Descrição
Currículo dos organizadores:
Aline Gomes da Silva é mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Pedagoga pela UNIRIO. Especialista em Surdez de Letramento pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). Professora do Colégio de Aplicação do INES. Integrante da Rede de Formação Docente: Narrativas e Experiências (Rede Formad).
Tiago Ribeiro é doutorando em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Mestre em Educação e pedagogo pela mesma universidade. Professor do Colégio de Aplicação do INES. Integrante da Rede Formad e do Grupo de Pesquisa: Práticas Educativas e Formação de Professores (GPPF/UNIRIO).
Sumário:
Apresentação
APRESENTAÇÃO: algumas palavras em forma de convite
(Tiago Ribeiro e Aline Gomes da Silva)
Prefácio
(Amanda do Prado Ribeiro)
Capítulo 1
ENSAIOS DE PESQUISA SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO DE SURDOS: entre o maior e o menor da educação
(Luma Balbi de Figueiredo e Cordeiro e Anelice Ribetto)
Capítulo 2
OFICINA DE LEITURA: uma proposta bilíngue para a formação de leitores surdos
(Aline Gomes da Silva)
Capítulo 3
CONSEQUÊNCIAS DA AQUISIÇÃO TARDIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS NA COMPREENSÃO LEITORA DA LÍNGUA PORTUGUESA, COMO SEGUNDA LÍNGUA, EM SUJEITOS SURDOS
(Simone Gonçalves Lima da Silva)
Capítulo 4
REFLEXÕES SOBRE LEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS
(Tiago Ribeiro, Edivana S. Machado dos Santos e Luciana Andréia R. Furtado)
Capítulo 5
PRÁTICAS DE LEITURA LITERÁRIA E HIBRIDISMO CULTURAL EM UM CONTEXTO DE JOVENS E ADULTOS SURDOS
(Alessandra Gomes e Vanderléa Oliveira)
Capítulo 6
A RELAÇÃO DOS SURDOS COM A LÍNGUA PORTUGUESA EM UM CONTEXTO BILÍNGUE
(Bruna Crescêncio Neves e Ronice Müller de Quadros)
Capítulo 7
“AÍ, EU OLHO, ESCREVO E APRENDO”: Narrativas de estudantes surdos sobre aprendizagem e ensino da Língua Portuguesa (escrita) no Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos.
(Marise Porto Gomes)
Capítulo 8
ENTRE DOIS MUNDOS: A experiência do Sarau Bilíngue e a contribuição para o desenvolvimento de práticas de letramento em L2 para Surdos e Ouvintes
(Daniele Barboza Moura)
Avaliações
Não há avaliações ainda.