Descrição
Currículo do autor:
Prof. Dr. Roberto Giancaterino, PhD, nasceu em 1964, na cidade de Campinas, estado de São Paulo. Residente em São Bernardo do Campo – SP. É Pós-Doutorado em Educação; Doutor em Filosofia, Tecnologia Educacional e Mestre em Ciências da Educação e Valores Humanos. Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional; Valores Humanos Transdisciplinares; Docência do Ensino Superior; Administração e Supervisão Educacional. Também é Bacharel e Licenciado em: Filosofia, Física, Matemática e Pedagogia. Escritor. Pesquisador. Palestrante. Conferencista e Seminarista na área Educacional.
Sumário:
Apresentação
Introdução
Capítulo I – Educação: um Problema em Discussão
Contexto Educacional
Teorias da Aprendizagem
Interacionismo
Construtivismo
Estágios de Desenvolvimento
Capítulo II – A Importância de Ensinar a História da Matemática para o Ensino Fundamental
Processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática
A Matemática e a Psicologia Educacional
Uma Visão dos Parâmetros Curriculares Nacionais da Matemática
O Professor de Matemática e as Novas Tecnologias
A Matemática Essencial aos Cidadãos do Mundo Neste Novo Milênio
Capítulo III – Filosofia da Matemática
Concepção Histórica Evolutiva da Matemática
Aspectos Históricos
História da Matemática: sua Importância
A Construção do Saber por meio da Matemática
O Ensino da Matemática por meio dos Jogos
Capítulo IV – Da Educação Matemática à Etnomatemática: um Estado da Arte
Etnomatemática: um Estado da Arte
Código e Arte: a Etnomatemática dos Incas
Geometria a Serviço dos Deuses no Japão
A Arte dos Adivinhos em Madagascar
Os Ceramistas da Região do Jequitinhonha: uma Investigação Etnomatemática
Capítulo V – Etnomatemática: um Novo Caminho para o Ensino da Matemática
Conceitos da Etnomatemática
Característica da Etnomatemática
Objetivos da Educação Matemática
As Tendências da Educação Matemática
Os Desafios da Etnomatemática no Currículo Escolar
Educação Matemática: um Desafio para os Educadores
Capítulo VI – Proposição do Modelo para um Novo Professor de Matemática
Capacidade de Superação
Educação Continuada
Relacionamento Interpessoal
Colaboração Docente
Situações de Aprendizagem
Competências e Habilidades Essenciais ao Perfil dos Professores de Matemática
Considerações Finais
Referências
Avaliações
Não há avaliações ainda.