Guia Orientador – Intervenções pedagógicas e organização do atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais

R$68,00

ISBN 978-65-86095-91-3

Autoras: Glaura Cristina Oliveira Braga e Rosana Prado

Formato: 17x24cm

164 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2022

Resumo

Somos professoras da escola pública e vivenciamos o processo inclusivo sustentado por leis e
decretos. As mudanças são estabelecidas por legislações que visam implementar medidas
compensatórias para os anos de exclusão e direcionar ações políticas que favoreçam a inclusão
de todos. Na verdade, queremos mudanças na prática e não somente nas leis. Abraçamos o
ideal de educação para todos. O caminho ainda está sendo trilhado, e muitos são os desafios.
Há um novo olhar sendo construído com os envolvidos na formação do ser humano, em que as
diferenças irão contribuir para tornar o outro mais flexível, mais solidário. Para tanto, são
necessárias mudanças na estrutura do ensino, tornando a escola um espaço democrático que
garanta a todos os alunos sua permanência e apropriação do conhecimento. Como
educadores, muitas vezes, sentimo-nos sós e desamparados diante dos desafios. Materiais,
como este livro, que refletem a pesquisa e a prática, são alternativas de trocas e apoio entre
professores, para que possamos compartilhar nossas descobertas e somar esforços na
construção de uma educação mais humana e democrática.

 

A educação inclusiva é um processo em pleno desenvolvimento e, por isso, carece de reflexões
e ações concretas para alcançar práticas eficientes. Nós, educadores, estamos à frente de uma
bandeira que pretende derrubar as barreiras de uma escola preconceituosa. As políticas
públicas orientam que o Atendimento Educacional Especializado – AEE é o serviço de apoio aos
alunos com deficiência no cotidiano escolar. No entanto, as demandas não param de chegar,
enfrentamos desafios todos os dias e nos perguntamos: Como fazer? Quais os caminhos?
Quais os instrumentos e as organizações necessárias? É possível? O que a lei garante? O que é
função de quem? Quais os recursos? É obrigatório? Quais os direitos? E deveres? Como
organizar?
Para responder a essas e muitas outras questões, apresentamos a vocês o “Guia Orientador –
intervenções pedagógicas e organização do Atendimento Educacional Especializado em Salas
de Recursos Multifuncionais”, com informações importantes sobre o AEE por meio de uma
conversa clara e objetiva sobre a organização, o atendimento, o público-alvo, as deficiências, a
função dos professores inclusivos diante da demanda de trabalho e a formação básica em AEE
em face das principais atribuições que o trabalho em Sala de Recurso levanta em seu
cotidiano. Além disso, nos anexos, disponibilizamos modelos de fichas, avaliações, relatórios,
adaptações e instrumentos pedagógicos diversos.

Se você deseja conhecer, entender ou atuar no Atendimento Educacional Especializado, não
perca esta leitura!

Categoria:

Descrição

Rosana Prado

Licenciada em Pedagogia. Bacharel em Jornalismo. Mestrado e doutorado em Educação
pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora adjunta e coordenadora de
Curso do Departamento do Ensino Superior – DESU do Instituto Nacional de Educação
de Surdos – INES. Professora permanente do mestrado profissional em Diversidade e
Inclusão – CMPDI/UFF. Possui experiência em ensino na Educação Básica e Educação
Superior. Atuante na área de Educação Especial e Inclusiva há mais de 30 anos, com
especialização em Educação de Surdos e certificação para uso e ensino de Libras no
Ensino Superior pelo Pró-Libras – MEC. Pesquisadora nas áreas de Educação inclusiva,
Educação de surdos, formação de professores, políticas públicas e práticas pedagógicas,
ensino de LIBRAS como primeira língua e Português como segunda língua para surdos,
alfabetização e letramento visual, produção de materiais pedagógicos e atendimento
educacional especializado.

 

Glaura Cristina Oliveira Braga

Pedagoga pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ. Psicopedagoga pela
Universidade Federal Fluminense – UFF. Mestrado em Diversidade e Inclusão pela
Universidade Federal Fluminense – UFF. Professora do Curso Normal pela
SEEDUC/RJ. Atualmente, atua como professora da Equipe de Educação Especial da
Secretaria Municipal de Educação de Niterói – FME/SME. Possui experiência com
atuação e formação de professores para educação inclusiva, Sala de Recursos e
Atendimento Educacional Especializado – AEE, deficiências múltiplas e transtornos
globais do desenvolvimento.

