A inclusão de crianças na escola – O papel do educador diante das dificuldades de aprendizagem

R$54,00

ISBN 978-85-7854-420-1

Autora: Michele Joia

Formato: 14x21cm

112 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2018 / 2º edição – 2023

Resumo:

Inclusão, uma palavra muito citada na atualidade, mas não colocada realmente em prática. O motivo não é porque o professor ou a escola não quer fazer, falta conhecimento, falta informação adequada e uma linguagem clara. A formação inicial do educador não prevê, em sua totalidade, que, no caminho da docência, este receberá crianças com dificuldades escolares e como atuar com as mesmas.

As salas de aula estão repletas de crianças com variadas dificuldades que necessitam de um olhar diferenciado e uma mudança, mesmo que seja de afeto. Assim, o professor poderá oferecer aos seus alunos um espaço mais acolhedor.

Descrição

Michele Joia

Pedagoga. Psicopedagoga Clínica e Institucional. Educadora Especial, especialista em autismo, qualificada ABA. Professora e orientadora de Pós-graduação na área de Educação Inclusiva. Palestrante na área de Saúde e Educação. Atua em consultório com crianças com dificuldades especiais. Coordenadora do SOP – Serviço de Orientação Psicopedagógica para crianças com necessidades educacionais especiais em escolas particulares. Gestora das empresas CITV e Criar Recriar – Prevenção e Promoção de Saúde na Educação.

Sumário:

Prefácio…………………………………………………………………………… 13

Introdução……………………………………………………………………… 17

Capítulo I – O que é aprendizagem? O que é inclusão? Conceito e significado………………… 19

Conceitos……………………………………………………………….. 21

Aprendizagem segundo Piaget…………………………. 26

A inclusão de acordo com Piaget……………………… 30

Aprendizagem na visão de Vygotsky……………….. 31

A inclusão de acordo com Vygotsky………………… 35

Capítulo II – Aspectos psicoeducacionais para a aprendizagem plena: o papel do educador diante das dificuldades de aprendizagem……………….. 37

Professores mediadores e facilitadores……………. 43

O professor e a intervenção……………………………….. 44

Capítulo III – Conhecimentos fundamentais para a intervenção pedagógica. Os distúrbios e os transtornos de aprendizagem na sala de aula………………………………………………………………. 47

Dislexia……………………………………………………………………. 50

Disortografia…………………………………………………………. 52

Disgrafia…………………………………………………………………. 54

Discalculia………………………………………………………………. 55

T DAH – Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade……………………………………. 56

T DA…………………………………………………………………………. 58

Autismo………………………………………………………………….. 61

Asperger…………………………………………………………………. 63

Capítulo IV – A importância da Neuroeducação no cotidiano e para o trabalho ativo do professor………………………………………… 67

Hemisférios cerebrais e suas funções……………….. 73

Lobos cerebrais e suas funções…………………………. 74

Capítulo V – Atividades de prevenção e intervenção para o educador………………………………….. 79

Educação Infantil………………………………………………….. 82

Tipos de atividades a serem desenvolvidas pelo professor de Educação Física…………………….. 83

ANEXOS………………………………………………………………………….. 89

Avaliação do nível silábico do aluno…………………. 91

T este de aptidão……………………………………………………. 96

Atividades diárias de intervenção……………………… 97

Projeto – Adaptação e inclusão de crianças com necessidades especiais em escola regular…………………………………………………. 100

Referências…………………………………………………………………….. 107

ENTENDENDO AS PESQUISAS E AS PUBLICAÇÕES

NOTA FINAL

REFERÊNCIAS

 

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?