Descrição
André Codea
Líder Carioca na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Palestrante e professor em Neurociência Pedagógica. Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Pós-graduado em Anatomia Humana e Biomecânica, em Gestão Escolar, em Neurociência e Educação e em Tecnologias Educacionais. MBA em Liderança e Gestão Escolar. MBA em Gestão Estratégica da Administração Pública. Profissional de Educação Física. Professor de Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro. Professor de pós-graduação da AGOS Educação. Autor dos livros “Neurodidática: fundamentos e princípios” e “Neurociência Pedagógica: ciência do Cérebro aplicada à Aprendizagem Escolar”. Coautor em vários livros. Colunista em revistas de divulgação científica. Articulista.
SUMÁRIO
PREFÁCIO ………………………………………………………………………………. 7
INTRODUÇÃO ………………………………………………………………………. 11
Trilha de Aprendizagem Conceitual – Neurodidática na Prática Pedagógica: Como pensar a prática baseado nos princípios da Neurociência? ……………………………………….. 15
REPENSANDO O QUEIJO – NOVOS PARADIGMAS E NOVAS PRÁTICAS DOCENTES …………………………………………… 17
A SENSIBILIDADE EMOCIONAL DO DOCENTE NA SALA DE AULA ……………………………………… 29
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NA SALA DE AULA ………………………………………………………………… 37
ENSINE O DISCENTE A APRENDER ……………………………………. 51
AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: DICAS PARA A SALA DE AULA ……………………………………………. 67
IMPLANTANDO UMA CULTURA DA EXCELÊNCIA …………… 79
PLASTICIDADE CEREBRAL, APRENDIZAGEM E SALA DE AULA …………………………………….. 87
Trilha de Aprendizagem Prática – Metodologias Ativas de Aprendizagem e Estratégias Práticas Interessantes ….. 95
O DISCENTE COMO CENTRO DO PROCESSO EDUCATIVO ………………………………………………… 97
ENSINO REMOTO, HÍBRIDO E PRESENCIAL: DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS …………………………………………… 105
METODOLOGIAS ATIVAS I – SALA DE AULA INVERTIDA ………………………………………………… 111
METODOLOGIAS ATIVAS II – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS ………………….. 119
METODOLOGIAS ATIVAS III – APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS ………………………. 125
METODOLOGIAS ATIVAS IV – A TÉCNICA FEYNMAN DE APRENDIZAGEM RÁPIDA ……………………………… 137
METODOLOGIAS ATIVAS V – GAMIFICAÇÃO ……………………. 143
METODOLOGIAS ATIVAS VI – APRENDIZAGEM BASEADA EM EQUIPES …………………………. 151
METODOLOGIAS ATIVAS VII – MÉTODO 300 ……………………. 159
METODOLOGIAS ATIVAS VIII – STEAM ………………………………. 165
ESTRATÉGIAS I – USO DE SUCATA COM METODOLOGIAS ATIVAS ……………………………………………… 175
ESTRATÉGIAS II – UTILIZAÇÃO DE VÍDEOS EM SALA DE AULA …………………………………………….. 181
ESTRATÉGIAS III – STORYTELLYING OU CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS …………………………………………….. 189
ESTRATÉGIAS IV – MAPAS MENTAIS ……………………………………. 195
ESTRATÉGIAS V – DESIGN THINKING NA EDUCAÇÃO …….. 201
ESTRATÉGIAS VI – BRAINSTORMING, BRAINWRITING E BRAINDRAWING ………………………………………. 207
REFERÊNCIAS ………………………………………………………………………… 213
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