Descrição
Fátima Alves
Fonoaudióloga. Psicomotricista. Socioterapeuta Ramain-Thiers. Mestre em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente. Docente de Graduação e Pós-graduação de algumas Faculdades no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e João Pessoa. Coordenadora dos cursos de pós-graduação em Psicomotricidade, presencial, de Letramento e Alfabetização da AVM Educacional. Conselheira e ex-presidente da ABP (Associação Brasileira de Psicomotricidade). Autora e Coautora de livros da Wak Editora. Conferencista em eventos Nacionais e Internacionais de Educação. Autora, coordenadora, tutora e professora do curso: Para Entender a Síndrome de Down da Ofbox Educação Profissional.
Sumário
PREFÁCIO
Ângela Mathylde Soares ……………………………………………. 17
APRESENTAÇÃO
Marcia Righetti ………………………………………………………. 23
CAPÍTULO I – EDUCAÇÃO INCLUSIVA,
DEFICIÊNCIA E CONTEXTO SOCIAL NA
ALFABETIZAÇÃO E NO LETRAMENTO
Denise Moura ………………………………………………………… 29
CAPÍTULO II – A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO E NO
LETRAMENTO DE CRIANÇAS DE SEIS AOS OITO
ANOS DE IDADE COM SÍNDROME DE DOWN
Fabiana Mezzaroba ………………………………………………….. 63
CAPÍTULO III – A PSICOMOTRICIDADE E A
LUDICIDADE CAMINHANDO JUNTAS PARA
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Fátima Alves ………………………………………………………….. 79
CAPÍTULO IV – DESENVOLVENDO CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA PARA A ALFABETIZAÇÃO NA PRÁTICA
Fernanda Barcellos ………………………………………………….. 87
CAPÍTULO V – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS E REFLEXÕES
Geni Lima …………………………………………………………… 101
CAPÍTULO VI – ALFABETIZAR LETRANDO OU
LETRAR ALFABETIZANDO?
Luciana Maia ……………………………………………………….. 113
CAPÍTULO VII – A HUMANIZAÇÃO DA SALA
DE AULA POR MEIO DA ARTE E DA CULTURA
Luís Felipe Perinei …………………………………………………. 153
CAPÍTULO VIII – LETRAMENTO E
ALFABETIZAÇÃO: APRENDIZAGEM
Maria Letícia Bittencourt …………………………………………. 167
CAPÍTULO IX – MÉTODO MAMA-BRASIL – UM
MODELO INTERNACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO
Mário Manhães Mosso ……………………………………………. 185
CAPÍTULO X – A NEUROCIÊNCIA NO PROCESSO
DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO
Marta Relvas ………………………………………………………… 199
CAPÍTULO XI – O LETRAMENTO E A ALFABETIZAÇÃO
SOB O OLHAR DE UMA PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA
Renata Alves ………………………………………………………… 207
CAPÍTULO XII – ATIVIDADES PSICOMOTORAS
NO LETRAMENTO E NA ALFABETIZAÇÃO
Vasco Amaral ……………………………………………………….. 219
POSFÁCIO
Cláudia Reis 235
…
Avaliações
Não há avaliações ainda.