 

Sumário

PREFÁCIO …………………………………………………………..         13

APRESENTAÇÃO …………………………………………………         15

        1. Escola: um lugar aberto à diversidade …………………         17

        2. Você sabe o que é AEE? ………………………………….         19

        3. A que visa o AEE? …………………………………………         21

        4. Por que esse tipo de organização e atendimento? ……         23

        5. Como organizar o AEE na escola? ……………………..         25

        6. A quem se destina o atendimento? …………………….         27

        6.1. Vamos entender cada um desses aspectos
de forma bem resumida. …………………………………….         28

        7. O aluno que não se encaixa como público-alvo
do AEE pode ser atendido? …………………………………         33

        8. Como trabalhar com alunos – público-alvo

        da educação especial? ………………………………………..         35

        9. Como se caracteriza o atendimento? …………………..         37

        10. Por quanto tempo e qual a assiduidade
do atendimento de AEE? ……………………………………         39

        11. Quem é o professor do AEE? ………………………….         41

        12. Quais as atribuições do AEE,
de acordo com o MEC? ……………………………………..         43

        13. SRM: Salas de Recursos Multifuncionais ……………         45

        14. Em quais modalidades e níveis de ensino? …………..         49

        15. O AEE realiza… ………………………………………….         51

        15.1. Refletindo sobre o que é a mediação pedagógica…         51

        15.2. Em que situações acontece
a mediação pedagógica? ……………………………………..         52

        15.3. Quem são os principais mediadores
no espaço escolar?……………………………………………..         53

        15.4. Há outros profissionais de apoio responsáveis
pelo suporte aos estudantes no ambiente escolar.
Quem são eles? ………………………………………………..         58

        16. Qual o papel da família no processo educativo …….         61

        17. Adequações e adaptações do fazer pedagógico ……..         65

        17.1. Qual a importância de pensar sobre o currículo? ..         66

        17.2. O currículo pode e deve ser adaptado,
sempre que necessário! ………………………………………         67

        17.3. As adaptações curriculares podem ser de grande
e de pequeno porte …………………………………………..         68

        17.4. Afinal de contas, alunos surdos precisam ou não
de adaptação curricular? ……………………………………..         71

        17.5. As Tecnologias Assistivas também são
adaptações necessárias! ………………………………………         72

        18. Adequações curriculares ………………………………..         77

        18.1. Instrumentos para o processo de avaliação
e de elaboração do Plano de AEE e do PEI ………………         77

        18.2. Organização do atendimento educacional
especializado …………………………………………………..         89

        18.3. Plano de Atendimento
Educacional Especializado ………………………………….         92

        18.4. Plano Educacional Individualizado – PEI ………..       101

        19. Anexos: materiais para a consulta …………………….       111

        1. Ficha de Anamnese ……………………………………….       112

        2. Modelo de Avaliação da Educação Especial ………….       120

        3. Protocolo de Indicadores de Gravidade do
Desenvolvimento e de Necessidades de Suportes ……….       125

        4. Termo de Compromisso dos Responsáveis …………..       130

        5. Termo de Autorização para os Responsáveis
por Alunos com Deficiência ………………………………..       131

        6. Modelo de Autorização de Imagem ……………………       132

        7. Modelo de PEI …………………………………………….       133

        8. Orientações para a elaboração/quadro do PEI ……….       138

        9. Modelo 2/ PEI …………………………………………….       141

        10. Orientações para a escrita do Portfólio ………………       145

        11. Orientações para a escrita do Relatório ………………       148

        12. Roteiro sugestivo para a escrita de relatório para o
professor de apoio …………………………………………….       151

        13. Ficha de Encaminhamento para o Posto de Saúde ..       153

        14. Ficha de acompanhamento de conversa
com o responsável ……………………………………………       155

        15. Ficha de Contribuições dos Professores Regentes ….       156

        16. Ficha de Recibo para a instituição ……………………       158

        17. Ficha de Registro de Atendimentos/atividades …….       159

          20. Referências                  161

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 17 × 24 × 2 cm

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