Descrição
Mariângela Stampa
Fonoaudióloga Clínica – CREFONO 1-2940. Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Especialista em Fonoaudiologia Educacional pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia. Psicomotricista pela Sociedade Brasileira de Psicomotricidade – n.º 86. Doutora em Fonoaudiologia pela Universidad Museo Social Argentino com especialização em Comunicação Humana. Palestrante e escritora nas áreas de Saúde e Educação, com ênfase nas áreas de Linguagem, Fonoaudiologia Educacional e Inclusão, além de organizar cursos de capacitação profissional. Perita em Fonoaudiologia do Serviço de Perícias Judiciais do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – SEJUD-TJ-RJ. Atua nas áreas de Fonoaudiologia e Psicomotricidade, desde 1985, como fonoaudióloga clínica, supervisora e professora de cursos de graduação e pós-graduação nas áreas de Educação e Saúde.
Sumário
APRESENTAÇÃO…………………………………………………………….. 17
Capítulo 1
MEU DESENHO, MINHA FALA
Ana Maria Zenicola………………………………………………………. 19
Capítulo 2
AS DORES E AS DELÍCIAS DE SER MÃE DE UM FILHO
COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)
E TDAH (TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENÇÃO
E HIPERATIVIDADE)
Andréa Rosa………………………………………………………………… 27
Capítulo 3
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
Cibele de Oliveira Fernandes…………………………………………. 53
Capítulo 4
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM PLANO DE AÇÃO
Cláudia Türner P. Duarte …………………………………………….. 65
Capítulo 5
DA ORELHA AO CÉREBRO: AS RELAÇÕES DO
PROCESSAMENTO AUDITIVO COM A CONSTRUÇÃO
DA LEITURA E ESCRITA. DICAS PARA EDUCADORES
Georgiana Sylvia Dobbin………………………………………………. 93
Capítulo 6
TDAH: POR QUE É IMPORTANTE DIAGNOSTICAR?
Isabella Ganem Salomão de Souza………………………………….. 105
Capítulo 7
AVALIAÇÃO INCLUSIVA: UMA CONSTRUÇÃO
NECESSÁRIA
Josele Teixeira / Liliane Nunes……………………………………….. 115
Capítulo 8
A INFLUÊNCIA DOS HÁBITOS DELETÉRIOS NO
DESENVOLVIMENTO INFANTIL AFETANDO
AS ARCADAS DENTÁRIAS
Márcia Teresa Vogas Valença Carrocino………………………….. 153
Capítulo 9
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NA
EDUCAÇÃO INFANTIL
Maria Christina Esteves da Costa……………………………………. 163
Capítulo 10
EDUCAÇÃO PARA A SEXUALIDADE E O GÊNERO NA
FAMÍLIA E NA ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO
BIOPSICOSSOCIAL DA CRIANÇA
Maria Cristina Milanez Werner……………………………………… 183
Capítulo 11
AUDIÇÃO: CONSIDERAÇÕES E SUA IMPORTÂNCIA
Maria Cristina Simonek………………………………………………… 203
Capítulo 12
ALERGIA RESPIRATÓRIA NA INFÂNCIA
E ADOLESCÊNCIA
Maria de Fátima Epaminondas Emerson ………………………… 217
Capítulo 13
COMO PRODUZIMOS A VOZ?
Maria do Carmo Gargaglione………………………………………… 243
Capítulo 14
ENTRELAÇANDO ALIMENTAÇÃO, ESTRUTURAS E
FUNÇÕES ORAIS E DESENVOLVIMENTO DA ARTICULAÇÃO
Mariângela Stampa……………………………………………………….. 255
Capítulo 15
PSICOLOGIA ESCOLAR – O QUE É? O QUE FAZ?
A escola como promotora de transformação social
Sônia Gomes Teixeira da Silva……………………………………….. 271
Capítulo 16
ORTÓPTICA E APRENDIZAGEM DA LEITURA E ESCRITA
Thereza Cristina dos Santos Lopes…………………………………. 297
Capítulo 17
COMO DESENVOLVER A INTELIGÊNCIA
E APRENDER COMO SE APRENDE
Vania F. Maia 307
Avaliações
Não há avaliações ainda.