Descrição
Renato Casagrande, presidente do Instituto Casagrande e da Alleanza
Educacional, é referência nacional na formação de professores e gestores e na
geração de resultados para as instituições educacionais públicas e privadas.
Conferencista, palestrante e consultor em Educação e Gestão. É mestre e
bacharel em Administração, especialista em Liderança Educacional, licenciado
em Matemática e doutorando em Educação.
Comentarista e colunista em destacados veículos de comunicação no Brasil, é
autor de diversos livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, alicerçados
em suas experiências como professor, coordenador e diretor de escolas
públicas e privadas de Educação Básica. Foi docente, diretor e pró-reitor na
Educação Superior.
Suas relevantes pesquisas na área educacional foram premiadas pela Unesco
da América Latina e pela Fundação Getúlio Vargas, tendo sido condecorado
como o melhor diretor de escola pública do Paraná.
SUMÁRIO
PREFÁCIO ……………………………………………………. 15
APRESENTAÇÃO …………………………………………. 19
INTRODUÇÃO ……………………………………………. 21
CAPÍTULO 1 – FUNDAMENTOS DA GESTÃO DE SALA DE AULA …………………. 29
O propósito educacional …………………………… 33
O papel transformador dos professores ……….. 37
Gestão e liderança em sala de aula ………………. 39
Dimensões da gestão de sala de aula ……………. 40
CAPÍTULO 2 – O PLANEJAMENTO E A ORGANIZAÇÃO DA AULA ……………………. 45
Diferenças entre pensar e planejar uma aula …. 47
A dinâmica do planejamento …………………….. 48
Tipos e fases do planejamento ……………………. 52
O desenvolvimento de estratégias integradas … 55
Análise de indicadores, avaliações padronizadas e metas institucionais …………….. 59
CAPÍTULO 3 – RELACIONAMENTO E COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL …………… 65
Vínculos significativos com os estudantes e as suas famílias ……………. 67
Autoconhecimento, controle emocional e autogestão para os professores ………………….. 70
Fundamentos para o sucesso: altas expectativas e alinhamento de valores ………….. 74
Estratégias para a comunicação eficaz em sala de aula ……………………………….. 77
CAPÍTULO 4 – ESTRATÉGIAS PARA UMA AMBIENTE DE APRENDIZAGEM EFICIENTE E HARMONIOSO ……………………. 85
Limites e gestão do comportamento ……………. 88
A construção de confiança e respeito para aprimorar o ambiente positivo …. 90
Estratégias para fortalecer vínculos e fomentar a cooperação …………………………… 93
A otimização dos recursos temporais e da organização espacial …………………………… 96
CAPÍTULO 5 – ESTRATÉGIAS INTEGRADAS PARA A APRENDIZAGEM EFICAZ ………………. 105
Tradição e inovação na sala de aula …………….. 107
Metodologias ativas: desdobramentos e práticas engajadoras ………… 110
Inteligência artificial (IA) em sala de aula …….. 114
Estratégias efetivas para a condução das aulas .. 118
Avaliações
Não há avaliações ainda.