Descrição
Currículo do organizador:
Waldir Pedro é jornalista e filósofo. Nasceu em São Paulo. Ainda criança, mudou-se com a família para São Vicente, cidade do litoral paulista. Trabalhou no ofício de artes gráficas e, ainda jovem, montou uma livraria, que se tornou o ponto de encontro de personalidades da região, principalmente poetas e intelectuais da Baixada Santista. Estudou Filosofia na Universidade de Santos e, em seguida, na mesma universidade, tornou-se bacharel em Comunicação Social. Trabalhou no jornal “A Tribuna de Santos”, primeiro no Projeto Jornal-Escola (projeto desenvolvido pela empresa jornalística para estimular o uso de jornais na sala de aula) e depois colaborou no suplemento infantil. Atualmente é editor da Wak Editora, do Rio de Janeiro.
Autor dos livros “Em Busca da Transformação”, “Dinâmicas para aulas de Filosofia” e da coleção “Cidadania vem de berço”, todos publicados pela Wak Editora.
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
1 – NEUROPSICOPEDAGOGIA: A INTERLOCUÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
Bianca Acampora
2 – A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO SOBRE A NEUROBIOLOGIA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM ENCONTRO ENTRE A CIÊNCIA E A ESCOLARIZAÇÃO
Marta Pires Relvas
3 – ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DA LEITURA E ESCRITA – DISLEXIA
Simaia Sampaio
4 – DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: DESENVOLVENDO AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA PARA QUE TODOS APRENDAM
Renata Mousinho
Maria Thereza Mazorra dos Santos
Ana Luiza Navas
5- DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM: JOGOS EDUCATIVOS COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA LEITURA Renata Mousinho
Elis Brito Lima
Júlia de Oliveira Santos
Miryam Bonadiu Pelosi
Gladis dos Santos
Nathalya Herzer Reis
Luciana Rivillini Ferreira
Danielle Abranches Brito
6 – EM BUSCA DO MAPA QUE LEVA O CÉREBRO DO ALUNO À APRENDIZAGEM
Geraldo Peçanha de Almeida
7- NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: DIMENSÕES ARTICULADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Nelma Alves Marques Pintor
Valdelúcia Alves da Costa
8 – NEUROPSICOLOGIA
Beatriz Acampora
9 – NEUROAPRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO: A MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENSINAR E APRENDER
Maria Dolores Fortes Alves
10- AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ana Maria Antunes de Campos
11- DOMINÂNCIA HEMISFÉRICA E LATERALIDADE DOMINANTE: ESCLARECENDO CONCEITOS
Roberte Metring
12- MUDANDO O PRÓPRIO CÉREBRO COM A NEURÓBICA
João Oliveira
13- A APRENDIZAGEM NEUROPSICOMOTORA
Fátima Alves
14- TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA: NOVAS MANEIRAS DE APRENDER E ENSINAR
Eugênio Cunha
15- O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM, VISANDO AO APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS DE CRIANÇAS E JOVENS
Angela Cristina Munhoz Maluf
16- BRINCANDO COM BEBÊS: PROPOSIÇÕES E DESAFIOS
Claudia Panizzolo
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
17- PAPEL DAS FUNÇÕES COGNITIVAS, CONATIVAS E EXECUTIVAS NA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA
Vitor da Fonseca
Avaliações
Não há avaliações ainda.