Ler – Leitura, escrita e reeducação
R$90,00
ISBN 978-85-7854-277-1
Autor: Rafael Silva Pereira
Formato: 21x28cm
80 páginas
Ano de publicação: 1º edição – 2013 / 2º edição – 2015
Resumo:
A Leitura e a Escrita nunca foram um processo fácil de ensinar e são também o culminar de um processo complexo importante e decisivo na vida de todos os escolares. Mas, talvez, esse seja o problema central nesta matéria. A excessiva preocupação com o ensino da Leitura e da Escrita como um resultado final que tem De ser perfeito, ou seja, todos os alunos, em determinada idade, têm de saber ler e escrever. Isto é uma preocupação que desvirtua o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.
Este processo torna-se ainda mais complicado quando os alunos têm dificuldades neste âmbito, cujo comprometimento resulta de uma Dificuldade de Aprendizagem ou de uma Dificuldade de Aprendizagem Específica, como a Dislexia, inerentes a condições neurobiológicas que exigem dos profissionais da Educação e da Saúde conhecimentos diferenciados sobre como trabalhar a alfabetização de tais crianças.
Neste sentido, é que se reveste de enorme importância a utilização não apenas de estratégias diferenciadas mas também de instrumentos de estimulação e reeducação adequados, que facilitem a intervenção, seja na escola ou na clínica.
O LER consiste justamente em um novo instrumento, capaz de contribuir de uma forma simples, científica e eficaz para o trabalho do profissional e facilitar o alcance de resultados mais positivos no processo de alfabetização de crianças portadoras de Transtornos de Aprendizagem por meio da estreita ligação entre a Neurociência, a Psicopedagogia e a Educação.
O LER é constituído por um conjunto de materiais práticos de estimulação associando intimamente o treino cognitivo, a Psicomotricidade e a consciência fonológica.
Fora de estoque
Descrição
Currículo do autor:
Rafael Silva Pereira nasceu em Portugal. É especialista em Dislexia e professor. A sua formação de base é Bacharel do 1º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém. Licenciou-se em 1998 pela Escola Superior de Educação Almeida Garret em 2º Ciclo do Ensino Básico na variante de Português, História e Ciências Sociais.
No ano de 2004, concluiu o Mestrado em Didática das Línguas na vertente de Língua Não Materna, pela Universidade de Aveiro. Concluiu sua Tese de Doutoramento na Universidade da Extremadura, na Espanha.
Sumário:
Prefácio
Introdução
Processos de aquisição de Leitura e Escrita
Desenvolvimento da leitura e da escrita
Funcionamento Cerebral na Leitura e Escrita
Processos de Leitura
A Rota Lexical
A Rota fonológica
Como Intervir
O LER
Objetivos do LER
Áreas em estimulação no LER
Psicomotricidade
Memória
Consciência Fonológica
Consciência da Palavra
Consciência Silábica
Consciência Intrassilábica
Consciência Fonêmica
Avaliação
Exercícios de Reeducação
Referências
Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.
Avaliações
Não há avaliações ainda.