Educação, Lúdico e Favela – Quantos tiros são necessários para aprendizagem?

R$54,00

ISBN 978-85-7854-475-1

Autor: Jonathan Aguiar

Formato: 14x21cm

116 páginas

Ano de publicação: 1º edição – 2019

Resumo

Educação, lúdico e favela: quantos tiros são necessários para aprendizagem? Discute a importância da atividade lúdica para a construção de um ambiente de aprendizagem, em que crianças ditas como agressivas, com comportamentos apáticos e problemas de aprendizagem ressignificam suas ações e abrem espaço para aprender por meio do brincar. Este livro perpassa as experiências do autor como morador de favela, professor e pesquisador científico no campo da Educação na interface com jogos, brinquedos e brincadeira em uma escola pública, situada na favela, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Cada capítulo aqui apresentado é um resultado de uma prática diária do exercício da docência.

Que tiros são esses que perpassam o ambiente escolar e produzem lacunas de acesso e permanência entre ensinantes e aprendentes? Seria a ludicidade a arma para vencer o insucesso escolar?  As atividades lúdicas habitariam os espaços para cápsulas de balas?

Esta obra pretende tocar inúmeros professores que atuam em diversos contextos educacionais e espaços não escolares. Sintam-se representados, ouvidos por aquele que só inicia a carreira como docente e apresenta as suas considerações de como enfrentar a não aprendizagem no espaço escolar, sendo também morador de favela.

Categorias: ,

Descrição

Jonathan Aguiar

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGE/UFRJ) onde é bolsista CAPES. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Educação Inclusiva e psicopedagogo pela Faculdade de Educação São Luís (FESL). Graduado em Pedagogia pela UFRJ. Professor convidado e orientador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública Municipal pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) e, do curso de Pós-graduação em Especialização em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva, vinculado à Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ).  Atuou como pesquisador científico e colaborador do grupo de pesquisa Criar e Brincar: o lúdico no processo de ensino e aprendizagem (LUPEA). Foi docente do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CAp-UFRJ), bem como da Vila Olímpica da Maré (VOM) por meio do Projeto Sabendo Mais. Possui experiência na docência da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas e privadas na cidade do Rio de Janeiro e na formação continuada dos professores e gestores do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED), da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri)  e da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação (ANFOPE). Autor dos livros “O lúdico é um saber?” e “Essência de um menino”, ambos publicados pela Editora Multifoco. Participação especial em várias antologias literárias. E-mail: escritorjonathan@gmail.com. Instagram: @poetajota.

Sumário

PREFÁCIO: A vida é livre e
a liberdade precisa ser lúdica ……………………………      11

 

APRESENTAÇÃO: O brincar pode tornar
o mundo um lugar melhor para viver ……………….      13

 

EM MEIO AO TIROTEIO:
Quantos tiros? Quantos mineirinhos? ………..      17

 

PRIMEIRO TIRO: Primeiras palavras,
minhas afinidades: jogos, brinquedos e
brincadeiras na favela ……………………………….      25

Minhas afinidades ……………………………………      30

 

SEGUNDO TIRO: Regras de
convivência e espaço de criação
– limites ou possibilidades? ………………………      39

TERCEIRO TIRO: Jogo das
emoções – o brincar é libertador! ………………      65

 

QUARTO TIRO: “Tio gosto de
brincar” marcas da infância entre
as balas e o(s) processo(s) avaliativo(s)
na Educação Infantil ………………………………..      87

 

QUINTO TIRO: Conclusões ………………….    103

 

SEXTO TIRO: Posfácio:
Por uma Pedagogia do Social ……………………    105

 

SÉTIMO TIRO: Referências                          111

Informação adicional

Peso 0,200 kg
Dimensões 14 × 21 × 03 cm

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Apenas clientes logados que compraram este produto podem deixar uma avaliação.

Abrir bate-papo
Olá, como podemos ajudar?