Descrição
Currículo do autor:
Natural de Ponta Grossa – Estado do Paraná, é doutorando e mestre em Educação. Especialista em Administração, Supervisão e Orientação Educacional. Especialista e licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Também é licenciado em Pedagogia pela Sociedade Educativa e Cultural Amélia Ltda. (SECAL) – Faculdade Santa Amélia, localizada na mesma cidade. Possui experiência profissional na Educação Básica e Superior, nas redes pública e privada (docência e assessoria pedagógica institucional). Tem vários artigos publicados em revistas especializadas na área educacional e dedica-se à pesquisa sobre Educação Matemática, Educação Estatística, Educomunicação, Tecnologias Educacionais, Cultura Material Escolar, Educação a Distância e Formação de Professores. É poeta e autor das obras Recursos didático-pedagógicos na educação matemática escolar: uma abordagem teórico-prática, publicado pela Editora Ciência Moderna; Educação estatística na escola: teorias e práticas, pela Editora Livre Expressão; História da supervisão educacional no Brasil: reflexões sobre política, pedagogia e docência, publicado pela Wak Editora. Atualmente exerce a função de professor adjunto no Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais (CESCAGE) em Ponta Grossa/PR, em diversos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu. Endereço eletrônico: mestrepedago@yahoo.com.br
Sumário:
Prefácio
Apresentação
Trilhando o caminho
Capítulo I
Historiando a supervisão educacional no Brasil: das origens à década de 1920
1.1 Gênese da supervisão educacional: antecedentes históricos
1.2 Sentidos do termo supervisão: reflexões preliminares
1.3 A supervisão educacional no período colonial (1500-1822)
1.4 O regime monárquico (1822-1889) e a supervisão educacional
1.5 Década de 1920: surgimento da profissão de supervisor educacional?
Capítulo II
A inspeção escolar brasileira e paranaense no período republicano (1889-1945)
2.1 Inspeção escolar: marco inicial da supervisão educacional brasileira na fase republicana (1889-1945)
2.1.1 A Primeira República (1889-1930) e a inspeção escolar
2.1.2 O serviço de inspeção escolar na Segunda República (1930-1945)
2.2 A inspeção escolar no Estado do Paraná (1853-1930): um recorte histórico
2.2.1 O Código de Ensino de 1917 e a inspeção escolar paranaense
Capítulo III
Limites e possibilidades do trabalho da supervisão educacional no Brasil (1950-1970)
3.1 O PABAEE e a supervisão educacional na década de 1950
3.2 A supervisão educacional face às legislações educacionais dos anos 60-70
3.2.1 O advento da Lei n.º 4.024/61 e a supervisão educacional
3.2.2 A supervisão educacional à luz da Lei n.º 5.540/68
3.2.3 O Parecer n.º 252/69, a Resolução n.º 02/69 e a supervisão educacional
3.2.4 A supervisão educacional sob a ótica da Lei n.º 5.692/71
Capítulo IV
A supervisão educacional brasileira nos anos 80-90: contextos, facetas e desafios
4.1 Anos 80: “década perdida”?
4.1.1 O papel do supervisor educacional na década de 1980
4.2 Década de 1990: a “década da metamorfose esperada”
4.2.1 O professor-pedagogo no século XXI: o olhar da Lei n.º 9.394/96
4.2.2 A tessitura do projeto político-pedagógico da escola: função exclusiva do gestor escolar?
4.2.3 A formação continuada de professores em serviço: tarefa do coordenador pedagógico
Considerações finais
Do caminho percorrido, muito mais a percorrer
Referências
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