Ler – Leitura, escrita e reeducação

R$90,00

ISBN 978-85-7854-277-1

Autor: Rafael Silva Pereira

Formato: 21x28cm

80 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2013 /  2º edição – 2015

Resumo:

A Leitura e a Escrita nunca foram um processo fácil de ensinar e são também o culminar de um processo  complexo importante e decisivo na vida de todos os escolares. Mas, talvez, esse seja o problema central nesta matéria. A excessiva preocupação com o ensino da Leitura e da Escrita como um resultado final que tem De ser perfeito, ou seja, todos os alunos, em determinada idade, têm de saber ler e escrever. Isto é uma preocupação que desvirtua o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.

Este processo torna-se ainda mais complicado quando os alunos têm dificuldades neste âmbito, cujo comprometimento resulta de uma Dificuldade de Aprendizagem ou de uma Dificuldade de Aprendizagem Específica, como a Dislexia, inerentes a condições neurobiológicas que exigem dos profissionais da Educação e da Saúde conhecimentos diferenciados sobre como trabalhar a alfabetização de tais crianças.

Neste sentido, é que se reveste de enorme importância a utilização não apenas de estratégias diferenciadas mas também de instrumentos de estimulação e reeducação adequados, que facilitem a intervenção, seja na escola ou na clínica.

O LER consiste justamente em um novo instrumento,  capaz de contribuir de uma forma simples, científica e eficaz para o trabalho do profissional  e facilitar o alcance de resultados mais positivos no processo de alfabetização de crianças portadoras de Transtornos de Aprendizagem por meio da estreita ligação entre a Neurociência, a Psicopedagogia e a Educação.

O LER é constituído por um conjunto de materiais práticos de estimulação associando intimamente o treino cognitivo, a Psicomotricidade e a consciência fonológica.

Fora de estoque

Descrição

Currículo do autor:
Rafael Silva Pereira nasceu em Portugal. É especialista em Dislexia e professor. A sua formação de base é Bacharel do 1º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém. Licenciou-se em 1998 pela Escola Superior de Educação Almeida Garret em 2º Ciclo do Ensino Básico na variante de Português, História e Ciências Sociais.
No ano de 2004, concluiu o Mestrado em Didática das Línguas na vertente de Língua Não Materna, pela Universidade de Aveiro. Concluiu sua Tese de Doutoramento na Universidade da Extremadura, na Espanha.

Sumário:

Prefácio

Introdução

Processos de aquisição de Leitura e Escrita

Desenvolvimento da leitura e da escrita

Funcionamento Cerebral na Leitura e Escrita

 Processos de Leitura

A Rota Lexical

A Rota fonológica

Como Intervir

O LER

Objetivos do LER

Áreas em estimulação no LER

Psicomotricidade

Memória

Consciência Fonológica

Consciência da Palavra

Consciência Silábica

Consciência Intrassilábica

Consciência Fonêmica

Avaliação

Exercícios de Reeducação

Referências

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?