Descrição
Jonathan Aguiar
Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) onde é bolsista CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Inclusiva e psicopedagogo pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Graduado em Pedagogia pela UFRJ. Professor convidado e orientador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e, do curso de Pós-graduação em Especialização em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva, vinculado à Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ). Atuou como pesquisador científico e colaborador do grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem (LUPEA). Foi docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), bem como da Vila Olímpica da Maré (VOM) por meio do Projeto Sabendo Mais. Possui experiência na docência da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas na cidade do Rio de Janeiro e na formação continuada dos professores e gestores do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri) e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Autor dos livros “O lúdico é um saber?” e “Essência de um menino”, ambos publicados pela Editora Multifoco. Participação especial em várias antologias literárias. E-mail: escritorjonathan@gmail.com. Instagram: @poetajota.
Sumário
PREFÁCIO: A vida é livre e
a liberdade precisa ser lúdica …………………………… 11
APRESENTAÇÃO: O brincar pode tornar
o mundo um lugar melhor para viver ………………. 13
EM MEIO AO TIROTEIO:
Quantos tiros? Quantos mineirinhos? ……….. 17
PRIMEIRO TIRO: Primeiras palavras,
minhas afinidades: jogos, brinquedos e
brincadeiras na favela ………………………………. 25
Minhas afinidades …………………………………… 30
SEGUNDO TIRO: Regras de
convivência e espaço de criação
– limites ou possibilidades? ……………………… 39
TERCEIRO TIRO: Jogo das
emoções – o brincar é libertador! ……………… 65
QUARTO TIRO: “Tio gosto de
brincar” marcas da infância entre
as balas e o(s) processo(s) avaliativo(s)
na Educação Infantil ……………………………….. 87
QUINTO TIRO: Conclusões …………………. 103
SEXTO TIRO: Posfácio:
Por uma Pedagogia do Social …………………… 105
SÉTIMO TIRO: Referências 111
Avaliações
Não há avaliações ainda.