Ensino de Português do Brasil para estrangeiros

R$48,00

ISBN 978-85-7854-386-0

Organizador: Alexandre do Amaral Ribeiro

Formato: 14x21cm

204 páginas

Resumo:

O presente livro reúne textos sobre o ensino de Português para estrangeiros, resultantes de conferências, palestras e mesas-redondas, apresentadas em eventos promovidos e/ou sediados pelo projeto NUPPLES, vinculado ao Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia do Instituto de Letras da UERJ. Com destaque especial, o livro disponibiliza textos, referentes ao XI Encontro de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (XI PLE-RJ) e ao II Congresso de Português Língua Internacional (II CPLI), realizados em 2015, através de parceria entre PUC-Rio, UFF, UFRJ e UERJ.

Nesse sentido, o livro propõe um olhar multidisciplinar sobre o tema, destacando aspectos que contribuem para a ampliação das discussões sobre a área de ensino de português para estrangeiros, tanto no âmbito da atuação do professor quanto da sua formação. O livro traz olhares de profissionais que atuam em universidades brasileiras e estrangeiras e pretende ser um incentivo à pesquisa e ao aprofundamento da questão da formação de professores, oferecendo subsídios para uma reinvenção da própria prática.

Fora de estoque

Categorias: , ,

Descrição

Currículo do organizador

Alexandre do Amaral Ribeiro
Doutor em Linguística (UNICAMP). Mestre em Letras e Especialista em Psicopedagogia Diferencial: diferenças na aprendizagem (PUC-Rio). Pós-Doutorado em Estudos da Linguagem (Português como Segunda Língua) pela PUC-Rio. Graduação em Letras (UERJ). Professor do Departamento de Língua Portuguesa, Literatura Portuguesa e Filologia (LIPO) do Instituto de Letras da UERJ. Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Letras da UERJ. Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português como Língua Estrangeira/Segunda Língua (NUPPLES). Membro da International Pragmatics Association e Membro da Associação de Professores de Português Língua Estrangeira do Rio de Janeiro (APLE-RJ).

 

Sumário:

APRESENTAÇÃO: Ensinar português para estrangeiros – um delírio
Alexandre do Amaral RIBEIRO ………………………………..        11

PORTUGUÊS DO BRASIL: INTERNACIONALIZAÇÃO, POLÍTICAS E CONTEXTOS
Internacionalização do português: perspectivas historiográfica e intercultural
José Marcelo Freitas de LUNA …………………………………        19
Estudos em PL2E no Brasil: trajetórias e tendências
Rosa Marina de Brito MEYER…………………………………..        29
Considerações sobre o ensino de português na Alemanha
Gabriela MARQUES-SCHÄFER; Ebal Sant’Ana
BOLACIO FILHO…………………………………………………….        47

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: LÉXICO, CULTURA E GRAMÁTICA
Sobre brasileirismos em dicionários do século XIX
Laura do CARMO …………………………………………………        58
O dicionário on-line de português para estrangeiros
NUPPLES-CEFIL
Flávio BARBOSA …………………………………………………..        72
Fraseologismos no ensino de L2: um desafio
Denise Salim SANTOS…………………………………………….        82
A metáfora na mídia escrita e sua relevância em aulas de português como segunda língua para estrangeiros
Sheila MEJLACHOWICZ…………………………………………..        89
Para uma gramática da enunciação do português: os Atos de Fala
Liliane SANTOS…………………………………………………….      105
A gramática funcional do discurso e os sufixos avaliativos na sala de aula de PL2E: peças publicitárias como fonte de produção de material didático
Adriana L. do Prado REBELLO; Maria Cecília G. CARVALHO…………………………………….      117

PORTUGUÊS PARA ESTRANGEIROS: PRÁTICAS E RECURSOS DIDÁTICOS
CLICABRASIL: uma proposta para ensino de português como língua estrangeira (PLE) e cultura brasileira
Vivian FLANZER……………………………………………………      132
Le brésilien (le portugais du Brésil) sans peine: estereótipos do Brasil e dos brasileiros
Cirlene SANSON; Norimar JÚDICE…………………………….      144
A leitura em materiais didáticos de PLE
Danúsia Torres dos SANTOS; Tatiana Corrêa da SILVA…      152

PORTUGUÊS LÍNGUA NÃO MATERNA: SALA DE AULA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Poder e assimetrias em uma sala de português como língua estrangeira multicultural
Denise Barros WEISS; Daniel Augusto de OLIVEIRA………      168
Formação de professores de português para estrangeiros: reflexões a partir da produção acadêmica brasileira
Amélia Escotto do A RIBEIRO; Alexandre do Amaral RIBEIRO; Alessandra R. BAPTISTA.      189

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 14 × 21 × 3 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?