A Produção de Textos nas Séries Iniciais – Desenvolvendo as competências da escrita

R$62,00

ISBN 978-85-88081-30-7

Autor: Geraldo Peçanha de Almeida

Formato: 16x23cm

156 páginas

Ano de publicação: 1º edição- 2005 / 6º edição- 2011

Resumo:

Este livro faz parte de um projeto maior, com esse serão três livros dando enfoque à mesma questão, produção de textos, escrita, reestruturação de textos, retextualização e desenvolvimento de pensamento próprio. Este primeiro aborda o trabalho de produção de textos a partir do conceito de gêneros, quer dizer, é uma excelente ferramenta para o trabalho diário do professor porque os gêneros trabalham com textos utilizados no dia-a-dia da criança. Quando há uma necessidade, ou o próprio professor desenvolve essas necessidades, a proposta irá dar cabo na demanda. Há, em todas as atividades, um roteiro prévio sobre aquilo que se entende pela proposta. O autor define a partir de conceitos sociais, o que é cada um dos conceitos e daí em diante apresenta o trabalho. O estilo de Geraldo Peçanha torna muito simples o uso do material. Há uma parte que contém atividades lúdicas para se trabalhar com a escrita e com os vários tipos de textos. Geraldo também levanta algumas questões sobre dificuldades de aprendizagem na escola fundamental, situando o processo a ser desenvolvido.

Fora de estoque

Descrição

Currículo do autor:

GERALDO PEÇANHA DE ALMEIDA  é professor da UFPR – Universidade Federal do Paraná. É autor de mais de 30 livros na área de educação. Já trabalhou em todos os estados brasileiros como palestrante. Foi professor e coordenador de ensino superior do Grupo Positivo e da Fundação Getúlio Vargas. Atua como consultor para o Grupo Pitágoras e já prestou consultoria para o MEB, órgão ligado à CNBB – Confederação Nacional dos Bispos do Brasil. É formado em Educação pela UNESP – Universidade Estadual de São Paulo. Fez mestrado na UFPR – Universidade Federal do Paraná e doutorado na UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina. Tem como orgulho o fato de ter sido professor, por nove anos, nos cursos de educação infantil e de alfabetização. Porém seu maior desafio foi ser palestrante e professor em Moçambique, na África, em fevereiro de 2011 – ofício que mudou sua trajetória profissional.

Sumário:

Capítulo I

O desenvolvimento da escrita na infância                                                          

      Desenvolvendo as competências da escrita nas séries iniciais

      A formação de alunos-escritores e suas características

      Alfabetização:o início da formação do arquiteto textual

      Alfabetização: apropriação de muitas linguagens

      Alfabetização: pensando nos textos do dia a dia

      Observações importantes do trabalho com textos na   alfabetização

      Os níveis da absorção da escrita

Capítulo II

Propostas para práticas de formação de alunos produtores de textos em salas de alfabetização               

Como entender estas propostas?

Os símbolos

As embalagens

Caixa mágica

Listas

A reestruturação de textos dos alunos do ensino fundamental

As competências da escrita em cada uma das séries iniciais do ensino fundamental

As características para serem exploradas e trabalhadas no desenvolvimento de um texto, independentemente da série em que o aluno se encontra no ensino fundamental

O que constitui cada um dos elementos

Estrutura

Paragrafação

Pontuação

A história a ser contada

Vocabulário

Criatividade

Adequação

Capítulo III

O trabalho de produção de textos a partir dos conceitos de gêneros

Gêneros da ordem narrar

Gêneros da ordem relatar

Gêneros da ordem de argumentar

Gêneros da ordem de expor

Gêneros da ordem do instituir ou do prescrever

Capítulo IV                                                                                                                                                                        

Proposta – Adivinhas

Proposta – Artigos

Proposta – Autobiografia

Proposta – Aviso

Proposta – Biografia

Proposta – Solicitação

Proposta – Bula

Proposta – Carta

Proposta – Reclamação

Proposta – Conferência

Proposta – Constituição

Proposta – Estatuto

Proposta – Contrato

Proposta – Conto de Fadas

Um espinho de marfim

Proposta – Convocação

Proposta – Cordel

Proposta – Crônica

Proposta – Lenda

Proposta – Debate

Proposta – Diálogo

Proposta – Diário

Proposta – Editorial

Proposta – Instrução

Proposta – Manifesto

Proposta – Narrativa

Proposta – Romance

Proposta – Notícia

Proposta – Reportagem

Proposta – Piada

Proposta – Receita

Proposta – Regimento, Regras, Regulamento

Proposta – Relato Histórico

Proposta – Inventário

Proposta – Relato de Viagem

Proposta – Resumo e Resenha

Proposta – Testemunho

Proposta – Texto

Proposta – Verbete

Capítulo V

Práticas de percepção e produção de textos diversos                                    

Proposta – Dominó

      Proposta – E

Informação adicional

Peso 250 g
Dimensões 16 × 23 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?