Ler – Leitura, escrita e reeducação

R$90,00

ISBN 978-85-7854-277-1

Autor: Rafael Silva Pereira

Formato: 21x28cm

80 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2013 /  2º edição – 2015

Resumo:

A Leitura e a Escrita nunca foram um processo fácil de ensinar e são também o culminar de um processo  complexo importante e decisivo na vida de todos os escolares. Mas, talvez, esse seja o problema central nesta matéria. A excessiva preocupação com o ensino da Leitura e da Escrita como um resultado final que tem De ser perfeito, ou seja, todos os alunos, em determinada idade, têm de saber ler e escrever. Isto é uma preocupação que desvirtua o processo ensino-aprendizagem da leitura e da escrita.

Este processo torna-se ainda mais complicado quando os alunos têm dificuldades neste âmbito, cujo comprometimento resulta de uma Dificuldade de Aprendizagem ou de uma Dificuldade de Aprendizagem Específica, como a Dislexia, inerentes a condições neurobiológicas que exigem dos profissionais da Educação e da Saúde conhecimentos diferenciados sobre como trabalhar a alfabetização de tais crianças.

Neste sentido, é que se reveste de enorme importância a utilização não apenas de estratégias diferenciadas mas também de instrumentos de estimulação e reeducação adequados, que facilitem a intervenção, seja na escola ou na clínica.

O LER consiste justamente em um novo instrumento,  capaz de contribuir de uma forma simples, científica e eficaz para o trabalho do profissional  e facilitar o alcance de resultados mais positivos no processo de alfabetização de crianças portadoras de Transtornos de Aprendizagem por meio da estreita ligação entre a Neurociência, a Psicopedagogia e a Educação.

O LER é constituído por um conjunto de materiais práticos de estimulação associando intimamente o treino cognitivo, a Psicomotricidade e a consciência fonológica.

Fora de estoque

Descrição

Currículo do autor:
Rafael Silva Pereira nasceu em Portugal. É especialista em Dislexia e professor. A sua formação de base é Bacharel do 1º Ciclo do Ensino Básico pela Escola Superior de Educação de Santarém. Licenciou-se em 1998 pela Escola Superior de Educação Almeida Garret em 2º Ciclo do Ensino Básico na variante de Português, História e Ciências Sociais.
No ano de 2004, concluiu o Mestrado em Didática das Línguas na vertente de Língua Não Materna, pela Universidade de Aveiro. Concluiu sua Tese de Doutoramento na Universidade da Extremadura, na Espanha.

Sumário:

Prefácio

Introdução

Processos de aquisição de Leitura e Escrita

Desenvolvimento da leitura e da escrita

Funcionamento Cerebral na Leitura e Escrita

 Processos de Leitura

A Rota Lexical

A Rota fonológica

Como Intervir

O LER

Objetivos do LER

Áreas em estimulação no LER

Psicomotricidade

Memória

Consciência Fonológica

Consciência da Palavra

Consciência Silábica

Consciência Intrassilábica

Consciência Fonêmica

Avaliação

Exercícios de Reeducação

Referências

Informação adicional

Peso 300 g
Dimensões 21 × 28 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?