Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade – políticas e práticas de formação de professores

R$70,00

ISBN 978-85-7854-290-0

Organizadoras: Margaréte May Berkenbrock-Rosito e Celia Maria Haas

Formato: 14x21cm

180 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2014

Resumo:

Esta obra oferece um conjunto de estudos que podem contribuir nesta instigante tarefa de redefinição da noção de pesquisa e processos educativos na contemporaneidade a partir da experiência de pesquisa e docência desenvolvidas por seus autores, um grupo de docentes-pesquisadores do PPGEducação – Mestrado da Universidade Cidade de São Paulo (UNICID), diante do desafio da construção do conhecimento na abordagem  interdisciplinar e transdisciplinar sobre Políticas Educacionais e Prática de Formação de Professores.

Por meio de diferentes olhares, os autores fomentam uma reflexão acerca da definição da abordagem da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade e da percepção de sua presença nos projetos político-pedagógicos das instituições educativas, sobre os fundamentos filosóficos – antropológicos, gnosiológicos, teleológicos e metodológicos – da prática educativa interdisciplinar e transdisciplinar. Desta forma, retoma-se o debate em torno da Filosofia e da Ciência, assim destaca-se, na compreensão do campo de fronteiras, a clareza da abordagem interdisciplinar e transdisciplinar, ainda, pelas relações entre interdisciplinaridade e história, sobre sua influência na construção de significado para a docência nos contextos organizacionais.

Descrição

Currículo das organizadoras:

Celia Maria Haas

Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí (1974). Mestre em Educação: História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989). Doutora em Educação (Supervisão e Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Professora titular no Programa de Mestrado em Educação da Universidade Cidade de São Paulo. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, com atuação nos seguintes temas: políticas públicas de educação; planejamento, organização e gestão da educação superior; planejamento e desenvolvimento curricular; universidade particular; formação de professores e implantação de EaD no curso de Pedagogia.

 

Margaréte May Berkenbrock-Rosito

Pós-doutorado em História da Educação (Universidade de Lisboa/Portugal). Doutorado em Educação (UNICAMP-SP). Mestrado em Supervisão e Currículo (PUCSP). Especialista em Alfabetização. Graduada em Pedagogia (UFSC). Professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação e docente do Curso de Pedagogia (Universidade Cidade de São Paulo/UNICID). Atuou como professora no Programa Mestrado em Bioética (Centro Universitário São Camilo/SP). Desenvolve como projeto de pesquisa “A dimensão da Educação Estética na formação de professores e profissionais da Educação”. Coautora do livro “Ética e Moral na Educação”, publicado pela Wak Editora.

Sumário:

PREFÁCIO

INTRODUÇÃO 

I PARTE

Capitulo 1

Interdisciplinaridade: uma das características fundamentais da ciência atual

Potiguara Acácio Pereira,

Capítulo 2

Interdisciplinaridade: uma epistemologia de fronteiras

Ecleide Cunico Furlanetto,

Capítulo 3

A unidade como critério de conhecimento e ação

Jair Militão da Silva,

II PARTE 

Capitulo 4

Projetos pedagógicos interdisciplinares: práticas experimentadas

Celia Maria Haas

Capitulo 5

Interdisciplinaridade: A construção de significado da Docência em contextos organizacionais

Julio Gomes Almeida

Capítulo 6

A história tecida em retalhos: uma prática formativa de professores e pesquisadores à luz da Interdisciplinaridade e Transdisciplinaridade

Margaréte May Berkenbrock-Rosito

Informação adicional

Peso 0,250 kg
Dimensões 14 × 21 × 2 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?