Guia prático de Neuroeducação – Neuropsicopedagogia, neuropsicologia e neurociência

R$110,00

  ISBN 978-85-7854-382-2

Organizador: Waldir Pedro

Formato: 17x24cm

344 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2017 / 2° edição – 2018

Resumo:

A mente humana é fantástica! Reúne habilidades únicas, sendo capaz de aprender a cada instante e de se transformar para uma melhor adaptação. O cérebro humano tem muitas estruturas e funções que nos permitem andar, comer, sentir cheiros, ter reflexos de proteção, sentir dor e prazer. Uma falha em uma estrutura cerebral, uma má-formação ou um distúrbio em função de um acidente pode ter um impacto direto na vida de uma pessoa.

A aprendizagem envolve a memória, a atenção, a emoção, os sentidos, a vontade de fazer parte, bem como as funções cognitivas de pensar, julgar, avaliar, tomar decisões e resolver problemas. Este livro reúne conhecimentos da Neurociência, Neuropsicopedagogia, Neurobiologia, Neuropsicologia, dificuldades de leitura e escrita, jogos educativos, a relação entre o cérebro e a aprendizagem, com a participação de autores renomados em suas áreas de atuação, que foram convidados para esta edição comemorativa, possibilitando ao leitor ampliar seu entendimento sobre esses temas, por meio de uma leitura fácil e didática.

Descrição

Currículo do organizador:

Waldir Pedro é jornalista e filósofo. Nasceu em São Paulo. Ainda criança, mudou-se com a família para São Vicente, cidade do litoral paulista. Trabalhou no ofício de artes gráficas e, ainda jovem, montou uma livraria, que se tornou o ponto de encontro de personalidades da região, principalmente poetas e intelectuais da Baixada Santista. Estudou Filosofia na Universidade de Santos e, em seguida, na mesma universidade, tornou-se bacharel em Comunicação Social. Trabalhou no jornal “A Tribuna de Santos”, primeiro no Projeto Jornal-Escola (projeto desenvolvido pela empresa jornalística para estimular o uso de jornais na sala de aula) e depois colaborou no suplemento infantil. Atualmente é editor da Wak Editora, do Rio de Janeiro.

Autor dos livros “Em Busca da Transformação”, “Dinâmicas para aulas de Filosofia” e da coleção “Cidadania vem de berço”, todos publicados pela Wak Editora.

Sumário:

PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
1 – NEUROPSICOPEDAGOGIA: A INTERLOCUÇÃO ENTRE NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
Bianca Acampora
2 – A IMPORTÂNCIA DA COMPREENSÃO SOBRE A NEUROBIOLOGIA DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: UM ENCONTRO ENTRE A CIÊNCIA E A ESCOLARIZAÇÃO
Marta Pires Relvas
3 – ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE DIFICULDADES E DISTÚRBIOS DA LEITURA E ESCRITA – DISLEXIA
Simaia Sampaio
4 – DESENHO UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM: DESENVOLVENDO AS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA PARA QUE TODOS APRENDAM
Renata Mousinho
Maria Thereza Mazorra dos Santos
Ana Luiza Navas
5- DESENHO UNIVERSAL DE APRENDIZAGEM: JOGOS EDUCATIVOS COM FOCO NO DESENVOLVIMENTO INICIAL DA LEITURA        Renata Mousinho
Elis Brito Lima
Júlia de Oliveira Santos
Miryam Bonadiu Pelosi
Gladis dos Santos
Nathalya Herzer Reis
Luciana Rivillini Ferreira
Danielle Abranches Brito
6 – EM BUSCA DO MAPA QUE LEVA O CÉREBRO DO ALUNO À APRENDIZAGEM
Geraldo Peçanha de Almeida
7- NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: DIMENSÕES ARTICULADAS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Nelma Alves Marques Pintor
Valdelúcia Alves da Costa
8 – NEUROPSICOLOGIA
Beatriz Acampora
9 – NEUROAPRENDIZAGEM E EDUCAÇÃO: A MULTIDIMENSIONALIDADE DO ENSINAR E APRENDER
Maria Dolores Fortes Alves
10- AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ana Maria Antunes de Campos
11- DOMINÂNCIA HEMISFÉRICA E LATERALIDADE DOMINANTE: ESCLARECENDO CONCEITOS
Roberte Metring
12- MUDANDO O PRÓPRIO CÉREBRO COM A NEURÓBICA
João Oliveira
13- A APRENDIZAGEM NEUROPSICOMOTORA
Fátima Alves
14- TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA: NOVAS MANEIRAS DE APRENDER E ENSINAR
Eugênio Cunha
15- O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS EM ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM, VISANDO AO APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES COGNITIVAS DE CRIANÇAS E JOVENS
Angela Cristina Munhoz Maluf
16- BRINCANDO COM BEBÊS: PROPOSIÇÕES E DESAFIOS
Claudia Panizzolo
Sirlândia Reis de Oliveira Teixeira
17- PAPEL DAS FUNÇÕES COGNITIVAS, CONATIVAS E EXECUTIVAS NA APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA
Vitor da Fonseca

Informação adicional

Peso 500 g
Dimensões 17 × 24 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?