Descrição
Currículo da autora:
Palestrante, conferencista e consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Escolar.
Professora. Bióloga. Neurobióloga. Psicopedagoga. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento. Doutora e mestre em Psicanálise. Pós-Graduada em Anatomia Humana. Especialista em Fisiologia Humana, Bioética Aplicada e Didática do Ensino Superior. Pesquisadora na área de Biologia Cognitiva e Aprendizagem.
Coordenadora do Curso de Pós-Graduação de Neurociência Pedagógica, da Universidade Cândido Mendes – Faculdade Integrada AVM, ministrando as disciplinas de Neurociência da Anatomia e Fisiologia Cognitiva e Emocional.
Autora dos livros: Fundamentos Biológicos da Educação – desenvolvendo inteligência e afetividade na aprendizagem; Neurociência e os Transtornos da Aprendizagem; Neurociência e Educação: Gêneros e potencialidades na sala de aula; e Neurociência na Prática Pedagógica, todos publicados pela Wak Editora.
Sumário:
PREFÁCIO
APRESENTAÇÃO
SISTEMA NERVOSO E NEURÔNIOS
Nossa Galáxia interna
O que são Neurônios?
A cor cinzenta do Cérebro
Estruturas e formação da Célula Nervova
O descobrimento do Cérebro – uma breve história
O Cérebro e seus Hemisférios
Cérebro: usando e desenvolvendo potencialidades
PLASTICIDADE CEREBRAL E MEMÓRIA
O que é Plasticidade Cerebral e como se dá em sala de aula?
Sem Memória, não há Aprendizagem
Funcionamento Cerebral
O papel da emoção nas Funções Cerebrais
Memória e Aprendizagem
Aspectos Pedagógicos
O que deve ser Decorado?
A FILOGÊNESE DO SISTEMA NERVOSO ENTENDENDO –
A EVOLUÇÃO CEREBRAL HUMANA
Filogênese do Sistema Nervoso
Estrutura e funcionamento do Sistema Nervoso
Plasticidade
Memória
Linguagem e outras funções de Alto Nível
Distúrbios da Fala e da Compreensão
Outros Distúrbios
A especialização dos Hemisférios
Implicações nas Ciências Cognitivas
NEUROBIOLOGIA NA CONSTRUÇÃO DA INTELIGÊNCIA
E DA AFETIVIDADE NO PROCESSO DA APRENDIZAGEM
Inteligência e Afetividade
A evolução da Inteligência Humana
Visão integrada das Regiões Encefálicas
Razão e emoção de Ser Humano
Os caminhos de uma Educação Humana
Razão e emoção no processo de Ensino e Aprendizagem – despertando Inteligência
Algumas considerações importantes sobre Inteligência
Aprendizagem/Desenvolvimento segundo os teóricos da educação: Jean Piaget/Lev Vygotsky/ Henry Wallon –uma visão biológica
Pontos de convergência entre os teóricos da educação e a interface da visão biológica na Aprendizagem
Contrapontos consideráveis entre os teóricos
Considerações finais
REFERÊNCIAS
Avaliações
Não há avaliações ainda.