Epistemologia da Complexidade e a Pesquisa Educacional

R$72,00

ISBN 978-85-7854-718-9

Autora: Maria Cândida Moraes

Formato: 17x24cm

160 páginas

Ano de publicação: 2º edição – 2025

Resumo:

Este livro apresenta os principais pressupostos ontológicos e epistemológicos
derivados da Matriz Científica dos séculos XX e XXI que nos ajudam a construir uma
nova epistemologia pautada na complexidade e na transdisciplinaridade, com sérias
implicações em relação aos aspectos metodológicos da pesquisa e à ação do
pesquisador na construção do seu método de investigação.
Dentre os vários aspectos relevantes destacados na obra, observa-se que a
complexidade não se sujeita a esquemas preconcebidos ou a uma prática de pesquisa
completamente padronizada, não reconhecendo a existência de um método único que
conduza a verdade, escolhido antes da experiência e do conhecimento da realidade.
Comungando com as ideias e reflexões de Edgar Morin, a autora entende que a
complexidade exige métodos de pesquisa coerentes e abertos ao inesperado, ao
acaso e às emergências, método como estratégia que nasce da prática, que nasce
com o problema e se consolida no caminho.
Destacando, ainda, a importância de um olhar transdisciplinar sobre a pesquisa,
aspecto este considerado um grande diferencial desta obra. Observa-se que a
transdisciplinaridade ajuda o pesquisador a associar conceitos e categorias
aparentemente excludentes, do ponto de vista da lógica binária, mas, quando
devidamente articulados e associados, produzem uma compreensão mais profunda e
abrangente a respeito da realidade pesquisada, a partir de uma outra lógica (ternária),
importante e significativa, que amplia os resultados da pesquisa e garante a
singularidade e a diversidade das narrativas da Ciência.

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Descrição

Maria Cândida Moraes
Doutora em Educação pela PUC-SP. Mestre em Ciências pelo Instituto de Pesquisa
Espaciais – INPE/CNPq, título revalidado pela UNICAMP. Foi professora de Pós-
Graduação em Educação na UCB-DF (2007-2017) e do Programa de Pós-Graduação
em Educação (Currículo) da PUC-SP (1997 a 2008). Pesquisadora do CNPq, da
CAPES/MEC e do grupo GIAD/Universidade de Barcelona (2001-2015). Pesquisadora
do Instituto Internacional do Pensamento Complexo da Argentina e da Cátedra
Internacional Unesco – Edgar Morin. Coordenadora adjunta da Rede Internacional de
Ecologia dos Saberes – RIEC/Universidade de Barcelona. Consultora e conferencista
nacional e internacional. Foi pesquisadora-visitante da OEA, em Washington e
consultora do Banco Mundial. Autora de mais de 25 livros, entre eles, “O Paradigma
Educacional Emergente”, 17. ed. (Ed. Papirus); “O Paradigma Educacional
Ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana” (Wak Editora);
“Sentipensar”, 2. ed. (Wak Editora); “Ecologia dos Saberes: Complexidade,
transdisciplinaridade e educação” (Ed. Antakarana); “Saberes para uma nova
cidadania planetária” (Wak Editora). Em 2019, recebeu o Prêmio de Criatividade
Ricardo Marin/ASOCREA/Espanha, por suas contribuições à área. É diretora
institucional do Centro de Estudos e Pesquisas Edgar Morin.

https://cepedgarmorin.com É membro do Conselho Científico da Fundação Edgar
Morin, de Paris/Unesco. http://lattes.cnpq.br/5438109402800417

Sumário

PREFÁCIO 11
INTRODUÇÃO 13
1 – Perspectivas Teórico-Epistemológicas
da Pesquisa Educacional 21
1.1 – O que é pesquisar? O que é uma pesquisa científica? 21
1.2 – Mas, o que é uma perspectiva teórica? 25
1.3 – Quadro-resumo das principais
perspectivas teórico-epistemológicas 29
2 – Dimensão Ontológica e
Complexa da Realidade e do Ser 35
2.1 Pressupostos ontoepistemológicos derivados das
Ciências da Complexidade e implicações na Pesquisa. 37
2.1.1 – Reintegração do Sujeito 38
2.1.2 – Subjetividade e intersubjetividade 45
2.1.3 – Contextualismo 48
2.1.4 – Visão sistêmica, ecológica e relacional 51
2.1.5 – Rede como padrão da vida 57
2.1.6 – Realidade hologramática 60
2.1.7 – A complexidade da realidade 63
2.1.8 – Autoeco-organização 66
2.1.9 – Causalidade circular de
natureza recursiva e retroativa 70
2.1.10 – Interatividade 74
2.1.11 – Incerteza ontológica 76
3 – Dimensão Epistemológica 81
3.1 – Subjetividade e objetividade na pesquisa 83
3.2 – Multirreferencialidade na pesquisa educacional 86
3.3 – A dependência ecológica entre sujeito e objeto 88
3.4 – Operadores cognitivos para um pensar complexo 91
3.5 – Ecologizando o olhar do pesquisador a partir
da inclusão de outros operadores cognitivos . 100
4 – Implicações metodológicas da complexidade
na pesquisa educacional 107
5 – Da Pesquisa Interdisciplinar à Transdisciplinar 115
6 – Conclusões Provisórias e Novas Aberturas 145
REFERÊNCIAS 151

Informação adicional

Peso 0,300 kg
Dimensões 17 × 24 × 02 cm