade Veiga de Almeida, do curso de Formação em Arteterapia Lígia Diniz, do curso de Formação em Arteterapia Caminhos do Self e do Temenos Arteterapia – Centro de Estudos. Orientadora de dissertações e teses na Universidad Americana, Assunção, Paraguai. Componente de Bancas de Qualificação e de Defesa na Escola de Música da UFRJ/RJ. Membro fundador da Associação de Arteterapia do Rio de Janeiro (AARJ 007) e membro do Conselho de Honra da União Brasileira de Arteterapia.
Autora do livro “Impressões Sonoras – música em Arteterapia” (2008), do livro “O Bê-a-bá do Dó-ré-mi – reflexões e práticas sobre a educação musical em escolas de ensino básico” (2011) e do livro “Um Jardim Musical – a Música na Educação Infantil Pré-Escolar” (2015), todos editados pela Wak Editora, além de diversos artigos em revistas e periódicos
SUMÁRIO
PREFÁCIO 9
APRESENTAÇÃO 13
- EDUCAÇÃO – MÚSICA – ÉTICA – ESTÉTICA: contextos e conceitos 17
- ÉTICA E ESTÉTICA: conceituações e principais pensadores 31
2.1 Sócrates, Platão e Aristóteles 35
2.2 São Tomás de Aquino 46
2.3 Baumgarten 49
2.4 Kant 50
2.5 Hegel 54
2.6 Schiller 56
- O DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO COMO BASE DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO ÉTICO-ESTÉTICO 69
3.1 Percursos 72
3.2 Práticas Educativas 84
3.2.1 Martin Buber 85
3.2.2 Paulo Freire 90
3.2.3 Edgar Morin 94
3.2.4 Educação Holística 99 4. A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA MORAL/ÉTICA EM JEAN PIAGET 103
4.1 A Construção do conhecimento cognitivo 105
4.2 Etapas do desenvolvimento da inteligência 110
- EDUCAÇÃO E PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA MORAL/ÉTICA 117
5.1 O processo de construção da moral autônoma 120
5.2 Autonomia e processos de educação 128
- A EDUCAÇÃO MUSICAL NA PERSPECTIVA ÉTICA/ESTÉTICA 135
6.1 Algumas metodologias do ensino de música 138
6.2 A Psicopedagogia musical de Violeta de Gainza 142
6.2.1 Etapas do desenvolvimento musical segundo Gainza 144
6.2.2 Expressão e comunicação musical 148
- PROPOSTAS DE ATIVIDADE ÉTICA-ESTÉTICA NA EDUCAÇÃO MUSICAL 151
7.1 Educação Infantil: reconhecendo os seus próprios sons 159
7.2. Ensino Fundamental I: trabalhando o entorno sonoro 161
7.3 Ensino Fundamental II: a vida e sua trilha sonora 163
- CONSIDERAÇÕES FINAIS 165
REFERÊNCIAS 169
Avaliações
Não há avaliações ainda.