Guia de Letramento e Alfabetização – O que se lê e o que se escreve em uma abordagem afetiva

R$108,00

ISBN 978-85-7854-611-3

Organizador: Fátima Alves

Formato: 17x24cm

252 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2023

Resumo:

 

Uma obra que traz uma saborosa e desafiadora discussão, com descobertas,
dificuldades e soluções no processo da Alfabetização e Letramento.
É uma contribuição de práticas e reflexões para as diversas dimensões que a
Alfabetização alcança. Da Psicomotricidade à consciência fonológica, da humanização
pela Arte à Neurociência, da Educação Física a um método possível, esperançoso e
eficaz, um espaço de escrita que rompe o chão da escola.
Os autores alcançam de maneira pontual, orgânica e vivencial potenciais teóricos e de
aplicabilidade em que o profissional da educação, em formação ou com anos de
experiência, pode e deve se nutrir. Vislumbra-se aqui um apoio e uma transformação
potente no ambiente e no pensamento sobre Alfabetização e Letramento no Brasil.

Aline Miranda
Psicomotricista. Profissional de Educação Física

Categoria:

Descrição

Fátima Alves

Fonoaudióloga. Psicomotricista. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente de Graduação e Pós-graduação de algumas Faculdades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e João Pessoa. Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicomotricidade, presencial, de Letramento e Alfabetização da AVM Educacional. Conselheira e ex-presidente da ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade). Autora e Coautora de livros da Wak Editora. Conferencista em eventos Nacionais e Internacionais de Educação. Autora, coordenadora, tutora e professora do curso: Para Entender a Síndrome de Down da Ofbox Educação Profissional.

 

Sumário

 

PREFÁCIO

Ângela Mathylde Soares ……………………………………………. 17

 

APRESENTAÇÃO

Marcia Righetti ………………………………………………………. 23

 

CAPÍTULO I – EDUCAÇÃO INCLUSIVA,
DEFICIÊNCIA E CONTEXTO SOCIAL NA
ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO

Denise Moura ………………………………………………………… 29

 

CAPÍTULO II – A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO E NO
LETRAMENTO DE CRIANÇAS DE SEIS AOS OITO
ANOS DE IDADE COM SÍNDROME DE DOWN

Fabiana Mezzaroba ………………………………………………….. 63

 

CAPÍTULO III – A PSICOMOTRICIDADE E A
LUDICIDADE CAMINHANDO JUNTAS PARA
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Fátima Alves ………………………………………………………….. 79

 

CAPÍTULO IV – DESENVOLVENDO CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA

Fernanda Barcellos ………………………………………………….. 87

CAPÍTULO V – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS E REFLEXÕES

Geni Lima …………………………………………………………… 101

 

CAPÍTULO VI – ALFABETIZAR LETRANDO OU
LETRAR ALFABETIZANDO?

Luciana Maia ……………………………………………………….. 113

 

CAPÍTULO VII – A HUMANIZAÇÃO DA SALA
DE AULA POR MEIO DA ARTE E DA CULTURA

Luís Felipe Perinei …………………………………………………. 153

 

CAPÍTULO VIII – LETRAMENTO E
ALFABETIZAÇÃO: APRENDIZAGEM

Maria Letícia Bittencourt …………………………………………. 167

 

CAPÍTULO IX – MÉTODO MAMA-BRASIL – UM
MODELO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO

Mário Manhães Mosso ……………………………………………. 185

 

CAPÍTULO X – A NEUROCIÊNCIA NO PROCESSO
DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO

Marta Relvas ………………………………………………………… 199

 

CAPÍTULO XI – O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO
SOB O OLHAR DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA

Renata Alves ………………………………………………………… 207

 

CAPÍTULO XII – ATIVIDADES PSICOMOTORAS
NO LETRAMENTO E NA ALFABETIZAÇÃO

Vasco Amaral ……………………………………………………….. 219

 

POSFÁCIO

Cláudia Reis            235

Informação adicional

Peso 0,500 kg
Dimensões 17 × 24 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?