Educação, Saúde e Justiça – Temas para a prática do educador

R$110,00

ISBN: 978-85-7854-506-2

Organizadora: Mariângela Stampa

Formato: 17x24cm

348 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2020

Resumo

“Educação, Saúde e Justiça” trata-se de uma obra caracterizada pela interdisciplinaridade, com temas abordados por renomados e experientes profissionais, propiciando conhecimento, reflexão e possíveis ações teóricas e práticas, oferecendo ao leitor de maneira simples e eficiente um conhecimento sobre temas que se entrelaçam nas áreas de Saúde, Educação e Direito.

Destina-se a profissionais que trabalham, dedicam-se e pretendem aprimorar sua prática, diferenciando-se pela compilação de assuntos sobre o desenvolvimento humano, os avanços e desafios relacionados às garantias dos direitos da infância e da adolescência, oferecendo ao leitor a possibilidade de reflexões e ações que permeiam a justiça, o conhecimento, a coragem, a criatividade, a autonomia, a solidariedade e o respeito às diferenças.

 

 

Categorias: ,

Descrição

Mariângela Stampa                                   

Fonoaudióloga Clínica – CREFONO 1-2940. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Psicomotricista pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade – n.º 86. Doutora em Fonoaudiologia pela Universidad Museo Social Argentino com especialização em Comunicação Humana. Palestrante e escritora nas áreas de Saúde e Educação, com ênfase nas áreas de Linguagem, Fonoaudiologia Educacional e Inclusão, além de organizar cursos de capacitação profissional. Perita em Fonoaudiologia do Serviço de Perícias Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – SEJUD-TJ-RJ. Atua nas áreas de Fonoaudiologia e Psicomotricidade, desde 1985, como fonoaudióloga clínica, supervisora e professora de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação e Saúde.

 

Sumário

 

APRESENTAÇÃO……………………………………………………………..     17

Capítulo 1

MEU DESENHO, MINHA FALA

Ana Maria Zenicola……………………………………………………….     19

Capítulo 2

AS DORES E AS DELÍCIAS DE SER MÃE DE UM FILHO

COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)

E TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO

E HIPERATIVIDADE)

Andréa Rosa…………………………………………………………………     27

Capítulo 3

AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

Cibele de Oliveira Fernandes………………………………………….     53

Capítulo 4

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PLANO DE AÇÃO

Cláudia Türner P. Duarte ……………………………………………..     65

Capítulo 5

DA ORELHA AO CÉREBRO: AS RELAÇÕES DO

PROCESSAMENTO AUDITIVO COM A CONSTRUÇÃO

DA LEITURA E ESCRITA. DICAS PARA EDUCADORES

Georgiana Sylvia Dobbin……………………………………………….     93

Capítulo 6

TDAH: POR QUE É IMPORTANTE DIAGNOSTICAR?

Isabella Ganem Salomão de Souza…………………………………..   105

Capítulo 7

AVALIAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONSTRUÇÃO

NECESSÁRIA

Josele Teixeira / Liliane Nunes………………………………………..   115

Capítulo 8

A INFLUÊNCIA DOS HÁBITOS DELETÉRIOS NO

DESENVOLVIMENTO INFANTIL AFETANDO

AS ARCADAS DENTÁRIAS

Márcia Teresa Vogas Valença Carrocino…………………………..   153

Capítulo 9

O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA

EDUCAÇÃO INFANTIL

Maria Christina Esteves da Costa…………………………………….   163

Capítulo 10

EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE E O GÊNERO NA

FAMÍLIA E NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO

BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA

Maria Cristina Milanez Werner………………………………………   183

Capítulo 11

AUDIÇÃO: CONSIDERAÇÕES E SUA IMPORTÂNCIA

Maria Cristina Simonek…………………………………………………   203

Capítulo 12

ALERGIA RESPIRATÓRIA NA INFÂNCIA

E ADOLESCÊNCIA

Maria de Fátima Epaminondas Emerson …………………………   217

Capítulo 13

COMO PRODUZIMOS A VOZ?

Maria do Carmo Gargaglione…………………………………………   243

Capítulo 14

ENTRELAÇANDO ALIMENTAÇÃO, ESTRUTURAS E

FUNÇÕES ORAIS E DESENVOLVIMENTO DA ARTICULAÇÃO

Mariângela Stampa………………………………………………………..   255

Capítulo 15

PSICOLOGIA ESCOLAR – O QUE É? O QUE FAZ?

A escola como promotora de transformação social

Sônia Gomes Teixeira da Silva………………………………………..   271

Capítulo 16

ORTÓPTICA E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA

Thereza Cristina dos Santos Lopes………………………………….   297

Capítulo 17

COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA

E APRENDER COMO SE APRENDE

Vania F. Maia             307

Informação adicional

Peso 0,600 kg
Dimensões 17 × 24 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?